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01/11/2008 - 11:18

CMA CGM mantém encomendas de novos porta-contêineres e abertura de rotas e serviços


Terceiro maior armador do mundo em transporte de contêineres, com faturamento em 2007 da ordem de US$ 11,5 bilhões, a francesa CMA CGM assegurou este mês que, apesar da crise financeira internacional, manterá a encomenda de 77 embarcações.

O armador, que registra o maior número de encomendas no setor do transporte de contêineres no mundo, garante que não tem planos para cancelar as ordens, uma vez que está em fase de ampliação de suas operações em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Isso significa, segundo a empresa, que os financiamentos obtidos junto a bancos em todo o mundo, para renovação e ampliação da frota, não sofrerão qualquer alteração.

De acordo com o diretor Nicolas Sartini, responsável pelas rotas Leste-Oeste da CMA CGM, 80% dos navios programados para entrega antes do final de 2011 já estão financiados.

E acrescenta: "A maior parte dos navios grandes é para cargas bulk, e já está financiada".

Segundo ele, o grupo planeja receber 32 navios no próximo ano, 26 em 2010 e o restante em 2011. "Não temos nenhuma ordem cancelada e não temos nenhuma intenção de cancelar pedidos", salienta Sartini.

No Brasil, a empresa já se destaca como um dos armadores que mais conquistam market share no segmento de longo curso, saindo de uma posição de pouco expressiva até quatro anos atrás para ocupar a quinta colocação.

O crescimento é atribuído, sobretudo, ao forte investimento em uma rede comercial extremamente capilarizada, com 23 escritórios regionais de Norte a Sul do país, incluindo cidades do interior como Londrina (PR), Santarém (PA), Petrolina (PE), Uberlândia e Porto Velho (RO).

Outro fator de crescimento no país tem sido a permanente expansão e inauguração de rotas/serviços, com a colocação em operação de navios maiores e mais modernos.

Neste sentido, a empresa deu início este semestre a uma operação inédita em Porto Velho fazendo a ligação por meio de barcaças daquela capital até Manaus, via Rio Madeira. Com este novo serviço, que escoa produção de grãos do Centro-Oeste e madeira pré-industrializada de Rondônia, a CMA CGM passou a ser a única armadora de longo curso a realizar operações fluviais por meio de barcaças.

A empresa também começará a operar até o fim do ano no porto de Vitória, recebendo importações provenientes da Ásia, via Canal do Panamá. E já anunciou o lançamento até o fim do mês de novembro do serviço SAFRAN, uma nova ligação entre a Costa Leste da América do Sul e o Norte da Europa.

Esta rota terá seis embarcações com capacidade para 2800 Teus cada (cinco navios próprios da CMA CGM e 1 da Maruba) com numerosos plugs para contêineres reefer, permitindo assim que seja atendida a crescente demanda de transporte refrigerado entre o Brasil, a Argentina e a Europa. Também será duplicada a capacidade de transporte da CMA CGM, que atenderá ao crescente comércio entre o Norte da Europa e a Costa Leste da América do Sul.

No mês de outubro também inovou ao embarcar para Cuba, do Porto do Rio de Janeiro, 66 veículos Fiat Fiorino “encaixotados” em contêineres especiais denominados Trans Rack. É a única armadora no Brasil a disponibilizar este tipo de transporte, cujo principal diferencial é a proteção proporcionada aos veículos.

Esses novos serviços confirmam os planos de expansão da armadora no país.

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