Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2008 - 18:26

Show de Cidadania no Rio

Vencedores do II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio são premiados, no dia 28 de outubro, na Lapa, Rio.

Entre diferentes letras, notas e idéias, um único tema: a cidadania. Este é o tom que rege o evento de premiação das cinco músicas vencedoras do II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio, no dia 28 de outubro (terça-feira), no Teatro Odisséia, na Lapa, a partir das 19h. Promovido pela ONG Criar Brasil, em parceria com o Instituto Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim, entre março e junho deste ano, o concurso reuniu mais de 70 inscrições de músicos de todo o Brasil, através de rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte. Do Rio, foram contempladas a banda Zero Calibre, que inscreveu a música Amazônia, pela Rádio Facha, e a banda Cardióde, com o hit Reality Show, que concorreu através da Rádio Comunitária Na Onda FM. Os demais ganhadores são de Pernambuco, Rondônia e Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto ao público. Basta se inscrever pelo telefone (21) 2508-5204.

No evento, estão ainda programados: um show com as canções contempladas – todas elas abordam temas como educação, cultura e meio ambiente; e o lançamento de um álbum que reúne as músicas vencedoras e programas jornalísticos que estendem as reflexões sobre as questões tratadas nas letras. Cada programa tem a duração de dez minutos e conta com depoimentos dos compositores e dos jurados do concurso. Eles serão distribuídos para 400 emissoras de rádio em todo o país. “Além de um encontro cultural, esta será uma oportunidade de refletir sobre os temas ligados à cidadania abordados nas composições e nos programas”, convida o coordenador do projeto João Paulo Malerba.

Objetivos do projeto - Nesta partitura, a clave indicou os artistas a usarem sua criatividade para compor músicas que fazem pensar sobre a realidade local e nacional. A melodia final foi uma aliança entre diversidade de ritmos, originalidade de estilos e representatividade das canções em relação às suas regiões e ao país. As músicas foram selecionadas por um corpo de jurados composto por três especialistas: a antropóloga e professora da PUC-Rio, Santuza Naves; a socióloga e consultora do Ibase, Regina Novaes; e o músico e compositor Fred Martins. “Através da linguagem artística musical, com um ritmo interessante e uma letra que ocupa menos de uma lauda, se é capaz de traçar toda uma realidade brasileira com bastantes sutilezas”, explica Novaes.

Premiação - Cada canção e cada emissora receberão um prêmio em dinheiro, além do programa de rádio, com o depoimento dos músicos e aprofundamento dos temas das músicas vencedoras. “As rádios serão orientadas a reproduzir o programa como ponto de partida para a discussão sobre a realidade local relativa aos temas abordados”, esclarece Malerba.

Perfil - Aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o "Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio" se dedicou, em sua primeira edição, especificamente, a músicas com ritmos regionais. Desta vez, a abordagem foi mais abrangente, incluindo os diversos estilos musicais, no intuito de atingir o maior número de artistas dispostos a investir em temas sociais.

Evento de Premiação do II Concurso Cultura Popular e Cidadania nas Ondas do Rádio, no dia 28 de outubro, terça-feira, a partir das 19h, no Teatro Odisséia, Lapa, Rio de Janeiro.Inscrições pelo telefone (21) 2508-5204 (entrada franca). Mais informações: (21) 2508-5204; [email protected]. Promoção: Criar Brasil .

Vencedores: Ivan Therra, da WebRádio O Marisco, de Cidreira, Rio Grande do Sul, com a música Barrigudinho; Banda Zero Calibre, da Rádio Facha, do Rio de Janeiro, com a música Amazônia; Banda Cardióide, da Rádio Comunitária Na Onda FM, de Magé, Rio de Janeiro, com a música Reality Show; Mestra Gil com o grupo Coração Nazareno, da Rádio Comunitária Alternativa FM, de Nazaré da Mata, Pernambuco, com a música Eu peço a Deus, Pai dos pais; e José Pinto de Lima, da Rádio Comunitária Alternativa, de Ji-Paraná, Rondônia, com a música Caminhos Alternativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira