Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 09:03

Área de Compras ganha espaço em empresas de grande porte

Pesquisa revela a ascensão da área e indica que a maior parte das grandes empresas possui uma diretoria específica de Compras.

A pesquisa "Panorama da área de Compras no Brasil - Cenário 2007", desenvolvida pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain) - entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp) - delineou o cenário brasileiro referente área de Compras nas empresas. A análise englobou 128 organizações, sendo 60% pertencentes à indústria.

Dentre os principais resultados, o estudo indicou que a área tem sido valorizada em organizações de grande porte. Mais de 62% das empresas com faturamento acima de R$ 600 milhões por ano possuem uma diretoria específica de Compras. Em relação às empresas de médio porte apenas 31% contam com esta diretoria e nas de pequeno porte somente 10%.

"Cada vez mais a área de compras vem ganhando importância estratégica para as empresas, em virtude do peso de sua capacidade de negociação e das economias geradas nos custos de aquisição", José Arnaldo D' Áurea, coordenador Educacional do Inbrasc.

Em contrapartida, a pesquisa demonstrou a dependência da função do gestor de Compras junto aos demais departamentos. Para 40% das entrevistadas, Compras continua ligada à área Administrativa, 27% à Financeira, e apenas 16% disseram que o departamento responde à Logística.

Sobre o volume de materiais que passa pela área, quase 75% das empresas entrevistadas têm, no mínimo, 60% de suas compras sendo adquiridas e negociadas pelo departamento.

Dentre os recursos mais utilizados estão o desenvolvimento de fornecedores (72%), indicadores internos (68%), planejamento da cadeia de fornecimento (65%) e gestão de contratos (61%).

"A análise conseguiu demonstrar o quanto Compras está evoluindo, demonstrando um conjunto de ações extremamente representativas e consistentes. Desta forma, temos conseguido apresentar sua importância estratégica, garantindo cada vez mais autonomia e eficiência", ressalta D'Áurea.

Inbrasc - Instituto Brasileiro de Supply Chain - O Instituto Brasileiro de Supply Chain - Inbrasc - é uma das instituições que faz parte da Febracorp. Entidade sem fins lucrativos empenhada a promover a expansão de conhecimentos e habilidades profissionais dos executivos que atuam na área de Supply Chain, o Inbrasc busca desenvolver, direcionar e disseminar conhecimentos sobre a gestão da cadeia de suprimentos e demanda para os profissionais de logística, suprimentos, S&OP e customer services. www.inbrasc.org.br

Perfil da Febracorp - Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo: A Febracorp tem como missão ser uma entidade sólida e estruturada com foco em educação e nas necessidades iminentes do mercado e da sociedade, ajudando no desenvolvimento do Brasil. Dentre as ações, destacam-se: oferecimento de programas de educação para as empresas, desenvolvimento de capital humano, promoção da integração corporativa e dos negócios e exercendo o papel sócio-pólitico-econômico como formador de opinião | www.febracorp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira