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30/10/2008 - 10:58

Cores mais vibrantes devem ganhar espaço no segmento automotivo

Azul deve integrar o ranking de cores mais populares em quatro anos. Amarelos e vermelhos ganham força.

A PPG – líder global no segmento de tintas – divulgou recentemente uma pesquisa sobre tendência de cores. Na Europa, Estados Unidos e Ásia, apesar de o prata ainda ser a cor mais popular – seguido de tons neutros, como o preto – cores como o verde e o azul devem ganhar liderança. No Brasil, a tendência é o destaque também de vermelhos e amarelos – principalmente em carros mais esportivos. Deve existir ainda um aumento dos brancos, mas perolizados ou com pigmentos de efeito.

Para a divisão de repintura da PPG Brasil, as cores que são lançadas pelas montadoras chegam rapidamente ao mercado, por isso a empresa tem apostado nos próximos tons da moda. Com isso, a marca tem procurado atualizar seus clientes com o uso de tonalidades mais vibrantes e pigmentos diferentes. No Centro de Treinamento da PPG, localizado na Barra Funda, em São Paulo, são oferecidos cursos de colorimetria, altamente profissionalizantes e que procuram preparar o profissional de cor para lidar com essas novas tendências.

“É cedo para percebemos essa movimentação: prata, preto ainda são os preferidos, mas já com um aumento do uso dos pigmentos especiais. A cada ano, por exemplo, mais cores usam os pigmentos xirálicos e dentro de alguns anos novas cores, como o azul, amarelo e vermelho devem ganhar mais força”, comenta Carlos Thurler, responsável pelo marketing da divisão Refinish na América Latina.

Pesquisa da PPG Global:No segmento automotivo, o prata ainda é a cor mais popular, presente em 20% dos carros na América do Norte, 35% na Europa e 37% na Ásia.

Na América do Norte, o prata é seguido de perto pelo branco (18%) e preto (17%). O vermelho tem ficou com 13% e o azul, 12%.

A tendência de cores mais vibrantes tem se tornado forte em vários segmentos da indústria, não somente no automotivo. A prova disso é a entrada, por exemplo, de celulares cada vez mais coloridos no mercado.

A cor azul deve emergir em um período aproximado de 4 anos como uma das cores mais populares para carros. Tons de azul escuro devem substituir os cinza escuros e pretos, assim como tons de azul mais claros devem tomar lugar dos pratas.

PPG no Brasil:Desde 1997 no Brasil, a PPG é responsável pela comercialização de tintas destinadas ao mercado de decoração arquitetônica, automotiva (indústria e repintura), industrial e para embalagens. Possui três parques fabris, localizados em: Gravataí – RS (onde são produzidas as tintas arquitetônicas), Sumaré – SP (responsável pela fabricação das tintas para o segmento automotivo - repintura e indústria e arquitetônica) e Cajamar – na Grande São Paulo (onde são fabricadas as tintas destinadas a embalagens).

PPG no mundo:Fundada em 1883, com sede em Pittsburgh, EUA, a PPG é um líder global na manufatura de tintas, vidros, fibras de vidro e produtos químicos, com uma linha voltada para o consumidor final e para a produção industrial. A empresa emprega mais de 41.000 funcionários e possui 150 plantas industriais e filiais em mais de 60 países, com venda líquida anual de mais de US$ 14,1 bilhões.

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