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01/03/2007 - 09:28

Recall investe em identificação por radiofreqüência

A tecnologia RFID (identificação por radiofreqüência) está se popularizando cada vez mais em todo o mundo. Enquanto os setores de varejo e logística se empenham nos estudos de viabilidade para implantação de etiquetas inteligentes, o segmento de gestão de documentos dispara na frente. É o caso da Recall, que implantou a RFID em todos os seus modelos de caixas que armazenam documentos altamente seguros na unidade de Northborough, em Massachussetts.

Através de um chip de computador, inserido na etiqueta colada em cada caixa, é possível não só rastrear os documentos através de ondas de rádio, mas também – e principalmente – obter informações mais detalhadas sobre seu conteúdo e movimentação.

Em contraste com o método de identificação baseado no código de barras, que apenas classifica o produto e depende de leitura manual, os dados das etiquetas RFID são transmitidos sem que seja necessário haver contato direto.

De acordo com Wade Wilson, gerente geral da Recall em New England – região Nordeste dos Estados Unidos que engloba os estados de Connecticut, Maine, Massachussets, New Hampshire, Rhode Island e Vermont – o uso das etiquetas inteligentes reflete a preocupação da empresa em reduzir margens de erro e agilizar processos.

“Usando o código de barras, a operação de etiquetar e armazenar as caixas de documentos é um trabalho demorado, em que, quando se está chegando ao fim, novas caixas apontam no horizonte e o processo é reiniciado. Além disso, a auditoria não permite 100% de confiabilidade, o que somente é garantido através da identificação por radiofreqüência”, diz Wilson.

Na opinião de Roberto Gregori, presidente da Recall para América do Sul, a tecnologia RFID deve ser implantada no Brasil dentro de dois anos. “Nenhum outro país apresenta movimentação de documentos tão intensa quanto no Brasil. Além de gerar grande volume de papéis a cada transação comercial ou legal, nossas leis favorecem maior número de consultas a esses documentos armazenados. Com esse perfil, a adoção das etiquetas inteligentes trará benefícios ainda maiores aos clientes brasileiros da Recall ”.

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