Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2008 - 10:52

Renault apresenta o "Sand´up", primeiro carro conceito da marca desenvolvido inteiramente no Brasil

A Renault do Brasil desafiou a criatividade de sua equipe Renault Design América Latina (RDAL) - centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil –, e o resultado do trabalho realizado pelos profissionais do RDAL, em parceria com outras áreas da empresa (Marketing, Produto e Engenharia), é um carro conceito 2+2, equipado com um teto rígido (hard top), capaz de se transformar em conversível ou picape, de acordo com o gosto e as necessidades do motorista.

Esta será a primeira vez que o estande da Renault do Brasil no Salão Internacional do Automóvel contará com um carro-conceito totalmente desenvolvido no Brasil. Com isso, a Renault reafirma a sua meta de desenvolver produtos cada vez mais adequados ao perfil e necessidades dos consumidores latino-americanos.

Baseado no Sandero Stepway – recém-lançado no Brasil e uma das principais atrações do estande da Renault do Brasil -, o carro-conceito “Sand’up Concept” tem como principal característica aliar o prazer de um conversível com as funcionalidades de uma picape. “Nós pensamos em um modelo versátil, sem equivalente no Brasil, que contasse com soluções inteligentes, além de um desenho externo jovial. O ’Sand’up Concept’ transporta confortavelmente quatro pessoas e foi totalmente desenvolvido pela equipe de designers do RDAL”, explica Vincent Pedretti, Designer Chefe do “Renault Design América Latina.

Quem olha pela primeira vez o “Sand’up Concept” percebe a jovialidade e a esportividade de seu desenho externo, assim como os mínimos detalhes do seu acabamento. “A equipe de profissionais do ‘Renault Design América Latina’ foi em busca de materiais/conceitos modernos e de alta tecnologia que traduzissem o perfil do cliente deste carro-conceito, que valoriza a esportividade, sem que isso represente abrir mão do requinte e do conforto”, explica Vincent.

Embora tenha o mesmo comprimento e a mesma distância entre-eixos do Sandero Stepway, o “Sand’up Concept” é ligeiramente mais largo (1,80 m contra 1,74m).

A carroceria do carro-conceito “Sand’up Concept” é pintada na cor cinza de alto efeito, o que reforça a sofisticação e a robustez. A esportividade natural do desenho externo desse concept car é reforçada pela presença de detalhes no tom vermelho, que remetem ao mundo das roupas esportivas, e acabamentos em alumínio.

Na parte frontal, o “Sand’up Concept” conta com um desenho semelhante ao do Sandero Stepway. As proteções perfeitamente integradas e harmoniosas, sustentadas pelo tom vermelho, conferem a este carro conceito uma personalidade própria. Nas laterais estão instaladas amplas portas, com sistema de abertura inédito neste segmento, que facilitam o acesso aos bancos traseiros.

O desenho das rodas acentua o caráter inédito do “Sand’up Concept”. “O design exclusivo e moderno dessas rodas e o acabamento dado a elas nos permitem compará-las aos materiais encontrados nos mais modernos calçados esportivos”, explica Vincent Pedretii.

Na traseira do “Sand’up Concept” encontramos o mesmo padrão de integração dos acabamentos de proteção, com destaque para a dupla saída esportiva de escapamento, no formato trapezoidal. Completa o visual da traseira do “Sand’up Concept” as lanternas do tipo “fumê”, que estão em perfeita sintonia com os faróis dianteiros e conferem uma combinação entre tecnologia e esportividade. Essas lanternas traseiras contam com uma tecnologia de leds que contribui para a modernidade e aumenta o nível de visibilidade noturna.

Flexibilidade é a palavra chave - O “Sand’up Concept” é um veículo modulável, que passa rapidamente da configuração picape para cupê. O desafio dos designers que trabalharam neste projeto, foi o de criar um hard top que fosse harmônico com o restante do modelo. “Tomamos o cuidado também de utilizar um material leve e de fácil manuseio”, completa Pedretti.

Quando o “Sand’up Concept” está na forma de coupé, o acesso à parte traseira do veículo é feito pelo “clamshell”, cuja abertura se dá em duas partes: a parte de baixo da carroceria é independente da capota.

“Sand’up Concept” apresenta soluções inteligentes - Para fazer com que a caçamba do “Sand’up Concept” tivesse a “flexibilidade” necessária para o transporte dos mais variados objetos, a equipe do “Renault Design América Latina” criou um inteligente mecanismo que alonga o assoalho do veículo. Graças ao sistema corrediço, o “Sand’up Concept” fica até 40 centímetros mais longo. Nesta configuração, a caçamba passa a contar com 1,7 metro de comprimento, espaço suficiente para transportar, por exemplo, motocicletas, jet skis, bicicletas e pranchas de surfe. A capacidade de carga é de 500 quilos.

Também chama a atenção o sistema eletro-hidráulico de abertura das portas do “Sand’up Concept”. Um mecanismo parecido com o usado pela Renault no carro conceito “Laguna Coupé Concept”. As portas são em policarbonato e permitem uma ampla visão lateral, o que dá a sensação de liberdade, além de ampliar o contato dos ocupantes com as paisagens e os níveis de luminosidade no interior do habitáculo.

Duas pequenas câmeras instaladas no local dos “antigos” retrovisores e voltadas para a parte de trás do veículo cumprem a função do obsoleto espelho. As imagens captadas por essa câmera são transmitidas em um monitor (do tipo LCD) de formato trapezoidal, instalado no painel de instrumentos.

Interior diferenciado para até quatro pessoas - A modularidade é o ponto forte do interior do “Sand’up Concept”. Integradas aos encostos dos bancos dianteiros estão duas pequenas maletas, que podem ser removidas e utilizadas como bolsa ou valise.

O banco traseiro leva duas pessoas com conforto e espaço. Dobrando-se o encosto, surge um assoalho e o carro fica pronto para se transformar numa picape.

Na parte interna do habitáculo, foi feito um “link” com o exterior moderno e robusto do carro-conceito “Sand’up Concept”. O tom cinza escuro é misturado a uma nuance mais clara da cor cinza, dando movimento e contraste ao interior desse concept car.

Detalhes em alumínio foram utilizados nos anéis das saídas de ar, nos bancos e em outros itens, transmitindo esportividade e requinte. O moderno tom vermelho dá uma personalidade única ao “Sand’up Concept”.

O painel do “Sand’up Concept” é inspirado no Sandero. Os mostradores do quadro de instrumentos (velocímetro e conta-giros) são diferenciados. No centro do painel de instrumentos, os comandos de informações (rádio e GPS) e de vida a bordo (ar-condicionado) estão agrupados em uma única área.

Força em qualquer regime de rotação - O “Sand’up Concept” é equipado com a moderna e potente motorização bicombustível (álcool e/ou gasolina) 1.6 16V Hi-Flex - o mesmo propulsor utilizado pela Renault do Brasil nos modelos Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane, entre outros. Trata-se de um motor eficiente e resistente, produzido pela Fábrica de Motores instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná.

O carro-conceito “Sand’up Concept” desenvolve a potência máxima é de 107 cv (gasolina) e 112 cv (álcool), a 5.750 rpm. O torque máximo deste carro-conceito é de 15,1 kgfm (a gasolina) e 15,5 kgfm (álcool). A tração é dianteira; e o câmbio é manual de cinco marchas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira