Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2007 - 09:56

Oi: agora uma única marca para os serviços de telefonia fixa, móvel, internet e entretenimento


Oi une atitude inovadora à força da maior rede de telecomunicações do Brasil, com sua marca substituindo “Telemar”, uma nova Oi que fará parte da vida de 28,6 milhões de usuários, marca única leva a convergência de serviços para o consumidor, com simplicidade e eficiência, é o telefone Telemar virando Oi Fixo, com diversas opções de planos, conta detalhada, minutos grátis nos fins de semana, minutos não usados válidos para o mês seguinte, e o Oi Velox tem oferta de modem wi-fi para acessar a internet em qualquer canto da casa, lançamento do Oi Flex, fixo e móvel num único aparelho.

Rio de Janeiro – A Oi anunciou no dia 28 de fevereiro, a adoção de marca única para os serviços de telefonia fixa, móvel, internet e entretenimento, em substituição ao nome “Telemar”. O objetivo é traduzir a convergência de serviços para o consumidor, com mais simplicidade e eficiência. A partir de agora, a Oi fará parte da vida de 28,6 milhões de usuários. Essa inovação fortalece o posicionamento da companhia, que é a única provedora completa de soluções integradas de telecomunicações do Brasil.

“Inauguramos uma nova etapa na história da companhia. Nossa decisão foi evoluir, para ser mais e maior. Assim, construímos uma proposta de valor imbatível ao apresentar para o consumidor uma empresa diferenciada no mercado. O cliente é um só, e não separa suas demandas de telecomunicações. Quer ser atendido por uma única empresa, que chegue à sua casa de forma simples e direta. É exatamente o que oferecemos com uma única marca”, diz o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

Por que a marca Oi - A estratégia da empresa é ter uma oferta completa de serviços de telecomunicação e, com isso, possibilitar serviços convergentes. Para traduzir esse posicionamento a Interbrand, consultoria americana, foi contratada para avaliar a arquitetura de marcas da empresa. A conclusão do estudo mostrou que o cliente teria um melhor entendimento dos serviços convergentes contando com uma estrutura de marca única.

O estudo revelou que o consumidor associa fortemente a Oi com o conceito de convergência. A marca Oi é reconhecida por sua inovação, ousadia, agilidade e simplicidade. A análise apontou ainda outros atributos importantes para o cliente, como a solidez e a força da maior rede de telecomunicações do Brasil, refletidas na Telemar. Com essas informações, a conclusão do estudo foi de que a marca Oi seria mais facilmente lembrada e vinculada ao universo de serviços de comunicação, entretenimento e informação, reunidos na estratégia de convergência. O código 31 do serviço de longa distância, referência para o mercado, poderia ser adequado à linguagem visual da Oi.

Depois dessa análise, a consultoria inglesa Wolff Olins, responsável pela criação da marca Oi, iniciou o projeto de adoção da marca única. A Oi, criada sob os conceitos de modernidade e inovação, mantém a proposta de um estilo de vida direto e espirituoso: Simples Assim.

Todo o processo foi desenhado para ocorrer de forma gradual e faseada. A marca Oi já foi adotada, por exemplo, nas atividades de responsabilidade social da companhia. O Instituto Telemar passou a se chamar Oi Futuro, levando a atitude da marca para um mundo onde arte, tecnologia e cidadania fazem diferença. Essa foi uma etapa importante nesse processo.

Marca única, com três formas de comunicação - A marca Oi passará a lidar com uma audiência muito maior. Para se comunicar com todos os segmentos e perfis de clientes, a Oi terá três manifestações diferentes para sua comunicação.

Para o segmento de varejo e para a grande maioria dos serviços, a Oi utilizará o estilo de comunicação que adotou desde seu lançamento: cores fortes e contrastantes, uma logomarca com seis formas diferentes e uma linguagem sempre simples e direta. A comunicação da empresa mostra agora uma Oi maior e completa, para todo mundo.

Já para clientes corporativos, a Oi destacará seu lado ainda mais prático e profissional, que oferece solidez e confiabilidade para pequenas e grandes empresas. Para isso, a logomarca da empresa passa a ser lilás e a comunicação adota tons de bege. Trata-se da mesma marca, com os mesmos princípios, mas que se manifesta no universo profissional, ressaltando o objetivo de facilitar a vida das empresas e de seus respectivos clientes.

Para manter-se referência como empresa que cria tendências, a companhia reforçará, em outra face de sua comunicação, seu lado mais inovador, espirituoso e ousado. É a Oi que associa a imagem de uma empresa de telecomunicações a um estilo de vida. Cores mais quentes e vibrantes, com tons de vermelho e laranja, por exemplo, apresentarão ações especiais da companhia, como eventos e produtos especiais.

Arquitetura da marca e oferta de serviços: . O Telefone Telemar passa a se chamar Oi Fixo. Diversas opções de planos em minutos, com benefícios como: internet ilimitada, minutos grátis aos fins de semana, minutos não usados válidos para o mês seguinte e conta detalhada.

. O Velox agora é Oi Velox e traz oferta para dar mobilidade ao acesso em qualquer lugar da casa, modem wi-fi com valor promocional.

. O 31, serviço de longa distância nacional e internacional, ganha nova identidade visual, mais próxima à marca da Oi.

. Lançamento do Oi Mix, família de serviços convergentes, como o Oi Conta Total, que reúne na mesma oferta telefonia móvel, fixa, longa distância e internet. O Oi Conta Total oferece ainda, em parceria com a Sky+DirecTV, inclusão de TV por Assinatura – a partir de 22 de março, inicialmente para as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

.Lançamento do Oi Flex, fixo e móvel num único aparelho, oferecendo mais comodidade e economia para os clientes.

.O Programa de Relacionamento da empresa passa a se chamar Oi Mais, um só programa para todos os serviços de telecom oferecidos.

Relacionamento com o cliente - A partir de 1º de março, a Oi terá um site único (www.oi.com.br) onde o consumidor pode encontrar todo o portfólio de serviços da companhia.

Todos os canais de relacionamento com o cliente, sejam eles físicos, eletrônicos ou por telefone, funcionarão como canais de comunicação e esclarecimento para os clientes. O call center 103 31, televendas e call center do mercado corporativo terão mensagens didáticas sobre a mudança dos serviços. O serviço *144 continua sendo o número de atendimento da telefonia móvel.

As lojas Oi, que já realizavam atendimento básico de telefonia fixa e banda larga, continuam a prestar esse serviço.

Campanha publicitária: A empresa desenvolveu uma campanha publicitária, assinada pela NBS, que terá início no dia 1º de março. Seu objetivo é explicar para o consumidor as facilidades proporcionadas pela integração das marcas.

As peças da campanha foram desenvolvidas com o eixo principal de deixar a vida mais simples. Quatro filmes, todos com foco na convergência dos serviços, vão pontuar as mudanças em curso, e serão veiculados em todo o país com mídia impressa e TV paga. Já nos 16 estados da área de concessão original da empresa, haverá veiculação em emissoras de TV aberta e fechada, rádio, internet, além de peças gráficas como outdoor, mobiliário urbano, empenas e anúncios em jornais e revistas.

Perfil: A Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento consolidado e em número de telefones instalados. Com controle 100% nacional, a empresa é pioneira no Brasil na prestação de serviços convergentes e integrados de telecomunicações. A Oi oferece transmissão de voz local e em longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento.

A imagem da Oi reflete um estilo de vida associado a ousadia, inovação, confiabilidade e inteligência. A frase "Oi, simples assim" resume a identidade da empresa.

O Futuro - O desejo de se unir à Brasil Telecom para construir uma plataforma nacional continua nos planos da grupo Telemar, que nesta quarta-feira anunciou a adoção da marca fantasia Oi para todos os seus serviços. A empresa aposta em mudanças na lei para crescer.

"O desejo já tem e muitos acionistas são das duas empresas. Hoje você já vê políticos falando em mexer em leis para se ter uma plataforma brasileira, é questão de tempo", avaliou o presidente do grupo Telemar, Luiz Eduardo Falco, acrescentando que a mudança na legislação pode ocorrer "em meses ou anos".

Numa eventual fusão ou compra, o nome da nova empresa teria que ser estudado, e na opinião de Falco valeria o nome mais forte. "Vamos estudar o que será mais forte no mercado, e se for Oi será Oi", disse ele, lembrando que para isso é necessário um decreto presidencial mudando a lei do setor de telecomunicações.

A adoção da marca Oi para serviços de telefonia fixa que antes levavam a bandeira Telemar e banda larga que tinham a marca Velox, entre outros produtos, acontece dois meses após uma frustrada tentativa de reestruturação societária, que tinha por objetivo pulverizar o capital da empresa para aumentar o poder de alavancagem.

A marca Oi não será estendida às negociações da empresa em bolsa, que continuam como Tele Norte Leste Participações e Telemar .

"A grande vantagem da pulverização era a capacidade de alavancagem, agora temos que fazer planos com geração de caixa, vai estar limitado a isso, mas continuamos ambiciosos", disse Falco, ressaltando que a queda dos juros pode facilitar planos de investimentos, principalmente aquisições.

Sem contabilizar eventuais compras, o grupo planeja repetir este ano o investimento de 2,4 bilhões de reais do ano passado, informou o executivo. Uma nova tentativa de unificação das empresas do grupo Telemar, porém, está praticamente descartada.

"Perdeu o 'timming', acho que não vai acontecer", afirmou Falco.

Decreto - O presidente da Telemar prevê que em algum momento o governo brasileiro terá que modificar a lei que proíbe uma operadora fixa de comprar outra de região diferente, obstáculo que impede uma aquisição ou fusão com a Brasil Telecom.

"O Brasil vai ter que resolver esse problema de plataforma, porque não pode deixar tudo para o exterior. É preciso criar uma plataforma brasileira", insistiu Falco, afirmando que já há um "desejo político" para que isso aconteça.

Já no segmento celular o executivo não descarta uma possível aquisição da mineira Telemig . "Temos que olhar todos os ativos e esse é um bom ativo, tem que ver o preço."

Segundo Falco, a reunião de todos os serviços da empresa embaixo da marca Oi também ajudará no crescimento, já que facilita o acesso do consumidor e, como consequência, pode estimular a compra de mais produtos.

"Quem não adotar posicionamento convergente daqui para frente terá problemas, como os que não adotaram (o padrão tecnológico) GSM há cinco anos e agora estão tendo que entrar", disse ele, referindo-se à concorrente Vivo .

"Entregando simplicidade você consegue estimular a demanda e vender mais", concluiu o executivo. | Colaboração: Denise Luna/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira