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01/03/2007 - 10:14

Pesquisa da ubv revela perfil do consumidor de piratas no Brasil

A partir da Pesquisa, o setor de vídeo doméstico traçará o caminho para melhor sensibilizar a população com relação à prática da pirataria.

Com o intuito de traçar um perfil dos hábitos e atitudes dos consumidores de vídeos e DVDs no Brasil, a União Brasileira do Vídeo realizou, por meio da Datafolha, uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que englobou os principais Estados brasileiros e um público de homens e mulheres entre 16 e 54 anos, classes A, B e C. A pesquisa quantitativa foi realizada em novembro de 2006, com 535 pessoas. Além de traçar um perfil do mercado consumidor de filmes, a pesquisa abordou com intensidade a questão da pirataria.

Segundo Arturo Netto, diretor-executivo da UBV, “este foi o primeiro estudo voltado para uma compreesão profunda de como a população brasileira enxerga a pirataria do setor de vídeo doméstico. A partir da pesquisa, a indústria quer trabalhar as mensagens adequadas a fim de sensibilizar e conscientizar a população de que a compra de produtos piratas é uma atitude que vai gerar profundas consequências em outros setores de sua vida e para a sociedade“.

Um dos pontos mais importantes, comprovados pela Pesquisa é a de que a grande parte da população desconhece a relação entre pirataria e crime organizado e que o consumo de pirataria é um dos mantenedores da violência e crime no País.

A população entrevistada que só compra filme original ocupa 35% do mercado consumidor – é um grupo que se diferencia por ser adulto, com melhor formação educacional e poder aquisitivo. Já os que compram filmes piratas totalizam 17% do mercado e são adultos, com maior proporção entre casados, menos favorecido economicamente e de menor escolaridade. Ainda é pequena a proporção dos que baixam pela Internet (3%) e dos que copiam (2%), hábitos de um público mais jovem, solteiros e de nível superior. Neste grupo é alta a taxa de estudantes (28%). A pesquisa demonstrou que 20% da amostra têm o hábito tanto de consumir filmes originais, como piratas.

É importante destacar um ranking com a participação dos entrevistados, relacionados por Estado. Dentro da amostragem dos 17% que consomem produtos piratas: . 24,59% são de Brasília | . 22,22% são de Belo Horizonte | . 20,66% são de Recife | . 13,49% são de São Paulo | . 9,52% são do Rio de Janeiro | . 9,52% são de Porto Alegre

Com relação à proporção de filmes originais e pirateados que são alugados ou comprados, no período de um mês, percebe-se que se costuma alugar 6 filmes, comprar 1 filme original, 3 piratas, baixar 3 filmes e copiar 2.

Um dos diferenciais dos DVDs originais – a inclusão dos “extras” (bastidores da filmagem, cenas cortadas, entrevistas com os atores e diretores) são um grande atrativo para seu consumo. Dentre os que compram originais, 58% assistem aos extras, 47% gostam de colecionar os filmes e 46% compram para presentear. Outra característica apresentada na Pesquisa Qualitativa foi a “vergonha” na hora de comprar o filme pirata – as pessoas não compram ilegais para dar de presente e nem colocam a mostra (nas prateleiras) em sua casa. O DVD original é bastante valorizado, representando prestígio.

A imagem da pirataria – MPA lança trailer como uma primeira ação do setor - A Pesquisa procurou traçar um perfil da imagem da pirataria entre os entrevistados. Um dos fatos demonstrados foi o prazer e a satisfação que o consumo de filmes originais traz: 96% gostam dos originais pela boa qualidade do som, imagem, legendas, embalagem e 84% dizem ter prazer em comprá-los. A postura contra a pirataria é quase unânime (81% declaram ser contra a pirataria, 76% acham que a pirataria é um crime e deve ser punido e, 76%, que comprar ou baixar filme pirata não compensa).

A pirataria, em alguns casos, é considerada prejudicial, pois sua prática pode trazer prejuízos: 65% consideram que baixar filmes da Internet pode trazer vírus; 64% acreditam que filmes piratas estragam o aparelho. Muitos tiveram experiências que comprovam estes posicionamentos.

Os entrevistados apontaram que a mensagem correta para diminuir a prática de pirataria seria por meio de uma campanha educativa de longo prazo (82% concordam), que abordasse a questão ética. A Motion Picture Association – MPA – apresentou seu novo trailer antipirataria para análise dos entrevistados da Pesquisa qualitativa. “O resultado motivou o lançamento deste trailer, que é parte de uma campanha regional que teve início no México – em cinemas e DVDs”, explica Steve Solot, vice-presidente da MPA para a América Latina. “As pessoas realmente consideram que o trailer gera reflexão sobre o tema e que as crianças devem saber o que é pirataria desde a infância”, diz.

Com duração de 1’, o trailer começa a ser exibido antes dos filmes, em 450 salas espalhadas pelo Brasil, e tem como apelo a questão ética, instigando os pais a pensar em como sua postura pode influenciar as ações dos filhos, principalmente com relação às questões como educação e crime. No trailer, pai e filho discutem a questão da pirataria quando o pai, ao levar um filme pirata para casa, abre espaço para o filho achar que “colar” na prova é algo também moralmente permitido.

A iniciativa visa intensificar as ações da indústria cinematográfica no combate à pirataria, uma vez que as empresas desse setor são as principais afetadas pelo crime, que influencia diretamente a economia do País devido à perda de impostos. O lançamento do trailer é a primeira ação de 2007.

Perfil da União Brasileira do Vídeo – As associadas da UBV representam 90% do mercado de vídeo doméstico no Brasil e compreendem empresas brasileiras independentes (Califórnia Filmes, Europa Filmes, Imagem Filmes, Paris Filmes, Playarte, Som Livre e Vídeo Filmes), os estúdios norte-americanos (Buena Vista International Inc., Columbia TriStar Film Distributors International, Paramount Pictures Corporation, Twentieth Century Fox International Corporation, Universal International Films Inc. e Warner Bros. Pictures International), a MPA, editora especializada NBO Editora e os laboratórios de reprodução e laboratórios de reprodução (Microservice, Novodisc e Videolar).

Perfil da Motion Picture Association – A MPA é uma associação que representa os seis maiores estúdios americanos que produzem e distribuem conteúdo audiovisual para os setores de cinema, vídeo doméstico (VHS e DVD) e televisão aberta e paga. São eles: Buena Vista International Inc., Columbia TriStar Film Distributors International, Paramount Pictures Corporation, Twentieth Century Fox International Corporation, Universal International Films Inc. e Warner Bros. Pictures International.

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