Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2007 - 09:25

Projeto Trilha Jovem – Turismo e Responsabilidade Social continua em 2007


Desenvolvimento e inserção sócio-profissional de jovens de famílias de baixa renda no setor de turismo.

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, OIT, o turismo é responsável por cerca de 10% dos empregos no mundo. No Brasil, mesmo com todos os seus atrativos, responde por apenas 1%*. A melhoria deste quadro depende de qualidade na prestação de serviços que, por sua vez, exige capacitação profissional. O Projeto Trilha Jovem capacita jovens para o ingresso em ocupações de base do setor turístico.

É um projeto de âmbito nacional, concebido e originado pelo Instituto de Hospitalidade - IH, na Bahia. Em 2006 foi expandido para mais 4 destinos Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Em cada localidade, o projeto tem uma Entidade Executora Local e ocorre sob a Coordenação Executiva do IH, com a parceria da ABAV, ABIH E ABRASEL e financiamento do Ministério do Turismo, USAID, Fundação Internacional da Juventude e Counterpart.

Cada cidade oferece suas contra-partidas que são obtidas através de uma rede de apoio local. Em Foz, o projeto é executado pelo Instituto Internacional Pólo Iguassu, que conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo; COMTUR; Convention & Visitors Bureau; FOZTRANS; Expresso Cidade Foz; Irmãos Rafagnin; Transbalan; empresas de turismo e hotelaria; Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, onde as aulas teóricas são ministradas.

São 580 horas de aulas teóricas e vivências práticas. As aulas são gratuitas, diárias e ministradas no contra-turno escolar. Têm duração de 4 meses seguidas por uma vivência profissional obrigatória de 80hs.

Depois de conhecer as bases do turismo sustentável, as turmas são divididas em três áreas: Alimentos e Bebidas (para maiores de 18 anos); Meios de Hospedagem; e Viagens e Turismo. A formação é complementada com oficinas de informática, língua estrangeira, expressão em diferentes linguagens, empreendedorismo e segurança de alimentos.

Dentro de cada área, o aluno recebe uma formação polivalente. Ao final poderá trabalhar como assistente de cozinha, garçom, monitor de atrativos turísticos, recepcionista, governanta, mensageiro e outras funções que além de ser base para o turismo, também representam uma “porta de entrada” para este mercado.

Resultados 2006 - Em 2006, em Foz do Iguaçu, o Projeto Trilha Jovem ofereceu capacitação profissional para 120 jovens. Destes, 105 chegaram ao término do curso. Segue abaixo tabela mostrando resultados por área de atuação junto com os índices de colocação de jovens por área.

Seleção 2007 - Em 2007, serão 240 vagas. A seleção começa com a pré-inscrição, nos dias 05 e 06 de março, das 8h às 18h (sem intervalos), no Comtur – Edif. Pedro Basso – Centro Conselho Comunitário – Vila C | Colégio Três Fronteiras – Porto Meira | Centro de Convivência Escola Bairro Leonel de Moura Brizola – Três Lagoas | Centro de Convivência Escola Bairro Darci Pedro Zanata – Morumbi.

Pré-requisitos: Ter idade entre 16 e 24 anos, estar cursando o Ensino Médio da Rede Pública, Renda Familiar até três salários mínimos (comprovada por contas residenciais e comprovantes de renda). Perfil para o turismo - trabalho com distintos públicos em horários alternativos, finais de semana e feriados, cordialidade, comunicabilidade, agilidade e outros. Disposição e disponibilidade para freqüência no curso.

Seleção - Depois de palestras, dinâmicas de grupo e entrevista em datas já pré estabelecidas, a convocação vai acontecer no dia 30 de março.As aulas começam no início de abril.

. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (45) 3520-5846 ou pelo e-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira