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29/10/2008 - 10:56

Honda no Salão Internacional do Automóvel 2008


Desde 1997, quando abriu as portas da fábrica de Sumaré e começou a produção nacional, a Honda Automóveis se mostrou atenta aos anseios de um exigente consumidor. Desenvolvidos com muita qualidade e tecnologia de ponta, seus veículos ganharam rapidamente a confiabilidade. Até hoje, contabiliza mais de 500 mil unidades produzidas no Brasil. Para atender a demanda, a empresa ampliou recentemente sua capacidade produtiva 650 unidades diárias.

Também deu início ao Power Train, setor responsável pelo desenvolvimento dos principais processos para a fabricação de motores (fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes) e que até então eram importados do Japão. Após 11 anos de atividades, a Honda Automóveis contabiliza números expressivos, como os US$ 500 milhões acumulados em investimentos e os quase três mil colaboradores atuantes somente na Unidade de Sumaré.

O compromisso com a sociedade também se estende para soluções socialmente responsáveis, ecologicamente conscientes e economicamente viáveis com a aplicação do Green Factory (Fábrica Ecológica). Assim como em todas as unidades do mundo, o programa procura inovar o processo produtivo, reduzindo resíduos na produção, maximizando o uso eficiente de energia para proteger o meio-ambiente e promovendo ações de cunho social. Toda essa trajetória de sucesso da Honda Automóveis também se deve ao envolvimento de sua rede credenciada. Hoje, são 150 concessionárias espalhadas pelos quatro cantos do país.

New Fit - Um novo carro. A expressão se enquadra perfeitamente à segunda geração do Honda Fit, que é apresentada oficialmente no Salão Internacional do Automóvel 2008. Tudo foi modificado. Um dos modelos mais vendidos de sua categoria e detentor de inúmeros prêmios na imprensa especializada, o monovolume da marca evoluiu em todos os aspectos. A começar pelo nome. Passa a se chamar New Fit. O número de versões também foi alterada. Antes, eram três. Agora, são quatro opções no mercado: 1.4l —LX e LXL— e 1.5l —EX e a novidade EXL.

O lado externo já dá uma noção de sua transformação. Seu design recebeu traços esportivos e o capô totalmente redesenhado com novas linhas afiladas. A qualidade do projeto está realçada no novo conjunto óptico, uma vez que está maior e marcante. Os faróis dianteiros, por exemplo, estão mais angulosos. As rodas de liga leve também mudaram. A partir de agora, a versão 1.4l (LX e LXL) conta com aro 15" e pneus 175/65. Já a versão 1.5l (EX e EXL) será comercializada com aro 16" e pneus 185/55.

Do lado interno, mais novidades. Ficou mais espaçoso, uma vez que suas dimensões (comprimento, largura, altura, bitola e entre eixos) foram aumentadas. Assim, o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está mais evidente na versão 2009. A segunda geração chega com o motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) em todas as suas versões. Um dos diferenciais é que a Honda aumentou em 25% a potência na versão 1.4l e 10% na versão 1.5l potência. A versão 1.4l produz 101 cv a 6.000 rpm, na utilização de álcool, e 100 cv a 6.000 rpm, quando for apenas gasolina. Todas possuem torque de 13 kgf.m a 4.800 rpm. Ou seja, mais potência e torque com baixo consumo de combustível.

O pioneirismo da marca está presente na transmissão automática de cinco velocidades. É o único de sua categoria —todas as versões também possuem transmissão manual de cinco velocidades. A tecnologia de ponta também está inserido. Seja com o moderno sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, ou com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos mesmo em colisões com veículos de diferentes portes e categorias.

O New Fit tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e está disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.

ASIMO - Em 1986, eram apenas pernas que simulavam movimentos humanos. Pouco tempo depois, foram acoplados cabeça, braço e corpo para assegurar equilíbrio e mais funcionalidade. Desde então, o desenvolvimento de robôs humanóides da Honda não pára de evoluir. São mais de 20 anos de pesquisas em mobilidade que culminaram num modelo “quase humano”. O ASIMO, sigla para Advanced Step in Innovative Mobility, faz de tudo. Basta ver sua nova geração, apresentada no final do ano passado e que é uma das atrações da marca no Salão Internacional do Automóvel 2008.

Essa versão mostra um robô de 1,20 m e 52 kg com capacidade para ultrapassar obstáculos, carregar uma bandeja, subir e descer escadas, auxiliar pedestres a andar na rua, chutar bola e até correr seis quilômetros por hora. E não pára por aí. O ASIMO, ao perceber o movimento de uma pessoa, pode escolher entre recuar, dando um passo atrás, e gentilmente ceder passagem ou desviar e seguir seu caminho. Com os avanços, a Honda dá mais um passo importante para o desenvolvimento de robôs humanóides que possam ser incluídos em um ambiente real, interajam e coexistam com as pessoas.

Com tantos atributos, transformou-se numa espécie de celebridade. Neste ano, fez inúmeras apresentações para aproximadamente cinco mil crianças vítimas do terremoto de Sichuan (China). Além disso, regeu a orquestra sinfônica de Detroit (EUA). Hoje, o ASIMO já atua como guia turístico em museus e como recepcionista em algumas empresas de tecnologia do Japão. Mas, no futuro, o humanóide poderá ser utilizado em outras tarefas, como no auxílio a pessoas com necessidades especiais, fazendo o papel de olhos, ouvidos, mãos e pernas para esses indivíduos. Alguém duvida disso?

HondaJet - A Honda sempre explorou outros meios de locomoção. Apostou em centros de estudos específicos e inaugurou, por exemplo, a fábrica da Honda Aircraft Company. O resultado dessa filosofia de trabalho é o HondaJet, primeira aeronave comercial desenvolvida pela Honda e que faz jus à reputação da companhia de constante evolução tecnológica. De alto padrão e com capacidade para transportar até oito passageiros, o HondaJet foi elaborado com foco especial na eficiência ergonômica, no conforto e na segurança de seus ocupantes. Sua primeira aparição pública ocorreu em 2005 com o vôo inaugural no EAA Airventure, maior evento de aviação do mundo, na Califórnia, EUA.

No ano passado, a aeronave passou por uma reformulação estética e utilizou toda a tecnologia de ponta para criar uma cabine de controle com material e layout diferenciados. É equipado com o motor HF118, que alia alta performance a baixo nível de emissão de poluentes. Detém ainda um software específico para otimizar o fluxo de ar dentro do equipamento, maximizando o desempenho. Além disso, os motores estão posicionados estrategicamente na superfície superior da asa, em uma exclusiva configuração que reduz a resistência em alta velocidade e aumenta a eficiência durante o vôo.

Com base na tecnologia de controle eletrônico, a Honda criou um sistema ultracompacto para gerenciar o desempenho e o funcionamento das turbinas da aeronave. Denominado Full Authority Digital Electronic Control (FADEC), o mecanismo oferece eficiência e confiabilidade, sem a necessidade de mecanismos auxiliares. Os jatos começaram a ser comercializados em outubro de 2006 nos Estados Unidos, Canadá e México e, em 2008, na Europa.

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