Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2008 - 11:00

Holcim Awards revela ganhadores dos projetos de construção sustentável da América Latina

Entre os vencedores, os brasileiros se destacaram: 5 projetos premiados (medalhas de prata e bronze na principal categoria, prêmio Next Generation e duas premiações no Holcim Awards Acknowledgement prizes).

Cidade do México / México – 23 de outubro de 2008 – Os vencedores do segundo concurso Holcim Awards de projetos de Construção Sustentável na América Latina foram anunciados em uma cerimônia na Cidade do México. Um prêmio em dinheiro no valor total de 270.000 dólares americanos foi concedido a doze projetos de toda a região, que apresentam soluções inovadoras de habitações sociais, eficiência energética e revitalização de comunidades e recursos hídricos.

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, sediada na Suíça, realiza o concurso em cinco regiões do mundo. Quase 5.000 projetos de 90 países participaram do concurso, que tem como objetivo fornecer ao setor da construção respostas sustentáveis a temas tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

Gold Award para um projeto de integração urbana na Colômbia - O projeto de planejamento urbano para uma comunidade em Medellín, na Colômbia, desenvolvido pela Empresa de Desarrollo Urbano, recebeu o primeiro prêmio, no valor de 100.000 dólares, e o troféu Holcim Awards Gold 2008 por apresentar uma abordagem abrangente e inovadora para o problema da urbanização de favelas nas cidades. O projeto, liderado por Gustavo Adolfo Restrepo, inclui a renovação e a ampliação da rede viária e de serviços e infra-estrutura pública, incluindo instalações desportivas, para serviços de saúde e de educação, além da implementação de programas de desenvolvimento social.

Segundo o presidente do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, José Luis Cortés, o MetroCable preexistente, que liga a comunidade informal à cidade formal, foi o componente motriz da abordagem. “Este projeto complementa o esforço de investimento social existente, desenvolvendo em conjunto com o MetroCable uma série de programas destinados à regeneração da área através de auto-responsabilidade, participação comunitária e coordenação interinstitucional. Em resumo, é exemplar na sua contribuição para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio,” afirmou.

Edificio de alta eficiência energética para abrigar uma midiateca no Rio de Janeiro ganha Silver Award - O Holcim Awards Silver 2008 foi concedido à midiateca da PUC Rio do Rio de Janeiro. Projetado por Angelo Bucci da SPBR arquitetos, o edifício, será um ponto de referência na cidade. Apesar do controle climático necessário preservação dos livros e mídias, o projeto logrou conseguir uma redução substancial de consumo de energia, através de elementos de design passivos, incluindo orientação adequada, isolamento térmico, janelas com proteção solar, ventilação e iluminação naturais.

Bronze Award para a torre para coleta de chuva e aquecimento solar da água - O projeto de uma torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água de autoria de Maria Andrea Triana, Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade da LabEEE da UFSC, Florianópolis, Brasil. O projeto foi considerado uma solução inovadora e econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas. A torre abriga coleta de água da chuva, armazenamento de água potável e aquecimento solar da água em uma unidade que ocupa um espaço mínimo de terreno, e que pode ser instalada inclusive em favelas densas. Ela é uma solução capaz de proporcionarmelhoria considerável das condições de vida diárias dos moradores.

Menções honrosas para projetos de Brasil, Chile, Colômbia e México - Seis candidatos receberam menções honrosas (Acknowledgement prizes) pelas suas abordagens sofisticadas e inovadoras. Um centro social de saúde, projetado para baixo consumo energético em São Paulo e a remodelação de um eixo multi-modal de transportes no Rio de Janeiro foram dois premiados do Brasil. Dois projetos Mexicanos de revitalização dos sistemas hídricos também receberam menções honrosas: um parque ecológico capaz de realizar o tratamento das águas fluviais em Morelia e um projeto de saneamento que inclui o tratamento de águas fluviais em Tuxtla Gutiérrez. Uma solução para a reconstrução das casas do povoado de San Lorenzo de Tarapacá, Chile, que tombado pelo patrimônio histórico, foi destruído por um terremoto recente, e uma proposta de criação de um parque linear que demarca e protege a reserva ambiental localizado da serra que rodeia a zona urbana em Bogotá, Colômbia, completaram a série de vencedores dos Acknowledgement prizes.

Prêmios “Next Generation” para projetos visionários - Pela primeira vez, o concurso Holcim Awards incluiu uma categoria destinada projetos visionários para jovens profissionais. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto Alberto Ferandez Gonzalez, pelo seu projeto inovador de captação de água para agricultura utilizando uma torre que capta névoa costeira “Camanchaca” que ocorre em Huasco, uma região costeira desértica no Chile. O 2º prêmio foi atribuído ao projeto integrado Eutropia de habitações de baixo custo em áreas urbanas, dos arquitetos mexicanos Ricardo Julian Vásquez Ochoa e Emilio José García Bidegorry. Um projeto de original utilização de espaços urbanos desocupados para a produção agrícola de autoria do arquiteto Thiago Cintra Pilegi, de Campinas, Brasil, foi agraciado com o 3º prêmio nesta categoria.

Júri independente constituído por especialistas internacionais em arquitetura e sustentabilidade - Os projetos inscritos na região da América Latina foram avaliadas por um júri independente organizado pela da Universidad Interamericana (UIA), do México. José Luis Cortés (Presidente do Júri, México), Marc Angélil (EUA), Daniel Bermúdez, (Colômbia), Fernando Diez (Argentina), Vanderley M. John (Brasil), Yolanda Kakabadse (Equador), Hans-Rudolf Schalcher (Suíça), Bruno Stagno (Costa Rica) e Sara Topelson (México).

Os projetos foram julgados de acordo com um conjunto de critérios estabelecidos pela Holcim Foundation, que agrega as três dimensões da sustentabilidade (econômicos, ambientais e sociais), em conjunto com o grau de inovação e potencial de replicação das propostas e a qualidade estética.

Série internacional de cinco cerimônias - Os prêmios da região da América Latina foram anunciados na cerimônia de entrega de prêmios realizada no Antiguo Colegio de San Ildefonso na Cidade do México, à qual compareceram mais de 360 representantes do governo, do mundo empresarial, da arquitetura e de disciplinas associadas de 14 países da América Latina. Os convidados foram recebidos pelo arquiteto mexicano Ricardo Legorreta e por Markus Akermann, CEO da Holcim e Presidente do Conselho da Holcim Foundation. O Secretário da Economia da República do México, Gerardo Ruiz Mateos, fez um discurso onde sublinhou o vasto potencial da construção sustentável para gerar mudanças tangíveis tanto no aspecto social como ambiental.

O evento na Cidade do México foi a terceira de cinco cerimônias. Os resultados da Europa e da América do Norte já são conhecidos e os resultados da região da África e do Oriente Médio e da região do Ásia Pacífico serão anunciados nas próximas semanas. Os vencedores dos prêmios ouro, prata e bronze de cada região classificam-se automaticamente para a edição global Holcim Awards. No concurso global, os quinze projetos concorrentes serão novamente avaliados por um júri global. Os vencedores serão anunciados em maio de 2009 na Suíça.

O Holcim Awards é um concurso internacional trienal, promovido pela Holcim Foundation for Sustainable Construction. O concurso busca premiar projetos de construção sustentável inovadores, tangíveis e orientados para o futuro. Oferece um prêmio em dinheiro de 2 milhões de US dólares em cada ciclo da competição. O concurso é realizado em colaboração com universidades parceiras de renome: Universidad Iberoamericana, México; Universidade de São Paulo, Brasil; Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurique), Suíça; Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; Tongji University, China; e a University of the Witwatersrand (Wits), África do Sul.

A Holcim Foundation é apoiada pela Holcim Ltd e pelas empresas do Grupo em mais de 70 países, incluindo o Brasil, sendo, no entanto, independente dos seus interesses comerciais. A Holcim é um dos produtores líderes mundiais de cimento e agregados e foi recentemente nomeada “Líder do Ramo” no Índice de Sustentabilidade Dow Jones pelo quarto ano consecutivo. | Site: www.holcimfoundation.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira