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02/03/2007 - 08:22

Destinos turísticos posam para estilistas renomados do País

Após serem referências para a criação da coleção outono/inverno da moda brasileira, agora as belezas naturais e históricas das regiões brasileiras são pano de fundo para o ensaio fotográfico que os estilistas e suas equipes de produção estão realizando. É o caso da coleção da carioca Mara Mac que será fotografada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, de 1º a quatro de março. As fotos de todos os estilistas serão reunidas em catálogos de moda para divulgação em feiras e distribuição entre os lojistas e o público-alvo.

Há mais de 10 anos divulgando a moda brasileira pelo mundo, Alexandre Herchcovitch também faz parte desse projeto que fomenta a criação de roupas carregadas de referências capturadas nas localidades escolhidas. Herchovitch, por exemplo, buscou inspiração nas folhas de bananeiras, em Maragogi, Alagoas.

Desde 1998 no mercado, a marca V.Rom, comandada por Vitor Santos e Rogério Hideki, levou recentemente sua moda jovem masculina de rua para Belém (PA). Tendo como tema os músicos, seus modelos pousaram tocando instrumentos em ícones locais, como a Estação das Docas, a Casa das 11 Janelas, o Teatro da Paz, a Igreja Santo Alexandre e o Portal das Garças.

A estilista Cris Barros, cujo trabalho é reconhecido pela riqueza de detalhes - formas meticulosamente construídas com moulage, tecidos especiais e acabamentos perfeitos - já é uma referência no mercado da moda feminina. Ela fez seu ensaio fotográfico em Campos do Jordão (SP), região que escolheu inspirada no ar romântico e misterioso, com um clima de névoa e frio, como o dos campos abertos do filme A Noviça Rebelde (William Wyler), no qual a estilista se inspirou para fazer sua coleção.

Clô Orozco, estilista paulistana comandante da grife Huis Clos, foi para a Ilha do Mel (PR), estação ecológica e patrimônio da humanidade, cenário que considerou apropriado para o tema de sua coleção:o universo militar. Locais como o Forte Nossa Senhora dos Prazeres, no Morro da Baleia, fundado em 1770 para proteger a passagem para o continente de piratas espanhóis, e o Farol das Conchas, feito inteiramente de ferro, remontam ao século XVIII e revelam a importância histórica da região.

Criada no Rio de Janeiro, em 1989, a Osklen é famosa por suas coleções que expressam a interação do urbano com a natureza, do global com o local. Não foi à toa que fotografou na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Já a marca Lino Villaventura, teve sua coleção de moda feminina fotografada nas falésias de Canoa Quebrada, no Ceará. Existente de 1982, o estilista que dá o nome à marca abriu sua primeira loja em Fortaleza em parceria com sua mulher Inez Villaventura.

De 1º a quatro de março, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, vai receber a marca Mara Mac. É o local perfeito para o tema de sua coleção, que convida o público a descobrir na natureza a fuga para a correria do dia-a-dia do meio urbano. Já Marcelo Quadras inspirou-se em Brasília, patrimônio da humanidade. Voltada para o mercado de luxo, cujo produto é caracterizado pelo requinte e sofisticação da alta costura, o estilista vai interagir sua coleção com os traços arquitetônicos da capital federal.

O convênio Viajar pelo Brasil é moda, assinado em 2005 pelo MTur e a Abest, no valor de R$ 1,8 milhão, foi criado com o objetivo de incentivar e divulgar a moda brasileira inspirada em destinos nacionais, fomentando o turismo desses locais. Além disso, a parceria entre o MTur e a Abest promove a divulgação dos estados brasileiros internacionalmente, já que vários estilistas envolvidos lançam seus catálogos em feiras e desfiles internacionais de moda.

"Ao inspirar-se em locais brasileiros ricos em belezas naturais e históricas, os estilistas criam produtos diferenciados. Ao mesmo tempo nós atingimos, sobretudo, os formadores de opinião, que acabam tendo uma relação mais próxima com os destinos turísticos e geram no seu imaginário o desejo de visitá-los", diz a diretora do departamento de Qualificação Certificação e Produção Associada ao Turismo, Carla Naves.

Making-of -Durante o ensaio fotográfico dos estilistas está sendo realizada a filmagem do making-of da produção, com depoimentos de cada estilista falando de sua coleção e apresentando o destino turístico no qual se inspirou. A idéia é enviar o filme como material de divulgação dos roteiros para as secretarias de turismo dos estados e divulgar em feiras nacionais e internacionais do MTur, da Embratur e da Abest, em trailers de filme de cinema e em TVs dos aeroportos. Um plano de marketing para essa ação já está sendo desenvolvido.| Por: AE

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