Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 11:21

Uso da mandioca como fonte de bionergia e matéria- prima para fabricação de cahaça será tema de seminário

A fabricação de álcool de mandioca já é uma realidade em Estado como São Paulo. Além disso, a raiz também pode ser usada na produção de cachaça e numa infinidade de matérias-primas que podem ser usadas da indústria de tintas as fábricas de tecidos. "São mais de mil aplicações catalogadas para aproveitamento industrial seja da mandioca ou seja do amido, a fécula da mandioca", aponta Régis Jackson, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Agreste (Consiagre).

Em busca de alternativas para melhorar o aproveitamento e a agregar valor a cadeia produtiva da mandioca, o Consiagre realiza o "III Seminário Sobre a Cultura da Mandioca e Derivados da Região do Agreste de Alagoas" que acontece este mês, em Maceió nos dias 12 e 14., em Arapiraca, no dia 13.

"Vamos focar o seminário na alavancagem dos negócios. Por isso, estamos fazendo um dia inteiro de palestras em Maceió. O objetivo é atrair empresários. E não serão palestras teóricas apenas. Vamos trazer empresários para falar com empresários. O evento vai mostrar experiências que estão dando certo em outros Estados e que poderão muito bem ser aplicadas à nossa realidade", afirma Régis Jackson.

Uma dessas experiências que prometem despertar interesses dos empresários é a mesa redonda com o Engenheiro, Jonas Arante (SP), que falará sobre a "Mandioca como Matéria Prima para a Produção de Bioenergia", com participação de Alberon Toledo - Usina Sumaúma e Geoberto Espírito Santo - Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Os empresários vão conhecer resultados de uma destilaria que produz hoje 300 mil litros de mandioca por dia, além de conhecer dados sobre a produção de cachaça de mandioca", reforça Jackson.

Além da mesa redonda, no dia 12, primeiro dia de Seminário, que começa as 8h30, na Casa da Indústria, Farol, serão realizadas palestras com, Antônio Fadel - Halotek, sobre "O Mercado da Mandioca e seus derivados no Brasil e no mundo"; com Marney Cereda, da Universidade Dom Bosco, MS, sobre "Oportunidade de Negócios na Indústria Alimentícia da Mandioca" e ainda palestra com Nagib Nassar, da UnB, sobre "Mandioca para melhorar o bem estar dos pequenos agricultores".

No final do dia será aberto um debate com o moderador, Antônio Dias Santiago, chefe da Embrapa em Alagoas. As inscrições para o seminário são gratuitas pelos números: (82) 4009-1622 ou 0800 570 0800 (Sebrae - Maceió) ou (82) 3522-9000 (Sebrae - Arapiraca).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira