Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2008 - 12:04

Parceria Battistella e Kimberly-Clark garante maior produtividade

Soluções de engenharia otimizam os processos produtivos e reduzem o número de horas de retrabalho, gerando maior lucratividade para empresas.

No mercado competitivo, realizar um trabalho de alta qualidade, de menor custo e atender aos prazos estabelecidos são requisitos fundamentais para a criação de uma boa imagem perante o público consumidor e agregar valor a produto oferecido.

Um exemplo é o resultado alcançado através da parceria entre a Battistella Distribuidora, responsável por serviços de logística, engenharia de aplicação e assistência técnica, e a Kimberly-Clark do Brasil, empresa pioneira na introdução de dispensers de plástico ABS em banheiros de hotéis, aeroportos, restaurantes e hospitais, na produção de toalhas de mão de alta absorção e linhas de higiene pessoal.

O trabalho desenvolvido em conjunto, com apoio da SKF, permitiu uma redução no tempo de paralisação de maquinário e, conseqüentemente, no aumento da produtividade da Kimberly-Clark.

A análise dos técnicos da Battistella constatou que um dos equipamentos da fábrica da Kimberly-Clark, na planta de Suzano, São Paulo, apresentava constantes falhas que resultavam em reparos a cada quatro meses, fazendo com que a linha de produção parasse, em média, 28 horas em cada ocasião.

A causa era a constante elevação da temperatura dos mancais. As vedações destes mancais estavam danificadas, possibilitando a entrada de impurezas no lubrificante e nos rolamentos.

Outro problema era que a linha de transmissão, que deveria operar com oito correias, estava com duas a menos, sobrecarregando as outras, que estavam carbonizadas, causando falhas prematuras. Esta mesma transmissão apresentava um desalinhamento de mais de cinco milímetros e os canais das polias saíam das especificações padrão. Além disso, o ambiente ao redor do ventilador estava constantemente contaminado com partículas suspensas no ar.

A partir da análise dos dados, um estudo de oportunidade de melhoria foi apresentado para modificar o cenário. A primeira solução proposta pela Battistella foi instalar um ventilador industrial Booster Fan (JOA). As outras modificações foram substituir os mancais, rolamento, eixo, polias e correias e lubrificação automática.

Após as mudanças, um trabalho de manutenção e monitoramento de vibração das peças, a cada 30 dias, garante o sucesso da operação. A estimativa é que o ventilador, que faz parte do maquinário de confecção dos produtos de higiene da linha infantil no segmento de papel e celulose, tenha vida útil, sem paralisações, de pelo menos 12 meses.

“Com esse simples aumento de vida útil de toda a aplicação, podemos calcular ganhos extremamente significativos para a Kimberly-Clark”, conta Clarissa Battistella Guerra, Diretora da Unidade de Mecânica e Transmissão de Potência, da Battistella Distribuidora.

O investimento da Kimberly-Clark teve retorno nos primeiros quatro meses de funcionamento ininterrupto do ventilador. A partir de então a lucratividade da empresa nesta área foi retomada, voltando aos seus patamares iniciais.

Soluções como estas, apresentadas pela equipe de engenharia da Battistella Distribuidora, mostram que pequenos ajustes internos podem resultar em ganhos de tempo e produção para as empresas, através do aumento da produtividade e melhoria da margem de lucro.

Perfil do grupo de empresas Battistella - A Battistella, que acaba de entrar nas comemorações de seus 60 anos de atuação no mercado, atua em quatro setores, com oito unidades de negócios: Battistella Veículos Pesados, Battistella Florestal, Battistella Distribuidora e Battistella Logística. As empresas do Grupo têm sede no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O grupo de empresas Battistella comercializa produtos e serviços em todo o território nacional, sendo que parte de seu portfólio também é exportado, com negócios da ordem de R$ 800 milhões por ano. A Battistella ainda está lançando o projeto do porto de contêineres de Itapoá, que deverá operar a partir de 2009, contemplando a sua atuação no setor de logística.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira