Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2008 - 08:36

Controle e regulação do setor financeiro são discutidos em congresso da Febraban

Diretores do Banco Central, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e da Polícia Federal discutem esses temas com executivos de bancos auditoria e controles internos das instituições financeiras

O 9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), marcado para os próximos dias 30 e 31 de outubro (em São Paulo), terá 13 painéis de conferências e debates sobre temas que atualmente distinguem o sistema financeiro nacional pelo controle e fiscalização de atividades. Normas e procedimentos, tanto do Banco Central, quanto das próprias instituições, como o controle, fiscalização, monitoramento, regras de crédito e auto-regulação do setor financeiro ganharam destaque em virtude da crise internacional.

O congresso terá a participação de 20 dos maiores especialistas em auditoria, governança, gestão de risco e controle interno, além de combate à lavagem de dinheiro. Os painéis de debates do congresso da Febraban já têm confirmadas as presenças dos diretores do Banco Central (BC), Amaro Luiz de Oliveira Gomes (chefe do Departamento de Normas); Claudio Lysias de Toledo Pereira (líder do Departamento de Supervisão de Bancos - Desup); do diretor de Fiscalização do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antônio Carlos Ferreira, além do responsável da Polícia Federal pela Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos, Carlos Eduardo Sobral.

Eles vão debater com diretores e líderes de Compliance e Auditoria dos bancos: Unibanco, Real, Bradesco, HSBC, Safra e da Febraban, além de representantes das maiores consultorias do mercado e professores especialistas.

Mais transparência nos balanços - Além de debater a imediata aplicação da lei 11.638/07, que aumenta a transparência dos demonstrativos e balanços e promove a convergência contábil com padrões internacionais (chamado IRFS); o congresso trará também as mudanças na lei de S/A; prevenção à lavagem de dinheiro, segurança contra crimes cibernéticos; gestão de risco e controles internos; governança corporativa; auto-regulação e certificações.

Finalmente, o evento vai tratar dos 10 anos da resolução 2.554, do Banco Central do Brasil que se tornou um importante instrumento de gerenciamento de riscos e de governança corporativa, garantindo aos bancos brasileiros melhoria significativa dos seus ambientes de controles, consistentes com a natureza, complexidade e risco das operações.

Para o diretor setorial de Controles Internos da Febraban, Elder Aquino, a lei regulou o mercado quanto à necessidade de melhor gestão dos controles pelas instituições, e isso quatro anos antes do advento da famosa lei norte-americana Sarbanes Oxley (SOx). “Com abrangência muito maior, uma vez que alcança todo o ambiente organizacional, independente de ter ou não reflexo contábil. Certamente, é um diferencial positivo em relação à regulação em outros países”.

A participação no 9º Congresso da Febraban poderá ser convertida em crédito para as certificações ISACA e Audibra.

9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance, nos dias 30 e 31 de outubro de 2008, no Centro Fecomércio de Eventos - São Paulo. Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Informações e Inscrições: http://www.febraban.org.br/auditoria2008

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira