Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2008 - 10:01

Economia prevê maior crescimento no segundo semestre de 2009

Historicamente, a economia no Brasil é mais estável e tem um crescimento maior a partir de julho; em 2009, com ou sem crise, isso não será diferente, principalmente no setor moveleiro.

A crise econômica mundial, principalmente externa, é a preocupação de todos. O Brasil vai continuar a crescer, em um ritmo menor, mas o PIB vai crescer e a renda per capita vai aumentar. O potencial de consumo, principalmente de móveis, vai aumentar devido a esses fatores. A economia brasileira e mundial será melhor no segundo semestre em 2009, como sempre aconteceu.

Para o presidente do IEMI – Instituto de Estudos de Marketing Industrial, Marcelo Prado, o empresário deve investir ainda mais no mercado interno, aproveitando o bom potencial de consumo. “Em momentos de crise é preciso diferenciar a empresa e o produto, investindo em logística, qualidade do produto, inovação, comunicação, ter um bom pré e pós-venda, qualificar os processos de gestão e produção”, afirmou o economista.

Quanto às exportações de mobiliário, o economista diz que elas devem cair, mas é possível manter o montante de exportação através da manutenção dos canais de exportação, eliminando intermediários para diminuir a distância com o consumidor final. “A tendência nesse momento de crise é que tenha uma competitividade maior quanto a custos. Por isso, os países em desenvolvimento, como o Brasil, devem ter uma demanda maior de produção de móveis para exportação”, completou Prado.

Além disso, o Brasil tem um acesso privilegiado à madeira e programas de incentivo a exportação, promovidos pela APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e pela Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. “É necessário ampliar os investimentos no mercado interno, mas não podemos esquecer o mercado externo. As exportações podem crescer, só depende do empresário investir de maneira correta”, finalizou o Marcelo Prado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira