Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2008 - 12:03

Otimizar custos de estoque planejando compra de materiais não produtivos


As empresas realizam altos investimentos para melhorar seus processos de planejamento de vendas, produção, compras e controles de inventário. Tudo acontece como um meio de otimizar os estoques por meio de um aumento de giro, redução de lotes, flexibilidade para responder as novas demandas do mercado e redução do custo de armazenagem e oportunidade.

Até o momento todo o esforço está totalmente focado nos materiais produtivos da empresa como matérias-primas diretas, semi-acabados e acabados. É importante também lembrarmos o pouco avanço em relação aos materiais não produtivos como peças de reposição das áreas de manutenção e ferramentaria, materiais de escritório, limpeza e materiais em geral para apoio a produção.

Temos observado ao longo dos anos, como uma tendência de mercado, que os processos acabam reduzidos a compra sob demanda. Isso acontece, pois a compra sob demanda não requer modelos matemáticos de previsão complexos ou qualquer planejamento, além de direcionar pouco esforço para controle. Esse cenário é uma soma de pedidos arbitrários ou realizados por meio da experiência e habilidade dos profissionais da área de compras das empresas.

Apesar do estoque dos materiais mencionados não representarem o principal custo dos produtos da empresa, ainda assim representam grande montante de dinheiro que otimizados podem gerar economia. Não podemos esquecer que um bom planejamento de compras destes materiais pode propiciar também aumento de eficiência de máquinas, devido à precisão na compra de sobressalente.

O sucesso de um projeto com este alcance está relacionado à experiência da consultoria e seus profissionais nos processos de negócios envolvidos e no amplo conhecimento do sistema e suas funcionalidades e potencialidades. Um trabalho bem realizado pode gerar em muito pouco tempo uma grande redução de custos e um rápido retorno do investimento.

As soluções disponíveis do sistema SAP ERP envolvendo os processos de planejamento de compras e controle de estoques representa, quando bem desenhados e implementados, uma ótima opção para suportar essa melhoria. Não se trata de nenhuma ferramenta nova e sim do uso do que há de disponível para tratar esses processos de negócios.

. Por Rogério Morano, gerente de consultoria da SYSone Consulting.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira