Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2008 - 10:57

Casa 1.0 - Bom, bonito e barato

Premiado projeto da ABCP oferece soluções para o déficit habitacional no Brasil.

Segundo um estudo realizado pela Fundação João Pinheiro, em parceria com o Ministério das Cidades, o déficit habitacional do Brasil está hoje estimado em 7,9 milhões de domicílios. Porém, o estudo apontou uma importante tendência de decréscimo deste déficit entre 2000 e 2005, quando a carência de moradias passou de 16,1% para 14,9%.

Com o objetivo de ajudar no combate do déficit habitacional em todo o país, a ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland - desenvolveu o projeto Habitação Casa 1.0, que tem como princípio básico, oferecer casas de qualidade a um custo acessível à população de baixa renda.

O projeto, que faz uma analogia ao carro 1.0, por ser econômico, apresenta duas alternativas: alvenaria estrutural com blocos de concreto e concreto celular. Ambas estão adequadas para a reprodução em larga escala para todo o país, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as famílias.

As Casas 1.0 têm aproximadamente 42m2 (dois quartos, sala, cozinha e banheiro) e seus custos variam de acordo com a característica e variáveis regionais de cada construção. A moradia pode ser adaptada conforme a cultura ou a necessidade de determinadas regiões do país, para auxiliar prefeituras, órgãos governamentais e entidades ligadas ao setor habitacional.

A ABCP dispõe ainda de um Manual de Habitação 1.0, que orienta o arquiteto ou o engenheiro desde a busca pelo financiamento do projeto até a construção dos dois sistemas acima mencionados. O Manual de Habitação 1.0 está disponível no site oficial da Associação, em www.abcp.org.br.

Alvenaria Estrutural - A alvenaria com blocos de concreto possui diversas vantagens, como a facilidade e a racionalização da execução, precisão dimensional, maior economia final da edificação e elevada resistência e durabilidade. Uma outra vantagem é a de abrigar as instalações elétricas nos seus vazados, eliminando a etapa de rasgos nas paredes, que conduz ao desperdício de material e ao retrabalho.

Considerando todas essas vantagens, a alvenaria estrutural oferece uma economia de 25% a mais na estrutura da construção em relação às demais alternativas.

Atualmente, a tecnologia permite agregar estética e cores aos blocos de concreto. O bloco stone (que imita rocha e pedras lavadas), blocos ornamentais de arrimo (que compõem o jardim) e o bloco comum pigmentado são alguns exemplos que vêm sendo muito adotados por arquitetos.

Para que uma obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto tenha qualidade e viabilidade econômica, são imprescindíveis três fatores: o planejamento prévio, a qualidade dos materiais (Selo de Qualidade para blocos de concreto da ABCP) e a qualificação da mão-de-obra.

Concreto Celular - O concreto celular possibilita a construção de edificações com paredes monolíticas. Por meio de formas "tipo sanduíche", preenchidas com um material composto de areia, cimento, água e um espumígeno, uniformemente distribuído em sua massa (que dá uma textura aerada), as paredes ficam mais leves e com excelente conforto térmico e acústico.

Este processo construtivo insere todos os "embutidos", ou seja, ao retirar as fôrmas, toda a parte elétrica, hidráulica e de esquadrias já está contemplada na parede. É uma excelente opção para as obras onde o prazo é fator determinante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira