Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2008 - 11:43

O Associativismo no setor farmacêutico cresce 75%

Mais de 2.500 farmácias unem-se para enfrentar a concorrência das grandes redes do varejo

Fundada em 2000 a partir da união de 15 redes de farmácias e drogarias independentes, a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias) vem registrando, ano após ano, um crescimento significativo no número de redes e lojas associadas e, inclusive, quanto à atuação geográfica. Mas, o que é o Associativismo? Mesmo sem designação no dicionário, o Associativismo pode ser definido como o ato de associar-se, de unir forças para um fim comum. Numa definição mais ampla, é qualquer iniciativa formal (ou informal) que reúne um grupo de empresas (ou pessoas) com o objetivo de superar dificuldades por meio da ajuda mútua, gerando benefícios econômicos, sociais e/ou políticos em prol do grupo.

Vale salientar que o Associativismo no segmento farmacêutico surgiu oficialmente em Brasília, no dia 13 de Maio de 1993, por iniciativa de 55 empresários do varejo local que decidiram unir-se para fundar uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, com características genuinamente associativistas. Ou seja, além de representar os associados, a então Associação das Drogarias do Distrito Federal (ADDF) os incentivava a compartilhar as boas práticas e a participar de atividades e ações que lhes permitissem tornar suas lojas mais competitivas no mercado. No decorrer destes quinze anos, muitos acontecimentos impactaram sobre o mercado farmacêutico, principalmente a partir de 1999, com a entrada dos medicamentos genéricos no País, a criação de um órgão regulatório (Anvisa), a instauração de uma guerra fiscal e a reestruturação do sistema tributário, que provocaram mudanças que passaram a exigir do varejo comportamento ético e alto nível de profissionalização.

Com a proliferação das grandes corporações, as farmácias e drogarias de pequeno e médio portes perceberam que somente através da união era possível enfrentar a crescente concorrência. Foi quando o mercado começou a notar o surgimento de redes independentes nas mais variadas regiões do País. E é com essa finalidade que foi criada a Febrafar, visando auxiliar as redes independentes a se organizarem, a se profissionalizarem e a conquistarem um relevante posicionamento de mercado. Atualmente, a Febrafar congrega 26 redes associativistas que, por sua vez, representam 2.524 farmácias e drogarias em território nacional.

Segundo o presidente da federação, Edison Tamascia, esse crescimento (de 75%) no número de associadas deve-se a diversos fatores, entre os quais, destaca a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Febrafar e a necessidade das redes independentes participarem de um grupo cuja credibilidade junto ao mercado lhe permite manter parcerias com as maiores indústrias e distribuidoras farmacêuticas do País. O executivo também observa que houve expansão geográfica na atuação das lojas integradas às redes associadas à Febrafar. “As redes fundadoras da Federação estavam presentes, em sua maioria, no Estado de São Paulo. Hoje, as lojas integradas às nossas 26 redes, representativamente, atendem clientes de 11 Estados mais o Distrito Federal, em mais de 900 municípios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País”. Tamascia confessa que é gratificante atuar em um modelo de gestão (Associativismo) que vem se organizando e se consolidando ano após ano, reunindo cada vez mais empresários dispostos a empreender. “Mas também é importante reconhecer que, ao longo de sua trajetória, a Febrafar vem cumprindo com êxito a sua missão - de integrar e fortalecer as associadas -, respeitando seus valores - com ética e profissionalismo - e fomentando o empreendedorismo em todo o setor”.

Redes associadas / capilaridade das bases - Agafarma (RS), Atual (RJ), Biodrogas (SP), Boa Farma (BA), Cityfarma (RJ), Cooperfarma (PR), Drogamais (PR), Drogaria Total (SP), Droga Rede (MG), Entrefarma (MG), Farma 100 (SP), Farma & Cia (SP), Farma & Farma (SC), Farmafort (SP), Farmanossa (CE), Farmavip (SP), Farmáxima (SP), Farmavale & Cia (SP), Farmes (ES), Hiperfarma (PR), Multidrogas (SP), Netfarma (SP), Nossa Rede (GO), Drogaria Família - Rede da Economia (DF), Tchê Farmácias (RS) e Unifarma (RN). | Site www.febrafar.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira