Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2008 - 10:11

Wal-Mart anuncia iniciativa de fornecimento responsável global na conferência de cúpula na China

Empresa estabelece novas metas e maiores expectativas para cumprimento, transparência e responsabilidade ambiental e social.

Pequim, China - O Wal-Mart deu um novo passo no caminho da sustentabilidade ao realizar uma reunião sem precedentes de mais de 1000 fornecedores líderes, oficiais do governo chinês e ONGs em Pequim, na China. A empresa traçou diversas metas e expectativas agressivas para criar uma rede mundial de abastecimento mais ambiental e socialmente responsável.

"Sustentabilidade significa criar uma empresa melhor. Acreditamos ser essencial para nosso sucesso futuro como empresa varejista - e para atender as expectativas dos clientes," disse Lee Scott, presidente e CEO da Wal-Mart Stores, Inc. "Manter a confiança de nossos clientes - hoje e no futuro - está lado a lado com a melhoria de qualidade das fábricas de nossos fornecedores e seus

produtos."

O foco da empresa será em áreas voltadas aos atendimentos de padrões sociais e ambientais, gerando inovação e eficiência e criando parcerias mais fortes com fornecedores, governos e ONGs.

"Acredito firmemente que uma empresa que mente sobre horas extras e sobre a idade de seus funcionários, que enterra seus refugos e produtos químicos nos rios, não paga nem honra seus contratos - acabará por enganar sobre a qualidade de seus produtos. E enganar sobre a qualidade dos produtos é o mesmo que enganar os clientes.

Não iremos tolerar isso no Wal-Mart", completou Scott.

Dirigindo-se aos fornecedores que participavam da Cúpula, Mike Duke, vice-presidente do conselho da divisão internacional do Wal-Mart destacou diversas exigências e expectativas para os fornecedores que desejarem fazer negócios com o Wal-Mart. "Para que sejam atingidas as metas que traçamos hoje será necessário um comprometimento comum.

Exigirá relações ainda mais fortes e mais profundas. E exigirá que todos nós trabalhemos juntos. disse Duke. "Estamos esperando mais de nós mesmos no Wal-Mart, e iremos esperar mais de nossos fornecedores."

Fornecimento Responsável - Na Conferência de Cúpula, o Wal-Mart dispôs diversas exigências para empresas que querem fazer negócio com o Wal-Mart. Estas exigências incluem:-- Exigência de demonstração de cumprimento de leis e regulamentações ambientais - O compromisso da China é claro e as leis refletem isso. O Wal-Mart acredita que seja necessário melhorar a área de atendimento às leis e está comprometido com a criação de uma rede de abastecimento sustentável, de primeira linha e com alto valor-que seja ambiental e socialmente responsável. O Wal-Mart criou um novo contrato para fornecedores que exigirá que as fábricas certifiquem o cumprimento das leis e regulamentações locais nos lugares onde atuam, bem como de rigorosos padrões sociais e ambientais. O acordo será dividido em fases começando com os fornecedores na China em janeiro de 2009 e se expandindo para fornecedores de todo o mundo até 2011.

-- Parceria com fornecedores para melhorar a eficiência energética e utilizar menos recursos naturais - O Wal-Mart fará parceria com fornecedores para melhorar a eficiência energética das 200 principais fábricas fornecedoras diretas em 20 por cento até 2012. A empresa irá compartilhar informações e melhores práticas com todas as fábricas que fornecem produtos para a empresa bem como para a concorrência

-- Padrões de qualidade do produto mais elevados -- A meta do Wal-Mart é levar a devolução de mercadorias com defeito para quase zero até 2012.

-- Maior transparência e responsabilidade -- Até 2009, o Wal-Mart exigirá que todos os importadores diretos e também todos os fornecedores de marcas próprias e produtos sem marca forneçam o nome e o local de cada fábrica que usam para fazer os produtos que o Wal-Mart vende. A empresa também fará com que todos os fornecedores de quem compra diretamente utilizem 95 por cento do material utilizado em sua produção de fábricas que recebem as notas mais altas para práticas ambientais e sociais até 2012.

O Wal-Mart também anunciou uma tentativa de fazer o Wal-Mart China um líder em sustentabilidade na China, comprometendo-se a tornar suas lojas mais sustentáveis. A empresa irá projetar e abrir um novo protótipo de loja que consome 40 por cento menos energia e que irá reduzir o consumo de energia nas lojas existentes em 30 por cento até 2010. Além disso, durante os próximos dois anos, o objetivo do

Wal-Mart China e reduzir pela metade o consumo de água em todas as suas lojas, investindo em novos hardwares e sistemas e desenvolvendo melhores práticas que irão ajudar seus associados e lojas a consumirem água de maneira mais eficiente.

A empresa também se comprometeu a trazer mais produtos ambientalmente sustentáveis para as suas prateleiras.

Ao esquematizar os passos que o Wal-Mart dará para se tornar a empresa de varejo mais ambientalmente responsável na China, o presidente e CEO do Wal-Mart China Ed Chan reforçou a necessidade de colaboração entre o Wal-Mart, os fornecedores da empresa e o governo Chinês. "Poucos desafios no nosso mundo atual são mais prementes que a proteção ao meio ambiente, e na China, o Wal-Mart tem uma oportunidade única de liderança," disse Chan. "Com o número maior de pessoas no mundo e uma indústria de produção robusta, nenhum mercado apresenta melhor oportunidade para que a sustentabilidade ambiental se estabeleça que a China."

Sobre o meio-ambiente, o governo Chinês estabeleceu objetivos fortes para a sustentabilidade e o Wal-Mart está alinhado a tais objetivos.

O Wal-Mart e o Centro Administrativo para a Agenda 21 da China do Ministério das Ciências e Tecnologia assinaram um Protocolo de Entendimento que servirá como exemplo de uma parceria que beneficia tanto a indústria quanto o governo. O Wal-Mart China irá também além de suas próprias operações e engajará seus clientes e fornecedores, formando parceiras com o governo e ONGs.

A Conferência se baseia no discurso de Lee Scott sobre "Empresa do Futuro" feito para os gerentes de lojas do Wal-Mart em janeiro de 2008. Neste discurso, o Wal-Mart comprometeu-se a tornar as operações da empresa na China mais sustentáveis e criar um suprimento global mais ambientalmente e socialmente responsável.

Perfil do Wal-Mart Stores, Inc. (NYSE: WMT) - O Wal-Mart Stores, Inc. opera as lojas de desconto Wal-Mart Supercenter, Lojas de Vizinhança e Sam's Club nos Estados Unidos. A empresa opera na Argentina, Brasil, Canadá, China, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Japão, México, Nicarágua, Porto Rico e no Reino Unido, e através de uma joint venture na Índia. O capital social da empresa está listado na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo WMT. | www.walmartstores.com . No Brasil | www.walmart.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira