Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2008 - 11:00

CTDUT inaugura o “Loop 14”, primeiro duto em escala real para testes


O Centro de Tecnologia em Dutos – CTDUT inaugurou no dia 29 de outubro (quarta-feira), em Campos Elíseos, Duque de Caxias (RJ), um duto de 14 polegadas chamado Duto de Testes “Loop 14”. Este equipamento é o único na América Latina em escala real, dedicado inteiramente a testes, treinamento, pesquisas e inspeção em dutos.

Um dos grandes desafios na área dutoviária reside na dificuldade de condução de testes de novos equipamentos ou treinamento de pessoal em instalações que estão permanentemente comprometidas com operações de transporte de produtos inflamáveis. Os gasodutos, em particular, representam desafio ainda maior pela inexistência de armazenamento do produto no destino, que é distribuído diretamente aos usuários industriais ou residenciais.

A concepção do CTDUT como um laboratório compartilhado, aberto a toda a indústria dutoviária, permite que o Loop 14 seja disponibilizado para testes de equipamentos e treinamento sem nenhum risco ambiental ou às atividades de transporte e distribuição das operadoras. O Centro nasceu da iniciativa da Petrobras, Transpetro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e conta hoje com mais de 35 associados, entre empresas, entidades e universidades ligadas o setor, e apoio financeiro da FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia e CTPetro.

O Loop consiste de um circuito de 14 polegadas com 100 metros de comprimento, dotado de diversos carretéis flangeados e facilmente removíveis. Estes carretéis tem defeitos provocados e mapeados, facilitando a avaliação de novas ferramentas para inspeção de integridade de dutos. Novos carretéis podem ser produzidos e inseridos para atender necessidades específicas de novos desenvolvimentos. O Loop conta com sistema de bombeamento e dois canhões para lançamento e recebimento de pigs (ferramenta de inspeção em dutos).

Por ser operado com água ou gás inerte, o Loop 14 facilita as atividades de treinamento por não oferecer nenhum risco ambiental. Esta característica permite também a simulação de vazamentos e avaliação da capacidade em detectar os problemas no duto. A utilização deste Loop permite uma significativa redução de custos de testes e treinamentos dos operadores, aliados a diminuição de riscos de acidentes.

Durante o evento a direção do CTDUT fêz questão de lembrar a visão e o empenho do engenheiro da Petrobras, Marcelino Guedes Ferrreira Mosquera Gomes, que já passou por alguns cargos na Companhia e atualmente é diretor da Refinaria Abreu Lima, cabeça fundamental para que este projeto acontecesse e tornasse referência mundial de excelência no setor dutoviário. Para tanto, além das diversas lembranças o executivo foi escolhido sócio benemérito do Centro de Tecnologia.

Convicto e firme na posição que sempre defendeu Marcelino Guedes lembra que sonhar é o que faz o homem melhorar sempre e desafiar forças que podem ser inacreditáveis a olho nu, e lógico, comemora os passos que o CTDUT vem dando, mas alerta: “nenhum projeto caminha sem dinheiro”, é necessário os investimentos contínuos no projeto, -frisa.

Marcelino ainda fala com orgulho do livro sôbre o setor que vai ser lançado em português, -mas que antes mesmo de acontecer no Brasil já chamou atenção do segmento internacional que quer lançar a obra em inglês.

“ O setor acadêmico é fundamental para conseguir a expertise do setor dutoviário frente as necessidades e exigências brasileiras e, internacionais”, conclui. | Site: www.ctdut.org.br | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira