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24/10/2008 - 08:24

Makro completa 36 anos de crescimento no Brasil

Rede amplia sua capilaridade no país, fora das capitais, a fim de chegar a 100 lojas em 2012 e gera novos negócios para atrair mais clientes.

São Paulo - O Makro, maior atacadista brasileiro com foco nos clientes profissionais, completa hoje 36 anos de aposta no mercado brasileiro. Só em 2008, o Makro investiu R$ 200 milhões na ampliação de sua presença no interior do país com novas lojas, restaurantes e postos de combustíveis. Em 2009, serão aplicados mais R$ 240 milhões em expansão.

A estratégia de crescimento da companhia é bastante agressiva e está focada na expansão fora das capitais e atuação em novos negócios. A empresa, que já abriu 5 novas lojas neste ano, deve inaugurar outras 3 até o final de 2008, chegando a 65 lojas. As próximas praças escolhidas são: Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP) e Campos de Goytacazes (RJ).

Segundo Rubens Batista Junior, presidente do Makro, a empresa deve chegar à marca de 100 lojas até 2012. “Queremos fortalecer nossa atuação nacional, principalmente no interior do país, que apresenta oportunidades muito interessantes de crescimento no nosso setor”, afirma o executivo, que assumiu a presidência da empresa no Brasil em abril deste ano.

Novos Negócios - O Makro está atuando em novos negócios, para atingir clientes que atualmente não compram nas suas lojas. Além do tradicional auto-serviço, o modelo de negócios da rede possui outras três frentes: (1) Televendas, ampliação da atividade atual por meio de telemarketing ativo e receptivo para clientes cadastrados. A principal novidade é a expansão do canal para a venda de não-alimentos, para eletrodomésticos e eletrônicos, a fim de suprir a necessidade de entrega de produtos em regiões distantes de grandes centros. (2) Delivery, para entregas de produtos aos clientes do setor de food service (Hotéis, Restaurantes, Cafeterias e afins), com volume de compra mais elevado e (3) Contas Nacionais, para clientes corporativos (cadeia de hotéis, restaurantes e grandes empresas), com contrato para atendimento nacional e customizado, de acordo com as necessidades do cliente.

“Com essa estratégia vamos atingir novos mercados, que antes não atendíamos, e fortalecer nosso posicionamento de ser o mais eficiente canal de abastecimento dos clientes revendedores e transformadores de alimentos e o grande canal de distribuição para os fornecedores e parceiros”, afirma o executivo.

Além disso, a rede foi pioneira na importação de novos produtos quando chegou ao país e, no ano em que comemora 36 anos, retoma essa tradição de oferecer uma experiência nova e diferenciada aos seus clientes. Por isso, está lançando amanhã, dia 24 de outubro, o espaço Speciale Adega & Emporium, em sua primeira loja instalada no país em 1972, a de Vila Maria, com foco no público de food service.

O Makro também quer avançar no varejo de combustíveis. O grupo, que foi pioneiro ao inaugurar seu primeiro posto no país em 1974, hoje possui 26 postos em 26 das 62 lojas espalhadas pelo país. Até o ano passado, todas as unidades operavam com a bandeira BR. Agora, para acelerar a expansão, a idéia é investir também na marca própria e a expectativa da empresa é chegar a 40 postos Makro até o final de 2009.

Cartão Makro - Em 2008 também, a rede lançou o Cartão Makro, em parceria com o Banco ibi, nas versões private label e cartão de crédito, com emissão instantânea em lojas do Makro espalhadas pelo país. O novo cartão possibilita aos clientes realizar compras, com possibilidade de pagamento em até 40 dias sem juros ou com parcelamentos.

Capacitação - Além disso, o Makro tem fortalecido sua estratégia de oferta de serviços diferenciados para o mercado de food service, que a companhia chama de HoReCa (Hotéis, Restaurantes, Cafeterias e afins), por meio da capacitação desse clientes, transformadores de alimentos. Uma das iniciativas foi a realização da 2ª edição Makro Extravaganza, que aconteceu em agosto, no estacionamento da loja Butantã, em São Paulo.

O evento reuniu 5 mil participantes e contou com investimentos de R$ 4 milhões, apoio de 64 grandes fornecedores e teve workshops e palestras, ministradas pelas empresas do setor alimentício presentes no evento e pelas seguintes entidades parcerias: SEBRAE-SP, SESI/SENAI, SENAC, ABRASEL-SP.

Makro - Presente no Brasil há 36 anos, o Makro é líder no mercado de atacadista no sistema de auto-serviço e tem como missão ser o mais eficiente canal de abastecimento dos clientes revendedores e transformadores de alimentos, com a melhor oferta e o grande canal de distribuição para os fornecedores América Latina e Ásia.

Parte do grupo holandês SHV, o superatacado possui hoje a maior cobertura no território brasileiro, com 62 lojas, espalhadas em 21 estados, além do Distrito Federal e trabalha com uma oferta de produtos desenvolvida especificamente para as necessidades de seu público, por meio de fornecedores reconhecidos e de suas marcas próprias Aro, M&K, Baldaracci, Clean Line, Q-Biz e MK-Tech. | Site www.makro.com.br.

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