Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2008 - 10:59

Poli da UFRJ participa da Fórmula SAE- Brasil

Os alunos da Escola Politécnica da UFRJ já estão aquecendo os motores para a quarta competição de Fórmula SAE- Brasil, que será realizada de 6 a 9 de novembro em Americana, São Paulo. A competição é uma iniciativa da Sociedade Internacional de Engenheiros de Mobilidade, voltada para estudantes de engenharia e tem como objetivo desenvolver carros econômicos, com melhor desempenho e criar soluções de engenharia que possam ser utilizadas no mercado.

A equipe tem de construir um carro de corrida e utiliza peças de carro de passeio com um motor de 500 cc doado pela Honda que chega a atingir 150 km/h. Além de provas de arrancada, desempenho e aceleração, serão avaliados os projetos de engenharia desenvolvidos. A segurança é o principal item verificado na competição. Os carros passam por uma inspeção de rigorosa, que analisa se possuem qualquer vazamento de fluídos, os freios, o ruído e a derrapagem. Também são julgados os custos de produção e o design por diretores de multinacionais da área automobilística como Ford, Goodyear e outras.

Para este ano, os 16 alunos da engenharia entre o 3° e 6° períodos da mecânica da equipe Ícarus, da Poli UFRJ, levarão um carro com novo design, injeção eletrônica, rodas de liga leve, freios de moto nas quatro rodas, estrutura modular de aço, bancos e pedais reguláveis, carroceria leve de fibra de vidro e mudanças de marcha no volante. Até os pilotos do carro são alunos.

Os alunos da Poli estão trabalhando no projeto desde janeiro e agora estão fazendo os últimos ajustes no carro. A equipe carioca Ícarus está ansiosa para correr os 22 km da prova e deixar para trás as 16 equipes participantes. A equipe está confiante, pois nesta competição eles terão pneus da Michelin, seu novo patrocinador. “Acreditamos no nosso projeto e achamos que esta iniciativa dentro da universidade é um passo para quem quer trabalhar com a indústria automobilística, criamos um carro de corrida com nossas próprias soluções de engenharia”, afirma o capitão da equipe, Thiago de Campos Negrelly. A Fórmula SAE-Brasil é patrocinada pela Petrobrás. As três equipes mais bem colocadas têm vaga assegurada em competições internacionais.

Competição Michelin - O carro da equipe da Poli será exposto na competição Challenge Bibendum Michelin, que acontecerá em abril de 2009 no Rio de Janeiro. Participarão montadoras de todo o mundo com carros que utilizam novas formas de energia. O carro será adaptado com um motor elétrico fabricado pela Escola Politécnica. A competição anterior, em 2007, aconteceu em Shangai na China.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira