Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2008 - 10:54

Inovação e Beleza


Cirurgiões plásticos brasileiros investem no aprendizado da videocirurgia para o rejuvenescimento facial, a Cirurgia plástica na face evolui para procedimentos menos invasivos e utiliza a medicina estética e os cosméticos como aliados ao tratamento.

O envelhecimento é um processo natural. Entretanto, é possível envelhecer com mais beleza, auto-estima em alta e bem-estar a partir das tecnologias que surgiram no campo da medicina estética e da cirurgia plástica, áreas que apresentam sempre novidades. Uma dessas inovações, que já está começando a se popularizar no Brasil, é a videocirurgia ou videoendoscopia para o rejuvenescimento facial.

“Essa tecnologia é atual e tem comprovação científica, o que garante mais segurança para as pessoas”, ressalta Dr. Carlos Casagrande, coordenador do VI Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

Essa inovação chama a atenção dos cirurgiões plásticos brasileiros, entre os melhores do mundo, que investiram no aprendizado das técnicas e aplicações da videocirurgia, com especialistas brasileiros e internacionais, durante o simpósio realizado nos dias 09, 10 e 11 de outubro e que reuniu mais de 300 profissionais e 70 palestrantes em São Paulo.

Procedimentos menos invasivos - “A cirurgia plástica avança para procedimentos cirúrgicos menos invasivos. Mas, o profissional precisa ter domínio da micro-câmera e do vídeo, pois a cirurgia na face pode afetar músculos e nervos fundamentais”, completa Dr. Casagrande. A maior parte das operações é realizada apenas com anestesia local e sedação, em centros cirúrgicos com tecnologia de ponta.

A tecnologia da videocirurgia ou videoendoscopia permite tratar a musculatura da face, ajudando na elevação de supercílio, pálpebras, das maçãs do rosto e dos sulcos nas regiões do nariz e boca. “O princípio do tratamento é a elevação da face e não o estiramento da pele, como no caso das técnicas mais antigas de ritidoplastia. Hoje nas plásticas de face, buscamos trabalhar mais sobre a musculatura da face para termos resultados mais naturais. Esse procedimento deixa cicatrizes bem menores e a recuperação é mais rápida”, observa o especialista.

Depois da cirurgia plástica - Quando se realiza um procedimento de rejuvenescimento facial, o cirurgião plástico efetua o reposicionamento dos tecidos faciais. Mas, após a operação, o cirurgião deve cuidar da qualidade da pele do paciente, com a realização de procedimentos como peeling, lasers, toxina botulínica e, se necessário, a reposição volumétrica da face. Para esse tratamento, pode-se lançar mão de preenchimentos através da aplicação de substâncias sintéticas, como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, ou por meio da lipoenxertia estruturada (preenchimento por meio da gordura retirada do próprio organismo do paciente).

Hoje em dia, a medicina cosmética é uma aliada do cirurgião plástico, pois em alguns casos, é necessário tratar linhas de expressão que ainda ficam ou mesmo reparar o volume ou contorno dos lábios, para atingir mais harmonia. Os cosméticos também são coadjuvantes, porque melhoram a textura e a hidratação, principalmente os cremes e géis com FPS e ácidos. Importante: o cirurgião plástico ou dermatologista são os profissionais indicados para a realização desses procedimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira