Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2008 - 08:00

Alunos de São Francisco do Sul recebem prêmio por melhorias nas escolas

A premiação do 8º Concurso Escolar da ArcelorMittal Vega foi realizada dia 23 de outubro com a participação de 300 crianças e jovens.

Alimentação mais saudável, sem desperdícios e incentivo à cultura estão entre as iniciativas premiadas no 8º Concurso Escolar da ArcelorMittal Vega, nesta quinta-feira, dia 23 de outubro. Neste ano, o Concurso instigou os alunos a discutir e propor melhorias no ambiente das escolas tendo como ponto de partida a Agenda 21 Escolar, documento derivado da Agenda 21 Global, criada na Rio 92. Foram 47 projetos selecionados para a etapa final.

De 1ª a 4ª série, o trabalho vencedor foi “Aproveitamento Máximo de Alimentos – Mude a Mesa”, da Escola Básica Victor Konder. Para este trabalho, os alunos coletaram receitas na comunidade sobre o aproveitamento de sobras de alimentos, talos, cascas e folhas e criaram livros com as receitas a fim de contribuir para evitar o desperdício de alimentos e diminuir a produção de resíduos sólidos. O segundo lugar ficou com a Escola Básica Vereadora Ruth Nóbrega Martinêz, pelo trabalho “Queremos conforto? Então vamos construir”, que produziu bancos e poltronas com garrafas pet e colocou nos corredores da instituição, para superar a carência de bancos para os alunos sentarem durante o recreio. Já o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Antônio Canuto, que apresentou o trabalho “Para brincar basta reciclar”. O projeto visa incentivar a comunidade a reciclar. As crianças selecionam o lixo em casa e levam para a escola, que separa e destina o material para uma empresa coletora. A idéia é de que seja construído um parque com materiais recicláveis e quem colaborar com a coleta seletiva recebe um ticket para brincar no parque.

Na categoria de 5ª a 8ª série, recebeu o 1º lugar o projeto “Brincar para Crescer, Ler para Aprender, Estudar para Vencer”, da Escola de Ensino Básico João Alfredo Moreira. O projeto buscar difundir a leitura e a brincadeira como fontes de lazer e conhecimento no horário do recreio. Os alunos criaram o “Carrinho da Cultura em Movimento”, que carrega livros e brinquedos como jogos de tabuleiros, dominó, elástico, bambolê e bola, doados pela comunidade. O 2º lugar foi da Escola Básica Municipal CAIC Irmã Joaquina Busarello, com o projeto “Semente Sacola Permanente”, uma alternativa para proteger o meio ambiente e reduzir o número de sacolas plásticas, com a produção de sacolas permanentes, produzidas de tecidos. A terceira colocação ficou com a Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo, que desenvolveu uma campanha de conscientização com o slogan “Cuide de sua escola com carinho, como se fosse a sua casa”. Neste trabalho, os alunos desenvolveram diversas ações. Entre elas: palestras para pais sobre assuntos referentes à educação dos filhos, rádio escolar, apresentação de vídeo sobre as conseqüências de pensar “O problema não é meu”, separação de lixo nas salas e produção de revista em quadrinhos sobre o projeto.

No evento de premiação também foram homenageados como projetos destaque, de quinta à oitava série: “Sofás Reciclados”, da Escola Básica Vereadora Ruth Nóbrega Martinez; “Eco Parque Acaraí, o Eco da Vida”, da Escola de Educação Básica Santa Catarina e “Mude a Mesa” da Escola de Educação Básica Victor Konder.

Os alunos vencedores do concurso ganharam prêmios, como bicicletas, patinetes e MP3 e as escolas dos grupos premiados receberam um valor em dinheiro para a compra de equipamentos que beneficiem a infra-estrutura da instituição.

O júri foi formado por representantes da ArcelorMittal Vega, da Universidade da Região de Joinville (Univille), Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e da consultoria ambiental Acquaplan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira