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01/11/2008 - 10:27

Pesquisa da Accenture mostra consenso entre indústrias de mídia e entretenimento sobre futuro digital

São Paulo – De acordo com pesquisa realizada pela Accenture, companhias de mídia e entretenimento convergem nas opiniões sobre o desenvolvimento da mídia digital para os próximos cinco anos.

O estudo de Global Media Content 2008 – realizado pelo terceiro ano consecutivo, com cerca de 100 líderes empresariais da indústria de mídia e entretenimento – analisou as estratégias de crescimento de empresas com atuação nas áreas de publicidade, filmes, música, publicações, rádio, internet, videogames e televisão.

A maioria dos pesquisados (70%) disse que parte importante das receitas incrementais vêm de formas alternativas de mídia – como vídeo sob demanda, publicidade digital ou mídia social e conteúdo gerado pelo usuário.

Segundo os entrevistados, quatro dos principais fatores responsáveis pelo crescimento da receita nos próximos cinco anos serão:

Distribuição multiplataforma – quando perguntados sobre os maiores influenciadores para o crescimento de suas receitas, 66% dos entrevistados citaram novas plataformas e formas de entregar conteúdo. A pesquisa complementa que 24% dos pesquisados indicaram novos tipos de conteúdo e 10%, expansão geográfica. Já 63% dos pesquisados responderam que seguirão uma estratégia de distribuição "multitelas", que inclui televisão, internet e celular.

Vídeos curtos – quando perguntados qual o tipo de conteúdo vai gerar o maior crescimento, a maioria dos pesquisados (38%) citou os vídeos de curta duração. A distribuição online em portais ficou em segundo (23%) e os videogames em terceiro (18%). Mídia social – Dois terços dos entrevistados (68%) identificaram a mídia social e o conteúdo gerado pelos usuários como uma oportunidade em ascensão. Mais da metade (56%) disse já estar envolvida com a mídia social de alguma forma.

Publicidade – quando questionados sobre qual seria o principal modelo de negócios em cinco anos, cerca de dois terços (62%) escolheram os programas suportados por publicidade (advertising-supported), comparado com 25% que citaram serviços com base em assinaturas (subscription-based services) e 11% com serviços de pay per play (sob demanda).

"As organizações de mídia estão em franco e consistente desenvolvimento de suas visões estratégicas sobre o crescimento de áreas chave, mas a execução ainda é o grande desafio," afirmou Petronio Nogueira, líder da área de Mídia e Telecomunicações da Accenture. "Há esforços em alinhar as capacidades necessárias para executar a estratégia".

Outros destaques do estudo: . 52% dos entrevistados vêem a publicidade digital aproximando da tradicional nos próximos cinco anos.

· Mais de 50% dos executivos de mídia disseram acreditar que sabem quais são as capacidades que precisam para transformar os seus negócios.

· A Web 2.0 veio para ficar - 71% não vêem nenhum risco em associar suas marcas com a mídia social.

Não é certo quando o mercado em celulares decolará, já que 55% responderam que este segmento só se tornará realidade para as massas em três anos, enquanto 45% disseram que deve demorar mais. | Mais informações sobre o estudo de conteúdo global 2008 no site: www.accenture.com/2008contentstudy.

Perfil da Accenture - A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. Com mais de 186.000 profissionais em 49 países, a companhia teve receitas líquidas de U$ 23,39 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2008. | www.accenture.com.

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