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25/10/2008 - 11:16

Alpargatas assume liderança do setor de calçados na América do Sul

Aquisição da Alpargatas Argentina foi aprovada pelo CNDC, órgão regulador do mercado argentino. Surge, assim, a maior empresa de calçados sul-americana.

São Paulo - A Comisión Nacional de Defensa de la Competencia da Argentina (CNDC) aprovou hoje a aquisição da Alpargatas Argentina pela São Paulo Alpargatas. Com essa operação, nasce uma empresa binacional, líder do setor de calçados na América do Sul, e a Alpargatas dá um enorme passo para se tornar ainda mais forte e competitiva.

A decisão concretiza a aquisição de 60,18% do capital da Alpargatas Argentina. Empresa fundada em 1885 e que muito contribuiu para o desenvolvimento industrial da Argentina, suas principais operações localizam-se na Argentina e no Uruguai e abrangem os negócios de artigos esportivos, calçados casuais e de segurança; têxtil; confecções e comércio varejista. O texto divulgado pelo CNDC acrescenta que a São Paulo Alpargatas deverá transferir, a terceiros interessados e dentro do prazo de 24 meses, a marca Pampero para vestimentas de trabalho e de bombachas.

A junção da São Paulo Alpargatas, companhia internacional de marcas e uma das grandes dos setores de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais do País, à pioneira Alpargatas Argentina delineia um futuro extremamente promissor para a nova empresa que se forma. Juntas, em 2007, as duas companhias faturaram R$ 2,1 bilhões e produzem anualmente 250 milhões de pares de calçados e sandálias. Atuando em 80 países e com 150 mil pontos de vendas, a nova Alpargatas terá 19 mil funcionários.

“Estamos criando uma companhia em franco processo de internacionalização, que se torna cada vez mais uma referência no mercado, e que agora parte em busca da liderança do setor na América Latina”, comemora o diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch. A união das duas empresas, segundo Utsch, vai promover o fortalecimento da marca Topper no Brasil, linha que detém mais de 33% de participação no mercado argentino. Investimentos no portfólio da Topper, marketing e pessoal serão realizados, de forma a alavancar sua participação no País.

O diretor-presidente destaca ainda a ampla gama de oportunidades que se abre com a aprovação do negócio. Importantes sinergias comerciais e operacionais devem resultar em aumento de competitividade e produtividade, além do aprimoramento na relação com clientes, fornecedores e parceiros. “Temos ainda um cenário de desafios e possibilidades de crescimento para nossos funcionários brasileiros e argentinos”, destaca Utsch. “Tudo isto nos possibilitará um salto qualitativo para assegurar um de nossos principais valores: o de criar marcas desejadas internacionalmente, algo que já temos experiência em fazer”, define.

São Paulo Alpargatas - Fundada em 1907, a São Paulo Alpargatas é líder nacional na fabricação de sandálias e artigos esportivos do País. Possui em seu portfólio uma paixão nacional, as Havaianas, que junto com a Dupé lideram o mercado nacional de sandálias. Topper, Rainha, Mizuno e Timberland mantêm aproximadamente 10% do mercado de calçados esportivos. Em 2007, a companhia registrou receita bruta de R$ 1,6 bilhão, com a comercialização de 184 milhões de pares de calçados, quatro milhões de itens de vestuário e acessórios esportivos e 16 milhões de metros quadrados de tecidos industriais. As exportações, para 80 países, cresceram 28%, em dólar, e o lucro líquido acumulou R$ 199 milhões. Conta atualmente com seis fábricas de calçados e tecidos no Brasil, onde emprega diretamente cerca de 13 mil pessoas.

Alpargatas Argentina - Fundada em 1885 por Juan Echegaray e Robert Fraser, a Alpargatas Argentina é a maior do país no mercado de calçados e proprietária de marcas tradicionais, como Topper, Rueda, Pampero e Flecha. Na Argentina, a Topper é a primeira marca do mercado de artigos esportivos, e está presente nos segmentos de futebol, vôlei, basquete, rugby, golfe e lifestyle. Com 10 fábricas, uma delas no Uruguai, a Alpargatas Argentina conta hoje com 5 mil funcionários. Em 2007, comercializou 11 milhões de pares, o que gerou uma receita bruta de R$ 406,4 milhões.

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