Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 11:15

Fusão entre Itaú e Unibanco aumenta concentração bancária e não beneficia o cliente, alerta especialista

O anúncio da associação entre Itaú e Unibanco, nesta segunda-feira, surpreendeu o mercado brasileiro. Unidos, os dois bancos passam a contar com cerca de 4.800 agências e postos de atendimento e 14,5 milhões de clientes de conta corrente - um total que representa 18% da rede bancária e 18% do mercado. Com valor de ativos combinado de mais de R$ 575 bilhões, o novo grupo Itaú Unibanco Holding S.A. se torna o maior do Hemisfério Sul e o 9º maior das Américas em ativos.

A fusão, de acordo com Marcos Crivelaro, professor PhD da FIAP, garante aos bancos maior chance de inserção no exterior e, em termos globais, pode gerar um alívio momentâneo para o mercado financeiro. Segundo ele, porém, a união não trará benefícios reais aos clientes. “Se levarmos em conta a eficiência e concorrência no setor, quanto maior a concentração bancária, menor será o custo dos bancos com folha de pagamento, por exemplo, e maior será a lucratividade nos empréstimos e nas tarifas”.

O especialista destaca que, em 1997, existiam 215 bancos divididos em privados nacionais (142), estatais (27) e estrangeiros (46). Em 2005, dados do Banco Central (BC) apontaram que esse número caiu para 159. A tendência é que o movimento de concentração no mercado brasileiro seja naturalmente mais acelerado devido ao momento atual de crise.

“Esse afunilamento faz com que tenhamos muitas contas concentradas em poucos bancos e, conseqüentemente, reduz a concorrência. O resultado dessa equação é um elevado número de correntistas insatisfeitos com as condições que lhes são impostas e sem uma variedade de opções no mercado”, ressalta Crivelaro, lembrando que dos mais de 150 bancos em operação no Brasil, apenas 10 possuem ativos acima de R$ 100 bilhões.

. Por: Marcos Crivelaro, professor PhD da FIAP

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira