Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2007 - 10:00

Exportações das Empresas Randon superam US$ 200 milhões em 2006


Em 2006, as Empresas Randon mantiveram seu objetivo de crescimento das exportações mesmo com taxa de câmbio aos atuais níveis. O desafio foi superado com medidas como contenção de custos, importação de insumos, ajustes nos preços, utilização de instrumentos de “hedge” e estratégias de atuação internacional para ampliar vendas e divulgar sua marca. Com isto, as exportações consolidadas, sem eliminações, atingiram US$ 206,9 milhões em 2006 representando um crescimento de 21,3% sobre 2005.

A ampliação dos canais de distribuição foi fundamental para o incremento das exportações. Foram implantadas unidades montadoras de semi-reboques terceirizadas em parceria com empresários locais para comercializar, distribuir e montar produtos Randon na Argélia, Marrocos e Quênia. Também foram criadas novas filiais/escritórios comerciais em Dubai, Chile, Alemanha, México e Estados Unidos além da subsidiária Randon Automotive (Pty) Ltd. em Johannesburg e escritório de desenvolvimento de negócios em Shangai (China) e na Índia pela controlada Fras-le S.A.

A exportação de produtos passou a ser feita também nas modalidades SKD e CKD (produtos totalmente ou semi-desmontados) permitindo a otimização dos custos com logística e do prazo de entrega para o cliente final. Em setembro de 2006, a controlada Randon Argentina S.A. passou a montar localmente os semi-reboques que comercializa. Em vez de importar o produto acabado da fábrica de Caxias do Sul, segue através da modalidade CKD para Rosário desmontado em kits e finalizado na planta na Argentina.

No segmento de autopeças, as exportações para o mercado de reposição já são tradicionais, principalmente de materiais de fricção e componentes de freios e suspensões, que são remetidos para todos os continentes. Outro destino são os mercados atendidos através da sócia ArvinMeritor, como é o caso da China e Comunidade Econômica Européia que se fortalece a cada ano. A mais nova oportunidade que passou a ser explorada tendo como facilitadora a ArvinMeritor é o mercado de OEM (montadoras de equipamentos originais) tendo como origem a parceria já consolidada no mercado nacional e que credencia as Empresas Randon também no exterior.

Empresas Randon – o desempenho por empresa: Randon S.A. Implementos e Participações - Uma das líderes mundiais na fabricação de reboques e semi-reboques, a Randon S.A. obteve em 2006 uma participação de 38% no mercado nacional, bem como contribuiu com 46% da produção nacional. As exportações representaram 19,5% da receita líquida da empresa em 2006 ou crescimento de 23,2% em relação ao ano anterior. Os principais mercados foram os países do Mercosul, África e Oriente Médio. Na área ferroviária, os negócios ficaram concentrados nos primeiros seis meses do ano, com uma participação de mercado de aproximadamente 20%.

Randon Argentina - Entre os que mais se destacam estão os semi-reboques cerealeiro, basculante e silo para cimento. Na atividade industrial, já desde 2005, assumiu a fabricação e montagem de reboques cerealeiros, bem como, iniciou em 2006 a montagem de semi-reboques plataforma plana a partir de kits CKD brasileiros, buscando maior competitividade, rentabilidade, e acesso às fontes de financiamento aplicáveis a veículos “Made in Argentina”.

Randon Veículos - Houve uma pequena reação no segmento de construção civil, na área de pequenas centrais hidrelétricas. Já os produtos ligados à mecanização florestal, que está em franco crescimento, e o segmento de retroescavadeiras, cujo mercado brasileiro cresceu 52% em 2006 e tem como clientes o setor público, como prefeituras, etc. vêm aumentando sua participação no faturamento da empresa.

Fras-le - Convivendo com a realidade cambial e uma pequena redução nos volumes comercializados para o mercado externo, o desempenho dos resultados econômico-financeiros da Fras-le S.A. apresentou melhor performance quando comparado com o exercício anterior. A redução apresentada nos volumes de vendas é conseqüência de uma queda na linha de blocos, compensada pelo aumento na comercialização de pastilhas, para o mercado de reposição nacional, bem como ampliação dos negócios com montadoras.

Master - Em 2006, a Master ficou prejudicada nas suas vendas internas pela queda na venda de caminhões em suas principais clientes montadoras. Mas, no mercado externo houve um crescimento, principalmente devido à venda do novo freio para exportação denominado Quadraulic, cujo projeto está em fase de amadurecimento. Também ocorreu um crescimento nas exportações de patins para ArvinMeritor.

JOST - Seguindo tendência do segmento de autopeças, a JOST teve suas vendas influenciadas pelo desempenho abaixo do esperado da indústria caminhões e no que tange à queda de implementos rodoviários ligados à área agrícola, devido à desvalorização de algumas commodities. Alguns segmentos porém, como os ligados ao plantio de cana-de-açúcar, que vem acelerando uma série de investimentos e nos implementos ligados à carga geral e industrial estão em franco crescimento.

Suspensys - No mercado nacional, a empresa sofreu o impacto da baixa na demanda de caminhões. Essa queda também esteve presente nos produtos direcionados às montadoras de implementos. Embora seja a mais nova das Empresas Randon, atua no mercado internacional ancorada pela experiência da própria Randon S.A. e da parceria com ArvinMeritor. A estratégia, que envolve troca de conhecimento entre as áreas de engenharia, é sustentada pela sua base tecnológica que garante padrão mundial a sua linha de produtos.

Randon Consórcios - Em quase duas décadas de atuação, a Randon Consórcios incorporou parceria com empresas de renome mundial e hoje administra consórcios de implementos rodoviários, máquinas e equipamentos agrícolas, ônibus, caminhões, mini-ônibus, automóveis e imóveis. É a segunda maior no segmento de veículos pesados e está entre as dez maiores no segmento de imóveis, considerando-se que o mercado brasileiro é formado por mais de 340 administradoras. Em 2006, a Randon Consórcio comercializou 6.024 novas cotas e administra atualmente uma carteira de 24 mil cotas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira