Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2008 - 10:58

Curso Especial de Agronomia da UFSCar oferece sessenta vagas para assentados agrários do Estado de São Paulo

As inscrições para o processo seletivo vão de 30 de outubro a 8 de novembro e devem ser feitas no Incra, em São Paulo .

Entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2009 para o Curso Especial de Agronomia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), voltado para assentados agrários do Estado de São Paulo. No total, estão sendo oferecidas 60 vagas. O curso tem início em janeiro do próximo ano.

Os interessados devem se inscrever diretamente no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Paulo, que fica na rua Brasílio Machado, 203, no bairro Santa Cecília. É preciso apresentar o número do CPF e do cadastro no Sistema de Informação de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA), ou documento que comprove o vínculo do candidato com assentamento agrário. A inscrição é gratuita. Caso o candidato não possa comparecer, a inscrição pode ser feita por terceiros, desde que estejam munidos de procuração e da documentação exigida.

O Curso Especial em Agronomia é fruto do convênio firmado entre a UFSCar e o Incra, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria com quatro movimentos sociais de campo. Através de uma leitura atualizada e abrangente da relação Sociedade, Natureza e Agricultura, o elemento central da graduação é a formação de um profissional capaz de trabalhar em diferentes dimensões - sociais, econômicas, políticas, culturais e técnico-científicas - para atuar de forma ampla e qualificada na busca do desenvolvimento rural sustentável. O curso tem duração de cinco anos, com o início das aulas previsto para o mês de janeiro do próximo ano.

As atividades do curso serão realizadas na área da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), no município de Iperó, próximo a Sorocaba. O local foi escolhido por apresentar estrutura básica para as aulas, alojamento, e estar situado em uma área próxima a assentamentos locais que poderão ser utilizados para as aulas práticas, além de vários outros tipos de atividades para estudo de caso e projetos de pesquisa e extensão.

Tempo-Escola e Tempo-Comunidade: As aulas serão ministradas nos moldes da Pedagogia da Alternância, divididas em tempo-escola e tempo-comunidade. Os alunos terão aulas presenciais (janeiro, fevereiro e julho), alternadas com períodos em que eles permanecem na comunidade, ou assentamento, de origem. Esse formato tem se mostrado como uma alternativa viável para o ensino Técnico e Superior, além de estabelecer uma relação expressiva entre a família, o assentamento e a instituição de ensino.

No tempo-escola o aluno elabora um plano de estudo e tem oportunidade de socializar a compreensão que tem da sua realidade sob todos os aspectos, o que é feito com base na sua experiência e no estudo da literatura. Durante o tempo em que permanece na comunidade, ele executa o plano de trabalho, discutindo a sua realidade com a família e com outros assentados. Essas discussões têm como objetivo provocar reflexões e motivar o planejamento coletivo de soluções, proporcionando aos estudantes a realização de experiências a partir de uma determinada concepção de desenvolvimento local sustentável que seja adequada ao contexto, às necessidades e interesses da comunidade.

Inscrições: As inscrições para este processo seletivo específico da UFSCar seguem até o dia 8 de novembro. A convocação para as provas será feita pela Internet no dia 20 de novembro. As provas acontem no campus São Carlos, no dia 30 de novembro. Na parte da manhã será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais e, à tarde, o candidato faz a redação e a prova de línguas.

Os resultados serão divulgados no dia 20 de dezembro e as aulas começam no dia 12 de janeiro. | www.vestibular.ufscar.br ou no site da Vunesp, o www.vunesp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira