Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2008 - 10:21

“Feira de Histórias” inicia o mês de novembro com homenagem a Machado de Assis

No dia 1º de novembro, sábado, o projeto “Feira de Histórias” (Feira Tom Jobim - Avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo) faz uma homenagem especial ao escritor Machado de Assis com o espetáculo “Contos de Machado de Assis”. A apresentação será comandada pelo Grupo Morandubetá de Contadores de Histórias, do Rio de Janeiro. Promovida pelo Instituto Cultural Aletria, a apresentação começa às 11h e termina às 13h e é destinada ao público de todas as idades.

“A idéia do espetáculo nasceu da vontade de contar um pouco da história de Machado de Assis e alguns de seus contos, quando constatamos que passados 100 anos de sua morte esse genial autor continua vivo na nossa literatura”, comenta Benita Prieto, integrante do grupo. Além disso, o grupo pretende convidar o público a olhar o escritor através da voz do contador que irá narrar contos costurados por fatos reais. Será uma aula viva. Durante o roteiro haverá a intervenção de imagens que retratam a época narrada. Também estarão em cena os ‘fantasmas’ de Capitu e Bentinho que vêm defender suas posições perante o romance Dom Casmurro. ‘Idéias de canário’, ‘Pai contra mãe’, ‘O bilhete’, ‘Um apólogo’ são alguns contos que fazem parte da apresentação.

O Grupo Morandubetá é formado por Benita Prieto, Celso Sisto, Eliana Yunes e Lúcia Fidalgo. Junto, eles formam a história de um grupo que desde 1990 vem desenvolvendo seu trabalho de pesquisa sobre a narração oral, com o objetivo de promover a literatura. São 5.000 espetáculos registrados no Brasil e no exterior, em seminários, congressos, hospitais, escolas, feiras de livros, centros culturais, museus, teatros, bibliotecas, rádios e TV’S.

O projeto “Feira de Histórias” faz parte da revitalização da Feira Tom Jobim, a tradicional “Feirinha do Arnaldo” por situar-se na Av. Bernardo Monteiro com Av. Brasil, próximo ao Colégio Arnaldo. A iniciativa visa a diversificação e a ampliação do público visitante, que aumentou muito depois das apresentações semanais dos contadores de histórias. A entrada é franca e o projeto tem apoio cultural da Copasa.

O Instituto Cultural Aletria é parceiro da Associação dos Expositores da Feira Tom Jobim e tem o objetivo de preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil. É uma Editora e Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, promovendo cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos.

“Feira de Histórias – “Contos de Machado de Assis”“, dia 1º de novembro de 2008 (sábado), das11h às 13h (Feira de Histórias) – 13h às 17h (shows musicais), no Av. Bernardo Monteiro, s/n, entre a Av. Brasil e a Rua dos Otoni – Funcionários. Informações: (31) 3296-7903 (Instituto Cultural Aletria - Belo Horizonte – MG).Entrada Franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira