Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2007 - 09:45

Gruppo M&G inaugura a maior fábrica de resina PET do mundo em Pernambuco

O Gruppo Mossi & Ghisolfi inaugurou dia 28 de fevereiro, na zona industrial do Porto de Suape, em Ipojuca (Pernambuco), a maior fábrica mundial de resina PET. A nova fábrica tem capacidade operacional de 450 mil toneladas/ano e utiliza a EasyUP™, uma nova tecnologia exclusiva de estado sólido de polimerização (SSP) da M&G.

A M&G e seus proprietários, a família Ghisolfi, sentem-se honrados com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de Estado, Eduardo Campos, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais à cerimônia de inauguração. A nova fábrica faz parte de um importante compromisso assumido pelo Gruppo M&G de ampliar a utilização de resinas à base de PET na produção de embalagens otimizadas no Brasil e em outros países na América do Sul. A construção da nova unidade industrial envolveu mais de 2 mil pessoas e foi executada em dois anos.

Marco Ghisolfi, CEO de Negócios Polímeros do Gruppo M&G, comemora o fato de a maior fábrica de resina PET do mundo pertencer ao grupo. “Depois de revolucionar a escala da produção de PET em 2003, ocorrida a partir da inauguração, em Altamira (México), da maior linha de produção de PET na América do Norte, a M&G está orgulhosa por ampliar sua liderança em termos de escala de produção agora, também, na América do Sul. Com Suape e Altamira, a M&G produz 900 mil toneladas/ano nas Américas do Norte e Sul, produção equivalente à de dez fábricas do mercado”.

“Estamos também satisfeitíssimos com as inovações técnicas no coração de nossa nova fábrica de PET. A utilização em Suape da nova tecnologia EasyUP™ SSP, exclusiva da M&G, quando associada à nossa inovadora tecnologia de barreira ActiTUF® e nosso inigualável sistema de aplicação de resinas (BicoPET™), levará as resinas PET de barreira monocamada a mercados no Brasil, em países vizinhos e fora da região. Esses avanços tecnológicos também comprovam nosso empenho concreto e continuado em ampliar nossa capacidade para atender a clientela da M&G nos mercados por nós selecionados. Acreditamos que nossa atividade industrial tem, ainda, perspectivas de crescimento muito amplas e temos certeza de que com a tecnologia na qual está centrada nossa estratégia, a M&G permanecerá na vanguarda do desenvolvimento de novas oportunidades de mercado para o PET.”

Ipojuca é uma cidade de aproximadamente 60 mil habitantes, a cerca de 60km do Recife. A cidade é considerada um dos maiores centros industriais de Pernambuco, pois compreende parte do Complexo Industrial e Portuário de Suape. As atividades econômicas estão centradas principalmente em turismo, e serviços complementares deste segmento, embora haja crescimento em outras atividades econômicas.

O mercado anual de PET no Brasil soma, atualmente, meio milhão de toneladas, ao passo que a região como um todo demanda cerca de um milhão de toneladas. O uso atual predominante é na produção de pequenas garrafas para embalar refrigerantes, água e óleo comestível.

No Brasil, o Gruppo M&G já opera com resinas para garrafas de PET, fibras de poliéster, unidades industriais de reciclagem de PET e uma fábrica de PTA. A nova planta gera 200 novos postos de trabalho e outros 700 em companhias fornecedoras. Esta operação não implicará mudanças nas operações das outras fábricas do grupo no Brasil.

A M&G é uma empresa familiar especializada em PET e em engenharia química que tem sede em Tortona, na Itália. O grupo é dividido em três unidades de negócios: PET Polímeros, PET Embalagens e Acetato. Opera a maior unidade de polimerização em estado sólido na América do Norte, e tem capacidade de produção de PET de 1,7 milhão de toneladas no Brasil, Itália, México e EUA. As vendas do grupo em 2005 foram de aproximadamente US$ 2 bilhões, dos quais cerca de 80% provenientes de operações envolvendo PET. O grupo é proprietário de unidades de P&D na Itália e nos EUA.

EasyUP™ é uma nova geração de reatores para polimerização em estado sólido (SSP) que são construídos horizontalmente, ao invés de verticalmente. O Gruppo M&G tem uma história de pioneirismo em inovações bem-sucedidas, com tecnologias de SSP que remontam ao início da década de 80. Essa abordagem revolucionária reduz os custos, permite flexibilidade na produção e melhora a qualidade da resina.

ActiTUF® é o nome de uma “família” de resinas impermeáveis à passagem de gases, utilizadas em uma ampla diversidade de aplicações, de pequenas garrafas para refrigerantes, sucos e cerveja. As resinas são oferecidas como “prontas para uso” (onde cada pellet – grãos da resina - contém as propriedades de barreira adequadas à aplicação) e podem ser processadas em equipamentos padrão de injeção e de sopro para PET.

BicoPET™ é a inovadora tecnologia da M&G mediante a qual (quando apropriado) um componente ativo pode ser inserido no núcleo de cada pellet de PET. Isso significa que resinas de alta barreira (altamente impermeáveis) são oferecidas “prontas para uso” à clientela. Não são necessários quaisquer investimentos, manuseio, misturas, fusão ou outras operações especiais para que os fabricantes se beneficiem das novas resinas — elas são usadas seguindo basicamente os mesmos procedimentos e condições operacionais empregadas com PET padrão. BicoPET™ - Tudo nas pellets! | Site: www.gruppomg.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira