Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2008 - 10:38

Nova versão do “Programa CPFL de Revitalização de Hospitais Filantrópicos” irá beneficiar 90 instituições

Hospitais 81 cidades do estado de São Paulo participarão do programa.

A CPFL Energia amplia a abrangência do “Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos” para beneficiar, em uma primeira etapa, 90 instituições no Estado de São Paulo, localizadas nas cidades atendidas por quatro de suas distribuidoras de energia: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e CPFL Sul Paulista. A expansão será dividida em duas etapas com a duração de dois anos cada.

Por meio do “Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos”, a CPFL Energia oferecerá ferramentas para que os hospitais melhorem processos administrativos, a qualidade de seu atendimento e os serviços prestados à população. Na avaliação de Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia, “o programa visa capacitar os hospitais filantrópicos para alcançar esse objetivo, em substituição ao modelo assistencialista utilizado no passado”.

O escopo do programa é resultado da evolução de uma versão-piloto implantada em seis hospitais-referência, entre 2005 e 2007, nas regiões de Franca e Piracicaba. A versão inicial alcançou resultados significativos, rendendo às instituições a conquista de certificações “ouro” e “prata” pela qualidade da gestão, concedidas pelo CQH - Compromisso pela Qualidade Hospitalar – instituição vinculada à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“O sucesso e a maturidade conquistados pelo projeto-piloto indicaram que o Programa poderia ser aprimorado e motivaram a criação de um novo formato, que prevê a expansão da iniciativa por toda a área de concessão da CPFL Energia, atingindo um grupo maior de clientes das empresas do grupo”, afirma Augusto Rodrigues.

Assim como na primeira versão do programa, a nova metodologia adotada foi desenvolvida pela CPFL Energia em parceria com o CEALAG (Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo), FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo) Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar).

Metodologia - Por meio de um software desenvolvido em parceria com a FNQ especialmente para o programa, os hospitais preencherão, periodicamente, um questionário de auto-avaliação que será avaliado pelo CQH. Os resultados formatarão um diagnóstico da situação atual da gestão de cada hospital. Esse levantamento orientará a atuação dos consultores e permitirá que a capacitação oferecida aos administradores seja adaptada às necessidades das instituições e que os pontos críticos evidenciados sejam detalhadamente trabalhados. O software de auto-avaliação também monitorará o desenvolvimento dos gestores por meio de seus indicadores.

Alguns temas abordados serão: Ação Voluntária | Formação Gerencial | Gerência de Processos | Gerenciamento de Materiais Gestão da Qualidade | Humanização | Lavanderia (Gerenciamento) | Liderança e Gerência | Oficina Temas Gerenciais | Oficinas de Planejamento Estratégico | Manutenção de Equipamentos | Padronização de Procedimentos em Enfermagem | Protocolos Clínicos Sistema de Apropriação de Custos Hospitalares | Sistema de Informação e Indicadores.

O Programa CPFL de Revitalização de Hospitais Filantrópicos se insere na política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CPFL Energia, como uma das suas práticas, investindo diretamente na melhoria de um de seus Stakeholders (parte interessada) que é comunidade presente na sua área de atuação. O investimento social privado do grupo é norteado por uma política que prevê, não um modelo assistencialista, mas uma atuação que busque a capacitação, o gerenciamento de processos, de relações e a criação de redes de valor. Assim, a responsabilidade corporativa embute uma visão de sustentabilidade, incentivando o protagonismo social (quando os agentes da mudança são os próprios beneficiários da mudança), por meio de capacitação e compartilhamento de informações.

Perfil da CPFL - A CPFL Energia é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua em três segmentos: distribuição, geração e comercialização de energia. Na distribuição atende 6,3 milhões de clientes em 569 municípios, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem 23% do mercado livre brasileiro. Na geração, a holding controla empreendimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Seu parque gerador é composto por 33 PCH´s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e tem relevante participação em oito Usinas Hidrelétricas. Atualmente sua capacidade de geração de energia atinge 1.672 MW, devendo alcançar 2.174 MW até 2010 quando todas as usinas atualmente em construção estiverem operando comercialmente. A CPFL Energia tem ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, dois dos ambientes do mercado de capitais com o mais alto grau de governança corporativa. Seu faturamento bruto em 2007 foi de R$ 14,2 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira