Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2008 - 09:47

Governador da primeira economia da Alemanha fala a empresários em São Paulo

Durante evento realizado pela Câmara Brasil-Alemanha, Dr. Jürgen Rüttgers mostrou otimismo em relação à crise econômica.

O governador da Renânia do Norte Vestfália, Dr. Jürgen Rüttgers, iniciou sua visita ao Brasil participando de reunião-almoço com cerca de 100 empresários, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em São Paulo. Em sua apresentação, o governador falou da próspera economia da Renânia do Norte Vestfália, que representa uma excelente oportunidade de negócios para o Brasil, mesmo diante da crise econômica.

A maioria dos executivos de empresas de origem alemã presentes no evento já demonstra cautela com relação à crise, mantendo os negócios em andamento e colocando os projetos em compasso de espera. Mas para Jürgen Rüttgers, a crise deve ser encarada como uma oportunidade de fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e a Renânia do Norte Vestfália. Em 2007, o Produto Interno Bruto do Estado foi de 529,4 bilhões de euros, o maior do país, representando 21,8% do PIB alemão.

No ano passado, as exportações do Estado para o Brasil cresceram 21% e as importações de produtos brasileiros foram 23% maiores em relação a 2006. Atualmente, a Renânia do Norte Vestfália mantém parcerias bem sucedidas com as subsidiárias brasileiras de empresas de origem alemã, como Bayer, Cognis, Dr. Oetker, Evonik, Felix Böttcher, Henkel, Kostal, Lanxess, Lufthansa, ThyssenKrupp e T-Systems. Mais de 723 mil empresas de pequeno e médio portes estão em atividade atualmente no Estado.

Dr. Jürgen Rüttgers destacou ainda a importância dos investimentos em educação para a formação de uma mão-de-obra altamente qualificada para atuar nas indústrias do Estado. Segundo ele, “a região é o coração industrial da Europa e pretende manter-se nessa posição”. Localizada no oeste da Alemanha, a Renânia do Norte Vestfália também é o Estado mais populoso do país, com 18 milhões de habitantes.

Perfil da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha - Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha (AHK) atua na ampliação do comércio bilateral entre o Brasil e a Alemanha, no incentivo à cooperação entre os países do Mercosul e da União Européia. Entre seus mais de 1.300 associados encontram-se, além das empresas de capital alemão instaladas no Brasil, companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, elas se beneficiam de uma rede de mais de 120 Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria espalhadas em 80 países, além das 83 entidades do gênero na Alemanha. A rede conta com 1.200 profissionais e 1.500 executivos que ocupam cargos honorários e oferecem apoio a 40 mil empresas com interesses direcionados ao relacionamento comercial e econômico com a Alemanha.

No Brasil, 11 cidades brasileiras contam com escritórios da Câmara Brasil-Alemanha – Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Curitiba, Goiânia, Natal, Rolândia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, sendo que esta estrutura está ligada às Câmara Binacionais da Argentina, Paraguai e Uruguai, formando a Aliança das Câmaras Alemãs no Mercosul. | Site: www.ahkbrasil.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira