Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2008 - 11:38

SENAI quer colocar a cara do Brasil nos móveis de Santa Catarina

Parceria com instituto italiano Poli.design pretende criar identidade para produtos nacionais.

Rio de Janeiro - Aplicar a experiência italiana em desenvolvimento de design para criar móveis, calçados e vestuário com a cara do Brasil. Esse é um dos objetivos do projeto SENAI Design Futures, uma parceria entre o SENAI e o instituto italiano Poli.design, cujo lançamento realizou-se dia 30 de outubro no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, o projeto atenderá o SENAI de São Bento do Sul, que presta consultoria a empresas do setor moveleiro.

O projeto SENAI Design Futures prevê ações no campo do design e da inovação tecnológica. Além de Santa Catarina, o Paraná também terá participação na área moveleira. Na Paraíba e no Rio Grande do Sul a atuação será no setor de couro, calçados e artefatos e no Rio de Janeiro com a indústria têxtil. Especialistas do instituto italiano colaborarão ainda com conteúdos sobre design para o Portal SENAI Design. Também faz parte dessa parceria a capacitação de técnicos e docentes do SENAI no Brasil e na Itália e a criação de cursos na área.

A intenção não é importar para o Brasil o design italiano para os produtos, mas introduzir o conceito de design estratégico, ou seja, uma metodologia de trabalho que compreenda todo o ciclo de desenvolvimento, produção, colocação do produto no mercado e divulgação, a partir do know how do instituto italiano. O presidente da Poli.design, Giuliano Simonelli, explica que a parceria prevê um trabalho localizado nos estados atendidos com a criação, em cada um deles, de uma forma de trabalho adaptada às características locais. "Para nós o SENAI é importante porque está perto da empresa, atuando no crescimento do sistema produtivo e na promoção da coesão social", destaca Simonelli, observando que "devemos estimular a consciência de uma identidade nacional expressa através de uma `marca país'".

Representantes de indústrias dos estados atendidos pelo projeto foram convidados para participar do lançamento no Rio de Janeiro. De Santa Catarina estiveram presentes o designer da Móveis Rudnick S.A., Mauricio Fernandes Trevisan, e o da Móveis Weihermann, Alessandro Elienberger. As empresas, ambas de São Bento do Sul, já foram visitadas pelos representantes do SENAI e do Poli.design para um diagnóstico prévio. De acordo com Trevisan, a expectativa é excelente, pois o Poli.design é um das mais conceituadas instituições do mundo quando se fala em design. Para Elienberger, o projeto é audacioso e poderá ajudar a firmar a indústria moveleira de São Bento do Sul como marca no Brasil e no mundo.

Ambos os profissionais lembram que os móveis produzidos em São Bento do Sul eram reconhecidos por características próprias, como os torneados e os entalhados. Porém, com a ênfase à exportação, começaram a ser importados padrões e os móveis perderam a originalidade. Agora, com o enfraquecimento do setor nos últimos anos, eles apostam na retomada do desenvolvimento da indústria moveleira local a partir da agregação de valor proporcionada pelo design estratégico proposto pelo Design Futures.

O projeto Design Futures faz parte do Programa SENAI de Gestão do Design, implantado em 2001. De lá para cá, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro foram os estados que mais avançaram no programa e por isso foram escolhidos para serem os primeiros atendidos na parceria com o Poli.desing, segundo o gerente-executivo de Cooperação Internacional do SENAI, Frederico Lamego. A indicação do setor de móveis e mais especificamente São Bento do Sul para participar do projeto deve-se ao arranjo produtivo local já existente no município. "Essa é uma vantagem comparativa que Santa Catarina tem hoje, e que queremos transformar em vantagem competitiva, ou seja, fazer com que, a partir dessa organização, as empresas agreguem valor aos seus produtos e possam alcançar novos mercados", avalia Lamego.

Programa SENAI de Gestão do Design:O SENAI é um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão do conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Integrante do Sistema Indústria e das Federações das Indústrias dos estados -, a entidade apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

Com Departamentos Regionais nos 27 estados brasileiros ligados a um Departamento Nacional, o SENAI atua em design desde 2001, quando lançou o Programa SENAI de Gestão do Design, com o objetivo de desenvolver competências internas para reflexão, capacitação e prestação de serviços técnicos e tecnológicos em design.

Uma das iniciativas do Programa é o Portal SENAI Design, que traz referências globais para inspirar produtos com identidade brasileira. Também podem ser destacados os cadernos de referência para as áreas de calçados, vestuários e móveis, com subsídios para a indústria de todo o país.

Perfil do Poli.design - Poli.design, Consorzio del Politecnico di Milano, juntamente com a Faculdade de Design e o Departamento Indaco, constitui o Sistema Design do Politecnico di Milano, uma das concentrações de formação e pesquisa universitária em design mais reconhecidas em âmbito internacional e que possui, no campus Bovisa, o mais relevante conjunto de laboratórios em desenho industrial do mundo.

A característica que distingue o Sistema Design do Politecnico di Milano é a contínua integração entre formação universitária, pesquisa de base e pesquisa aplicada em uma única experiência ao atendimento das necessidades sociais, empresariais e das associações e dos órgãos públicos e privados.

O Sistema é integrado à realidade cultural e industrial de Milão e da Lombardia, distrito produtivo onde estão representativas concentrações de designers e de serviços correlatos. Naquela região também são realizados eventos de promoção da cultura do design, entre os quais algumas das mais importantes feiras internacionais do setor.

O Poli.design iniciou em 2003 um plano de internacionalização em direção aos países em forte crescimento industrial, com os quais busca transferir os conteúdos produzidos no Politecnico di Milano e trocar metodologias em matéria de design e inovação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira