Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2008 - 10:55

Banco ABC Brasil anuncia crescimento no lucro e na carteira de crédito

O Banco ABC Brasil (Bovespa: ABCB4) anuncia um lucro líquido de R$ 48,4 milhões no terceiro trimestre de 2008 (3T08), crescimento de 11,5% em relação ao segundo trimestre de 2008 (2T08) e de 107,7% comparado ao terceiro trimestre de 2007 (3T07). O aumento do lucro é resultado, principalmente, da ampliação das receitas de operações de crédito e do controle de suas despesas operacionais.

O Banco ABC Brasil demonstra um dos melhores índices de eficiência do mercado bancário com 35,8% no 3T08.

Esses números fazem parte da divulgação de resultados referentes ao terceiro trimestre de 2008. Especializado na concessão de crédito para empresas de grande e médio porte, o Banco apresenta também um aumento no retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE), que no 3T08 atingiu 16,9%, crescimento de 6,8 p.p. quando comparado ao retorno obtido no 3T07.

Crédito e turbulência - "Mesmo com as recentes turbulências no sistema financeiro, o Banco ABC Brasil auferiu resultados consistentes, com baixíssimos índices de perda, mantendo sua atividade principal na concessão de crédito corporativo", destaca Anis Chacur Neto, vice-presidente executivo.

A carteira de crédito do Banco ABC Brasil cresceu 5,9% no 3T08 em relação ao 2T08, atingindo R$ 6.879,1 milhões. A qualidade da carteira continua excelente, com 99,4% das operações de crédito classificadas como AA a C.

O destaque do trimestre foi o crescimento de 26,6% no segmento de middle market em relação ao 2T08. Esse crescimento é o resultado da expansão geográfica e aumento da base de clientes.

Acesso a fontes externas - "Em um ambiente como o atual, com escassez de fontes de captação, o Banco permanece com uma situação de liquidez confortável e sólida", explica Chacur. "O acesso a diversas fontes de captação, e o suporte de um forte acionista controlador são importantes vantagens competitivas para o Banco ABC Brasil", observa ele. O Banco ABC Brasil é um dos únicos bancos brasileiros de porte médio a contar com controle internacional (Arab Banking Corporation) e completa autonomia local. O Arab Banking Corporation possui sede em Bahrein sendo seus principais acionistas: Abu Dhabi Investment Authority, Kuwait Investment Authority e Banco Central da Líbia.

A captação internacional representa 40,6% dos recursos; os investidores institucionais locais 19,4%, pessoas físicas 7,5%, enquanto as empresas locais somam 23,3% e financiamentos do BNDES 9,2%.

O suporte do controlador Arab Banking Corporation aliado ao histórico de bons resultados durante seus 19 anos de presença no mercado financeiro nacional proporcionam ao Banco captação estável a custos competitivos, um grande diferencial para um banco de médio porte que atua no segmento de crédito corporativo.

RAting - O Banco ABC Brasil possui a melhor classificação de risco entre os bancos médios de capital aberto. Em dezembro de 2007 foi conferido pela agência Moody´s Investors Service, para depósitos em moeda local de longo e curto prazo "Aaa.br"/"Br-1" na escala nacional e "Baa2"/"P-2" na escala global. No mesmo período a agência Fitch Ratings Inc., conferiu "AA-" na escala nacional e "BB+" em escala global.

Banco ABC Brasil - O Banco ABC Brasil é um banco múltiplo, especializado na concessão de crédito corporativo. Possui umas das mais diversificadas carteiras de clientes entre os bancos médios, atingindo empresas de médio a grande porte e pessoas físicas. A instituição está classificada* como Aaa.br em Depósitos de Longo Prazo na escala nacional e Baa2 na escala global, com perspectiva estável. O Banco ABC Brasil é controlado pelo Arab Banking Corporation com sede em Bahrain, um dos maiores bancos do Oriente Médio e Norte da África. *Moody´s Investors Services (2008).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira