Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2008 - 09:07

Nokia Siemens Networks finaliza expedição “Conectando o Brasil” com sucesso

Redes de telefonia móvel e acesso à Internet foram implementadas nas cidades de Cravolândia e Muniz Ferreira, proporcionando todas as facilidades da comunicação móvel à população.

A Nokia Siemens Networks acaba de concluir as atividades da Expedição Conectando o Brasil. O projeto, realizado em parceria com a Oi, Nokia, HUGHES e Intelsat, teve como desafio levar o acesso à telefonia celular e Internet até cidades, vilas e povoados remotos, ainda sem acesso a essa tecnologia. Tendo como infra-estrutura a solução Village Connection, desenvolvida pela Nokia Siemens Networks, redes de celulares foram rapidamente implementadas nas cidades de Cravolândia e Muniz Ferreira, no interior da Bahia, proporcionando à população altamente carente de recursos de telefonia, todas as facilidades da comunicação móvel.

Para prover o acesso, a Nokia Simens Networks utilizou a Village Connection, solução compacta, facilmente transportada dentro de um carro e dotada de todos os recursos necessários para a criação de uma rede de telefonia móvel e acesso à Internet em menos de duas horas. Para este teste, a rede funcionou unicamente via satélite, em função do trabalho dos provedores HUGHES e Intelsat. A configuração utilizada no interior da Bahia utilizou o sistema de satélite de banda larga da HUGHES, gerenciado pelo seu Centro de Operações de Rede localizado no Brasil, assim como a capacidade de satélites da Intelsat, instalada em sua ampla frota de satélites na região do Oceano Atlântico. Com essa combinação, a população das cidades de Muniz Ferreira e Cravolândia conseguiu realizar chamadas, enviar torpedos e acessar a Internet.

A Expedição - A primeira cidade atendida pelo sistema Village Connection foi Muniz Ferreira, município com 6 mil habitantes. Antes da expedição, o uso do telefone celular estava limitado somente a alguns pontos da cidade, obrigando as pessoas a caminharem mais de dois quilômetros para a realização de uma chamada. Foram distribuídos 15 celulares para moradores e autoridades com os mais diferentes perfis e, ao longo de uma semana, as pessoas puderam testar as facilidades proporcionadas pela comunicação móvel.

Janice Longa, proprietária da única pousada da cidade de Muniz Ferreira, foi uma das pessoas que recebeu o aparelho para testar: “O celular faz muita falta aqui. Tenho hóspedes que ao perceberem que não existe sinal de celular em Muniz Ferreira, preferem ficar em outras cidades. Nesses dias em que tive o celular ficou tudo muito mais fácil, consegui achar fornecedores e aceitar pedidos de reserva mesmo fora da pousada”, contou Janice.

Já o agricultor José Isidorio de Farias acredita ter evitado várias viagens por conta do celular entregue pela Nokia Siemens. “Eu fico o tempo todo fora de casa. Além de trabalhar na fazenda, entrego carnes no comércio da região e preciso ser localizado pelos clientes, mas como aqui não pega celular, o jeito é falar com eles só no final do dia. Com o celular pude ser encontrado, atendi novos pedidos, não precisei viajar à toa. Acho que economizei mais de 400 km de estrada”.

A mesma experiência de Muniz Ferreira foi repetida na cidade de Cravolândia, distante 125 km, onde também não existe qualquer serviços de comunicação móvel. Para se comunicar, a cidade de Cravolândia conta com a criatividade. Há caixas de som por todas as ruas e o prefeito Paulo César Argolo só anda pela cidade com um telefone sem fio, dotado de uma antena de mais de um metro, para poder ser encontrado fora do gabinete da Prefeitura.

“Esses dias com celular mudou muito a nossa vida. O uso aqui iria além do conforto, poderíamos reduzir os nossos custos. Temos muitos moradores na zona rural e sempre que precisamos falar com eles, temos que nos deslocar até lá. Isso é dinheiro gasto. Também seria importante ter o celular para aumentar a segurança das comunidades. Temos casos de pessoas que foram picadas por cobra e não conseguiram ser atendidas em tempo pela falta de comunicação. A internet que temos hoje é muito precária e uma rede melhor também traria diversas melhorias para a população”, contou o prefeito.

O acesso à internet também foi possibilitado pelo sistema Village Connection e, graças à tecnologia, diversos alunos da zona rural de Cravolândia tiveram, pela primeira vez, contato com a rede mundial de computadores. “Nossa educação é muito carente, não temos nada de tecnologia. A internet é uma ferramenta muito importante para o conhecimento. Nesta breve experiência os alunos e eu nos demos conta de como podemos ir muito além da sala de aula”, contou o professor Florisvaldo Ribeiro, que acompanhou os alunos na experiência.

Utilizações avançadas do celular também foram vislumbradas pela população, como sugeriu Mônica Machado, médica de Cravolândia, ao imaginar um aplicativo capaz de avisar as pessoas, por meio do SMS, que é hora de tomar os medicamentos. “Seria um grande auxílio para diabéticos e hipertensos. As pessoas alegam que esquecem do remédio e esse lembrete aumentaria a eficácia do tratamento”.

O Funcionamento - Do ponto de vista técnico, a Village Connection funciona como uma estação de serviços móveis autônoma, em que todas as ligações internas são processadas localmente, o que reduz substancialmente os custos totais de operação.

“Além de proporcionar a tecnologia GSM de baixo custo para essas localidades, seu modelo de negócios tem o potencial de viabilizar a geração de empregos locais, incluindo aplicações capazes de melhorar o padrão de vida da população”, diz Mario Baumgarten, diretor de relações corporativas da Nokia Siemens Networks para a América Latina.

Na Índia, onde a solução Village Connection está sob testes e aprimoramento desde 2006, verificou-se ampla aceitação da população assim como a viabilidade comercial em diversos ambientes de baixa renda. “O projeto está dando certo em regiões onde os assinantes gastam apenas U$ 3 mensais para telecomunicações. Acreditamos que essa viabilidade econômica possa ser replicada em contextos similares no Brasil”, conclui Baumgarten. Ao longo da expedição, os moradores mais carentes de Cravolândia e Muniz Ferreira disseram estar dispostos a gastar até R$ 15 por mês com o uso de telefone.

“A previsão é de que até 2015, 5 bilhões de pessoas estejam conectadas. E é dentro do propósito e exercício da Responsabilidade Social Corporativa, que a Nokia Siemens Networks e seus parceiros nesta expedição, desenvolvem esse tipo de projeto, buscando estender os benefícios do progresso às populações mais carentes, colaborando com as Metas do Milênio e outras mais“, finaliza Baumgarten.

A Solução Village Connection - Equipamentos de transmissão terrestre ou via satélite são instalados junto à rede de telefonia GSM mais próxima à região, assim como junto à vila ou povoado recebendo a solução Village Connection, interconectando-a ao resto do país assim como ao resto do mundo. Cabe à Nokia Siemens Networks a responsabilidade de fornecer todo o kit de equipamentos para instalação, operação, administração e manutenção da solução. | Site: www.expedicao.nokiasiemensnetworks.com

Perfil Nokia Siemens Networks - A Nokia Siemens Networks é líder global no fornecimento de serviços de comunicações. A companhia provê um completo e equilibrado portfólio de soluções para infra-estrutura de redes móveis e fixas e atende à crescente demanda por serviços com aproximadamente 20 mil profissionais em todo o mundo. A Nokia Siemens Networks tem operações em 150 países e está sediada em Espoo, Finlândia. | www.nokiasiemensnetworks.com

Perfil da Nokia - A Nokia é líder mundial em mobilidade, contribuindo para a transformação e o crescimento das indústrias convergentes de comunicação e Internet. Oferecemos dispositivos móveis com serviços e softwares que proporcionam experiências de música, navegação, vídeo, televisão, imagem, jogos e mobilidade corporativa. Outro foco de negócio da Nokia é o desenvolvimento de serviços de Internet, assim como nossas soluções corporativas. | www.nokia.com.br.

Perfil da Oi - A Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento e número de telefones fixos em serviço. Com controle 100% nacional, a empresa foi a primeira do país a oferecer serviços convergentes e integrados de telecomunicações. Suas ofertas abrangem telefonia fixa, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e televisão por assinatura. A imagem da Oi reflete um estilo de vida ligado a ousadia, inovação, confiabilidade e inteligência. O slogan Simples assim resume a identidade da empresa.

Perfil da HUGHES - A HUGHES, empresa fornecedora de serviços corporativos para telecomunicações via satélite, é líder de mercado com 56% de participação mundial de acordo com pesquisas realizadas pela consultoria inglesa COMSYS. O faturamento mundial da empresa em 2007 foi de US$ 1 bilhão e a HUGHES emprega cerca de 3 mil funcionários em todo o mundo e 75 colaboradores estão alocados no Brasil. A HUGHES oferece cobertura em qualquer ponto do território nacional, sem restrições de distância ou relevo. O serviço também está disponível nos Estados Unidos, na Europa, Índia, China e em toda a América do Sul. Por meio do HughesNet, serviço de rede IP em banda larga via satélite, empresas que necessitam de comunicação em pontos distantes do Brasil e da América do Sul desprovidos de infra-estrutura de comunicação tradicional, podem realizá-la via satélite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira