Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2008 - 10:03

SENAI faz parceria com instituição italiana para desenvolver design

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial lança, no próximo dia 30, no Rio de Janeiro, o projeto SENAI Design Futures. O SENAI/SC participa na área de móveis com unidade de São Bento do Sul.

Florianópolis - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial lança, no próximo dia 30, no Rio de Janeiro, o projeto SENAI Design Futures. A iniciativa, que será implementada em parceria com o centro de pesquisa aplicada sobre design do Politecnico di Milano (Poli.design), Itália, permitirá a capacitação de consultores da instituição brasileira para orientar as empresas na concepção de novos produtos, agregando valor por meio do design diferenciado, implantação de cursos e qualificação de docentes na área.

O Projeto SENAI Design Futures prevê ações no campo do design e da inovação tecnológica, dentro do Programa SENAI de Gestão do Design. O SENAI/SC participa com o setor de mobiliário, por meio da unidade de São Bento do Sul. O Paraná também terá participação na área moveleira e na Paraíba e no Rio Grande do Sul a instituição atuará no setor de couro, calçados e artefatos.

É prevista ainda a implantação de projeto-piloto no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI/Cetiqt), no Rio de Janeiro, para aperfeiçoar sua atuação no design de moda, têxtil e interiores. Os referenciais de excelência do Poli.design serão utilizados em conjunto com a instituição para o desenvolvimento e a revisão de cursos de graduação, pós-graduação e produção de pesquisas em design. Especialistas do instituto italiano colaborarão ainda com conteúdos sobre design para o Portal SENAI Design. Também faz parte dessa parceria a capacitação de técnicos e docentes do SENAI no Brasil e na Itália.

O SENAI Design Futures tem duração prevista de 30 meses. No primeiro momento, os consultores do Poli.design farão visitas às unidades do SENAI para adequar os produtos e serviços desenvolvidos pela instituição aos métodos do SENAI Design Futures, que serão trabalhadas em conjunto com as empresas.

"O design deve ser entendido como parte integrante da inovação tecnológica de uma empresa. Ele não diz respeito apenas à criação de um produto diferente. Devemos pensá-lo como um processo que engloba a identificação da demanda, o desenvolvimento do produto e a estratégia de colocação deste produto no mercado", avalia o gerente-executivo de Cooperação Internacional do SENAI, Frederico Lamego.

Para o gerente-geral da Poli.design no Brasil, Roberto Galisai, o SENAI foi escolhido para essa parceria devido ao grande reconhecimento internacional da instituição. "Acreditamos que o design é um processo que deva gerar valor, seja para a sociedade, seja para a empresa e, em nível social, para todo o Brasil", afirma Galisai. Segundo ele, para que empresas resistam a momentos de crise, como a que o mundo vivencia neste momento, é necessário que agreguem à marca um conceito único, de valor, como o modelo proposto pelo SENAI Design Futures.

Os contatos entre o Poli.design e o SENAI/SC se intensificaram nos últimos meses. Em setembro, o SENAI/SC recebeu quatro representantes da Poli.Design, entre eles o presidente Giuliano Simonelli. Eles estiveram na Direção Regional dia 29 e dia 30 conheceram a unidade de São Bento do Sul.

Programa SENAI de Gestão do Design.: O SENAI é um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão do conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Parte integrante do Sistema Indústria e Federações das Indústrias dos estados -, a entidade apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

Com Departamentos Regionais nos 27 estados brasileiros ligados a um Departamento Nacional, o SENAI atua em design desde 2001, quando lançou o Programa SENAI de Gestão do Design, com o objetivo de desenvolver competências internas para reflexão, capacitação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos em design.

Uma das iniciativas do Programa é o Portal SENAI Design, que traz referências globais para inspirar produtos com identidade brasileira. Também podem ser destacados os cadernos de referência para as áreas de calçados, vestuários e móveis, com subsídios para a indústria de todo o país.

Poli.design: O Poli.design, Consorzio del Politecnico di Milano, juntamente com a Faculdade de Design e o Departamento Indaco, constitui o Sistema Design do Politecnico di Milano, uma das concentrações de formação e pesquisa universitária em design mais reconhecidas em âmbito internacional e que possui, no campus Bovisa, o mais relevante conjunto de laboratórios em desenho industrial do mundo.

A característica que distingue o Sistema Design do Politecnico di Milano é a contínua integração entre formação universitária, pesquisa de base e pesquisa aplicada em uma única experiência ao atendimento das necessidades sociais, empresariais e das associações e dos órgãos públicos e privados.

O Sistema é integrado à realidade cultural e industrial de Milão e da Lombardia, distrito produtivo onde estão representativas concentrações de designers e de serviços correlatos. Naquela região também são realizados eventos de promoção da cultura do design, entre os quais algumas das mais importantes feiras internacionais do setor.

O Poli.design iniciou em 2003 um plano de internacionalização em direção aos países em forte crescimento industrial, com os quais busca transferir os conteúdos produzidos no Politecnico di Milano e trocar metodologias em matéria de design e inovação. A escolha do Brasil é reforçada pela proximidade das culturas, brasileira e italiana, que possuem a mesma raiz latina. | www. fiescnet.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira