Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 11:16

Fusão de bancos demonstra estabilidade financeira nacional

União de Itaú e Unibanco é sinal de que o mercado brasileiro está saudável, afirma o advogado Marcelo da Silva Pradov

O anúncio da fusão dos bancos Itaú e Unibanco, que sacudiu na manhã de hoje os mercados financeiros no Brasil e no resto do mundo, sinaliza, de acordo com o advogado Marcelo Silva Prado, diretor do Instituto de Pesquisas Tributárias e sócio do escritório Queiroz Prado Advogados Associados, que o setor bancário está bem e que tende a iniciar uma consolidação. “Uma negociação deste porte, sem sombra de dúvidas, demonstra que o cenário econômico nacional futuro não será tão ruim quanto o norte-americano e o europeu”, argumenta Prado.

Para o advogado, a união das duas instituições financeiras, que juntas se tornaram o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, com um total de ativos superior ao dos bancos Bradesco e Banco do Brasil, evidencia a robustez do sistema econômico brasileiro e conseqüentemente, o ambiente de maior estabilidade. “A crise não foi um impeditivo e nem forçou essa fusão, pois os ativos do Unibanco são bons e seus resultados foram excelentes”, explica.

Um dos prováveis resultados do desenrolar da crise, o problema de restrição de liquidez, pode ser resolvido em breve e poderia ser ajudado com redução do IOF, afirma Prado, que argumenta que apenas o aumento do IOF no início do ano de 2008 foi responsável por dobrar o custo dos empréstimos com o imposto de 1,5% ao ano para 3% ao ano.

. Por: Marcelo da Silva Pradov, advogado

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira