Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 10:21

Marcus Vinícius assume a superintedência executiva de esportes do COB

Ex-atleta medalhista olímpico deixa a iniciativa privada para se dedicar integralmente ao COB.

O Comitê Olímpico Brasileiro ganhou um reforço de peso para o ciclo olímpico que se inicia agora e vai até Londres 2012. A entidade contratou o ex-atleta olímpico Marcus Vinícius Freire para ser o superintendente executivo de esportes do COB. Ele deixou a sociedade na empresa de marketing esportivo Dream Factory e a partir desta segunda-feira, dia 3, passa a se dedicar exclusivamente ao Comitê. O executivo ficará responsável pelo comando das áreas esportivas do COB, que inclui o Departamento Técnico, o de Eventos (Olimpíadas Escolares e Olimpíadas Universitárias), o Programa Solidariedade Olímpica do COI no Brasil e o Centro Olímpico de Desenvolvimento de Talentos, a ser implantado.

Marcus Vinícius Freire foi o Chefe da Missão Brasileira nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Pan-americanos e ocupava o cargo de Diretor Técnico do COB. Mas como a legislação proíbe que diretores, presidente e vice-presidente de entidades sem fins lucrativos, como o COB, sejam remunerados, Marcus Vinícius atuava como voluntário, sem dedicação exclusiva ao Comitê. Agora, com cargo remunerado, poderá se dedicar plenamente às atividades do COB. “Tenho uma vida ligada ao esporte e não poderia deixar de atender a essa convocação do COB. O esporte olímpico brasileiro está em franca ascensão e sinto-me muito motivado a contribuir de forma ainda mais efetiva para esse desenvolvimento”, afirmou Marcus Vinícius.

Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, a contratação de Marcus Vinícius visa a dinamizar a gestão técnica da entidade. “O Marcus Vinícius conhece o esporte como poucos e também possui uma grande experiência como executivo de grandes empresas. Agora, com a oportunidade de se dedicar exclusivamente ao Comitê, poderá unir essa vivência em prol da maior sinergia na execução dos projetos esportivos do COB e do desenvolvimento do esporte. Ele chega num momento importante, no qual o COB está avaliando o último ciclo olímpico e projetando os novos desafios para os próximos oito anos”, explicou Nuzman.

Em seu primeiro trabalho Marcus Vinícius está liderando o processo de unificação das três áreas de esportes do COB, que contempla o inicio do Planejamento estratégico do ciclo olímpico que vai até Londres 2012. A a nova Superintendência Executiva de Esportes está preparando o estudo dos novos critérios de repasse dos recursos da Lei Agnelo/Piva que será proposto em reunião de trabalho no próximo dia 7 com as Confederações Brasileiras Olímpicas.

Num próximo passo, Marcus Vinícius visitará os Comitês Olímpicos da Inglaterra e o da Alemanha. A idéia é conhecer a estrutura técnica dessas entidades e trazer para o Brasil as melhores práticas internacionais de gestão esportiva. “São dois países de ponta no esporte mundial e este conhecimento será muito valioso para o planejamento para o ciclo olímpico que se inicia”, disse Marcus Vinícius, que também é membro da Agência Mundial Antidoping (WADA).

Perfil de Marcus Vinícius Freire - Tem 45 anos e é natural de Bento Gonçalves (RS). Formado em Economia com MBA em Seguros (PUC RJ) e Marketing (IBMEC RJ), possui mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte na área de seguros (AON Risk Services, Banco Credit Agricole/Espírito Santo, Banco Boavista, Banco BCN e Assurê Seguros). Como atleta da Seleção Brasileira de Vôlei foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos Los Angeles-84, campeão pan-americano em Caracas-83, medalha de bronze na Copa do Mundo 81 (Japão) e vice-campeão mundial juvenil em 81 (EUA). É autor do livro “Ouro Olímpico – A História do Marketing dos Aros”. || www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira