Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2007 - 10:14

American BankNote tem lucro líquido 22% maior em 2006


Em forte ritmo de crescimento, companhia supera expectativas e vende 30% a mais de cartões em 2006.

A American BankNote (Bovespa: ABNB3), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos no Brasil, fechou 2006 com um aumento de 22% em seu lucro líquido, em um total de R$ 66,7 milhões. Já o lucro bruto anual da companhia acumulou R$ 121,6 milhões, com crescimento de 20% sobre o ano passado.

A expansão de mais de 30% no volume vendido de cartões, além do crescimento de 18% do lucro advindo dos serviços de Sistemas de Identificação foram fatores fundamentais para o acréscimo nos lucros da ABNote. Segundo a companhia, o forte crescimento nos lucros no ano de 2006 também foi impulsionado pela integração bem sucedida dos ativos adquiridos da CSM, uma das principais empresas no setor de cartões telefônicos no Brasil e adquirida pela ABNote em 2005.

O cenário econômico em 2006, ano da abertura de capital da companhia no Novo Mercado da Bovespa, se mostrou muito favorável aos negócios da ABNote. A baixa inflação, redução da taxa de juros e, finalmente, a expansão do crédito contribuíram diretamente para o aquecimento da demanda por seus produtos.

Os resultados da companhia, anunciados no dia 28 (quarta-feira), refletem um forte ritmo de crescimento, superando as metas estabelecidas pela empresa. Em 2006 foram atingidos os maiores níveis de vendas e EBITDA (Resultado antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização), indicador que atingiu a marca recorde de R$ 112,9 milhões, 25% acima do ano anterior. A margem EBITDA alcançou 27%, o melhor resultado registrado na história da American BankNote nos últimos 6 anos.

A receita líquida da companhia totalizou R$ 419,6 milhões em 2006, um resultado composto por receitas com a venda de cartões 24% maiores e receitas dos sistemas de identificação 8% maiores do que as apresentadas em 2005. Em contrapartida, o segmento de serviços gráficos apresentou redução de 11% na receita líquida em relação a 2005.

O segmento de cartões, atualmente a principal atividade da ABNote, representou em 2006 45% da receita líquida e 55,5 % do EBITDA da companhia. No ano foram vendidos 651,4 milhões de cartões, 30% a mais do que o ano anterior. O destaque de vendas se deu na categoria de scratch cards ou “raspadinhas”, comumente utilizados pelas operadoras de telefonia para a recarga de celulares pré-pagos. Os scratch cards passaram a representar 65% das vendas de cartões, fruto da maior penetração no mercado dos telefones celulares.

Na divisão de sistemas de identificação, que engloba impressões de alta segurança (como documentos de propriedade de veículos e selos para a autenticação de documentos em cartórios) e documentos com informações personalizadas, a companhia fechou o ano com 7,6 milhões de carteiras de identidade emitidas, um volume 7% maior do que em 2005. Apenas no último trimestre de 2006, o volume de emissões de carteiras de habilitação e identidade superou em 40% os níveis alcançados no mesmo período do ano anterior.

Os serviços de impressão gráfica e eletrônica de extratos bancários, talões de cheques, faturas de empresas e outras impressões personalizadas apresentaram uma retração de 19,5% de toneladas de papel processado e uma redução de 11% de receita líquida. A companhia pretende alavancar seu desempenho neste campo de atuação com a realocação da atual fábrica de serviços gráficos em uma nova unidade em Sorocaba, onde adquiriu uma nova unidade no começo deste ano. No entanto, a grande expectativa para este segmento está na implementação da infra-estrutura do Correio Híbrido, aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em outubro de 2006, e que, em última instância, permitirá à ABNote aprimorar sua estrutura de custos dos serviços de impressão. A primeira etapa do projeto deverá estar concluída no segundo semestre de 2007.

Perfil da American BankNote - A American BankNote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos no Brasil. A Companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange o âmbito nacional, contando com 5 fábricas e 36 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American BankNote uma empresa única no mercado brasileiro.

Os principais produtos e serviços da ABNote, que envolvem tecnologia e segurança que busca evitar adulterações e falsificações, podem ser encontrados em cartões de crédito e de débito, documentos de identidade, carteiras de habilitação e talões de cheque, dentre outros. Além disso, a Companhia presta serviços para empresas do setor público e privado, dentre as quais Telemar, Bradesco, Itaú e outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira