Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2008 - 10:59

Remédios, Eletrodomésticos e Bebidas Alcoólicas poderão ser inscritos no próximo Produto do Ano 2009

Consultoria detecta que mercado investe “pesado” nestes setores, impulsionado pelos hábitos de consumo dos brasileiros.

A Produto do Ano Brasil (PDA) anuncia a abertura de mais três categorias que serão integradas à premiação 2009, que distingue novos produtos lançados no mercado brasileiro do ponto de vista da inovação. A segunda edição do Prêmio Produto do Ano contará com segmentos de medicamentos de venda livre, eletrodomésticos e bebidas alcoólicas.

Segundo o diretor de Marketing da Produto do Ano Brasil, Rui Amaral, “é importante incluir estas novas categorias, até aqui inexistentes na lista de produtos consagrados, pois o perfil do mercado brasileiro apontava para diversas inovações nestas áreas, amparadas pelo gosto e pelos hábitos de consumo da população”, afirma. “E como a PDA torna-se uma ferramenta de marketing que as organizações podem utilizar para aumentar a longevidade da marca, pela lembrança do consumidor, optamos por permitir que produtos desses segmentos possam ser avaliados e premiados pela PDA”, continua o executivo.

Na primeira nova categoria, os medicamentos de venda livre inclui aqueles que não precisam de prescrição médica para serem comprados, como os analgésicos, as vitaminas, os antiácidos, os laxantes e os descongestionantes nasais. São produtos cuja legislação brasileira permite a publicidade e a propaganda, porém, alertando para os riscos da automedicação e para a necessidade de procurar um médico.

Ao criar a categoria de eletrodomésticos, a PDA notou que este setor tem se mostrado bastante dinâmico e com altos índices de crescimento nos mercados do Brasil, da América Latina e do Leste Europeu, conforme estudo do setor realizado pela Euromonitor International em 2008. O aumento deve-se, em grande parte, à mudança no perfil familiar e o gosto por produtos mais sofisticados. O envelhecimento da população e o aumento do número de pessoas morando sozinhas, por exemplo, estão proporcionando mais oportunidades para a inovação na indústria eletro-eletrônica. À medida que as pessoas envelhecem e ou passam a morar sozinhas, elas tendem a diminuir o tamanho de suas casas, o que faz com que as indústrias desenvolvam eletrodomésticos integrados e compactos.

“As empresas podem se antecipar e criar novos produtos ao perceberem as mudanças nas necessidades e preferências do consumidor, além de terem a possibilidade de serem avaliadas pelo próprio consumidor”, completa Amaral. No Brasil, a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica) detectou que, no primeiro semestre de 2008, o faturamento do setor aumentou 11% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Já o setor de bebidas alcoólicas, um dos mais tradicionais do Brasil, inclui desde pequenas indústrias familiares a empresas centenárias, passando por destilarias de grande porte, companhias globais que atuam em centenas de países, distribuidores independentes, exportadores e importadores. Estima-se que fature atualmente cerca de R$ 2 bilhões, valor que pode atingir os R$ 8 bilhões para o mercado como um todo, se considerar as cervejas.

“Portanto, inovação e diversificação têm sido de vital importância para a sobrevivência da indústria de bebidas em um mercado como o brasileiro. É um setor que aposta no futuro e não poderia deixar de ser avaliado pela PDA”, conclui Amaral.

Inscrições para a 2ª edição - As inscrições para a 2ª edição do prêmio Produto do Ano estão abertas – mesmo para as novas categorias - e encerram-se em 15 de novembro. “A dimensão do mercado e a diversidade geográfica do Brasil fez com que a sede do PDA, em Paris, estendesse o prazo para o mês de novembro”, finaliza Amaral. *As inscrições, e demais informações, devem ser feitas pelo site www.produtodoano.com.br

O que é Produto do Ano – É um instrumento utilizado para lançar novos produtos no mercado. As marcas que concorrem ao Produto do Ano passam por um processo, onde as mesmas são analisadas por comitês ou júris e, na seqüência, pelos consumidores finais, por meio do maior estudo de mercado realizado em cada País. Os artigos eleitos são premiados anualmente e têm o direito ao uso do selo Produto do Ano em suas embalagens.

O prêmio Produto do Ano foi lançado na França, em 1987, pelo Groupe Management Europe. Atualmente 24 países europeus contam com a premiação, além da África do Sul, Estados Unidos, Índia e Israel. O Brasil foi o primeiro país na América Latina a participar de uma eleição Produto do Ano. Em 2009 o prêmio será estendido também à Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Irlanda, Japão, México, Rússia e Suécia. Com a adesão da China e Russia em 2010, o Produto do Ano completa o ciclo dos países BRIC.

Nos países europeus, onde o Produto do Ano já é uma tradição, comprova-se que os artigos eleitos têm um expressivo aumento nas vendas entre 10% e 60%, ganhando espaço e capacidade de negociação junto às cadeias de varejo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira