Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2008 - 10:41

População de São Paulo ganha semana cultural gratuita

Semana Ticket é Cultura, em sua segunda edição, oferece acesso à cultura de qualidade à população paulistana.

Uma semana de inclusão cultural com museus, cinema, teatro, circo e apresentações musicais gratuitas na cidade de São Paulo. Esse é o objetivo da “Semana Ticket é Cultura”, promovida pela empresa líder no segmento de refeição e alimentação-convênio, a Ticket. Ela acontecerá, pela segunda vez, na capital paulista, em 35 locais – 28 deles localizados na periferia de São Paulo. As atividades acontecem de 1 a 9 de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, no dia 5 de novembro. A expectativa da companhia é levar acesso à cultura para 22 mil pessoas durante os nove dias.

“A Ticket sempre esteve voltada para o desenvolvimento de soluções que trouxessem benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nossa meta é cada vez mais expandir o conceito de ‘acesso’ e promover uma verdadeira inclusão social, por meio da democratização da cultura, colaborando para o desenvolvimento pessoal e completo do indivíduo”, explica Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Produtos PAT da Ticket”. Segundo o executivo, essa ação foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura, no qual mostra que 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos, uma vez por ano. Ainda de acordo a Central do Circo, apenas 2% da população freqüentam os circos e 5% vão ao teatro. A pesquisa também detalha que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros.

Estão no roteiro diversas unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), centros culturais e entidades de diversas localidades (ver lista abaixo). Completam o circuito espaços culturais tradicionais como o Museu da Arte Moderna (MAM) e a OCA - ambos no Parque do Ibirapuera -, Espaço R.Augusta com Caio Prado, Galeria Olido e Teatro Jaraguá - os três últimos localizados no Centro.

[ Programação completa no site: www.ticket.com.br/cultura].

Uma das novidades da segunda edição da Semana Ticket é Cultura será as oficinas circenses oferecidas pelo Circomunidade. Ao todos serão 14 atividades de técnicas circenses em sete lugares diferentes da cidade. O Circomunidade também apresentará espetáculos de circo-trapézio itinerante em cenário mutável, enquanto no Espaço R. Augusta com Caio Prado será montada uma lona, para o espetáculo da temporada 2008 do Circo Zanni. A música estará presente por meio do conjunto Pequiá, criado em 2007, com a proposta de fazer um resgate da música popular brasileira com arranjos e harmonias diferenciadas.

Também estarão em exibição, durante toda a semana, oito longas-metragens nacionais, sempre precedidos de um curta-metragem também brasileiro. A mostra tem o propósito de valorizar a produção nacional e tem o apoio da Associação do Audiovisual Paulista. Poderão ser vistos filmes como Polaróides Urbanas, A Dona da História e Trair e Coçar é só Começar. Para quem gosta de teatro, serão oito opções gratuitas de peças infantis, realizadas pela Mamberti Produções.

Participam ainda da Semana Ticket é Cultura o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a OCA. O MAM receberá a mostra Smetak Imprevisto, uma exposição interativa que aborda a vida e obra de Anton Walter Smetak, músico nascido na Suíça e adotado oficialmente pela Bahia. Smetak transformou o fazer música em despertar consciências, o instrumento musical em Plástica Sonora, o pensamento em extravagante realidade textual, teatral e poética. Além da mostra Stemak, o MAM trará COVER = Reencenação + Repetição. Esta exposição explora a recriação de ícones da arte, movimentos artísticos e fatos históricos com obras inéditas brasileiras e internacionais. Já a OCA terá a exposição “MAM 60 anos” e apresentará pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias, performances, vídeos, gravuras e objetos alusivos aos sessenta anos do museuO encerramento do evento, no dia 9 de novembro, será marcado com diversas atividades culturais no Parque do Ibirapuera, que recebe milhares de pessoas todos os domingos. Lá, os visitantes poderão acompanhar as performances do circo-trapézio em uma apresentação única, às 15h, na Praça da Marinha (entre a Marquise e o Portão 10) . Também, no mesmo local, às 10h e 14h, poderão assistir à peça Tarde das Palhaçadas, que traz de volta a magia do universo infantil. E no auditório do MAM, a partir das 11h30, apresentação da peça teatral “E se as Histórias fossem Diferentes?” e ao filme “Garoto Cósmico”.

Para divulgar a segunda Semana Ticket é Cultura, a Ticket investirá em uma campanha integrada que envolve folders, cartazes distribuídos nas localidades próximas de onde acontecerão as apresentações, banners, e-mail marketing e um hotsite exclusivo com todo o conteúdo informativo e programação do evento (www.ticket.com.br/cultura). “Toda a campanha reforça nosso posicionamento orientado para a construção de um futuro melhor baseado no bem-estar global dos indivíduos. Por isso nossa meta é promover o acesso das diversas expressões da arte brasileira àqueles que nunca tiveram oportunidade de apreciá-los”, afirma Rodrigo Cândido, gerente de Marca e Comunicação Institucional.

1ª Semana Ticket é Cultura - A estréia da Semana Ticket é Cultura, em 2007, proporcionou acesso a cultura para mais de 15 mil pessoas. Este resultado superou em três vezes a expectativa de público e levou oito mil visitantes aos museus Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MAM, e outros sete mil espectadores à Mostra Ticket de Cinema. Com isso, a população de São Paulo teve a possibilidade de assistir a grandes produções do cinema brasileiro e estar diante de algumas das mais importantes obras de arte do mundo. “A Semana Ticket é Cultura foi mais um projeto pioneiro da Ticket, cujo sucesso está refletido no resultado da 1ª edição. Para 2008, além de aumentar o número de participantes estamos levando à população de São Paulo novas atrações culturais, como teatro, circo e música, além de ampliar também a quantidade de locais, o que facilitará ainda mais o acesso”, conclui Rodrigo Cândido.

Perfil d a Ticket - Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 32 anos de atuação no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 53 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv´ e Build Up - braço de serviços do grupo Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços, presente no País há 32 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira