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05/11/2008 - 11:40

Empresários discutem soluções conjuntas para crise

XVIII Congresso Brasileiro da CACB quer ser porta-voz de uma ação conjunta da sociedade.

“No momento de crise, surgem novas oportunidades. É preciso conscientizar os empresários para que ouçam menos os economistas e mais os fornecedores e clientes”. É neste sentido que o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Alencar Burti, espera que o XVIII Congresso Brasileiro da CACB seja um porta-voz de sugestões para tirar o Brasil do caminho da crise financeira. Nestas quinta e sexta, 06 e 07 de novembro, cerca de mil empresários de todo o país estarão reunidos na Bahia, durante o encontro.

Para Alencar Burti, a crise financeira, que tem repercutido no mundo inteiro, mostrou que todos os segmentos da sociedade precisam interagir em busca de uma solução conjunta. “O preço que vai se pagar ainda não está dimensionado, mas o Brasil está mostrando que tem capacidade de superar a crise, desde que a sociedade participe”. Segundo o presidente da Confederação, os empresários precisam levar sugestões concretas ao governo. Burti defende que todo e qualquer projeto neste sentido leve em consideração que a sociedade “tem um filtro da desconfiança, portanto, é preciso agir com cautela e objetividade, sem ser profeta do caos”. E lembra que as nações que mais sofrem com a crise já estão procurando soluções conjuntas.

O tema do Congresso da CACB este ano é: “Empresário: participe da história do desenvolvimento da sua cidade”. O principal objetivo é discutir os caminhos para promoção de um ambiente mais competitivo e favorável às Micro e Pequenas Empresas, MPEs. Os debates durante os dois dias terão como objetivo principal sensibilizar empresários e prefeitos recém-eleitos para a importância do Desenvolvimento Econômico Local, DEL, que será lançado durante o evento.

O programa tem a finalidade de mostrar aos empresários a importância da participação do setor privado na formulação de estratégias e na tomada de decisões da gestão pública. Aproveitando a recente eleição municipal, o DEL também quer fazer como que a administração pública compreenda que os empresários podem contribuir para a modernização de todos os municípios. Para tanto, serão apresentados cases de sucesso, como os dos municípios de Maringá (PR) e Toritama (PE), entre outros.

A CACB aproveita o início das novas gestões nos governos municipais e a grande capilaridade do sistema para trabalhar com prefeitos e entidades. O objetivo é desenvolver projetos voltados para o fortalecimento da micro e pequena empresa, geração de renda e justiça social.

Além do lançamento do DEL, o XVIII Congresso Brasileiro da CACB contará ainda com o V Encontro Nacional do Empreender e o VI Encontro Nacional da Mulher Empresária.

Perfil da CACB - A Confederação das Associações Comerciais do Brasil é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados. São cerca de 2.300 associações comerciais e empresariais com mais de dois milhões de empresários em todo o país, de todos os setores da economia, associados por adesão voluntária.

É uma organização multisetorial que representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Como 89% dos associados são microempresas, a entidade se volta para esses agentes da economia, responsáveis pela maior parte dos empregos gerados no país.

XVIII Congresso Brasileiro da CACB, dias 06 e 07 de novembro de 2008, no Arraial D’Ajuda Eco Resort, Porto Seguro (BA). Mais informações e inscrições: http://www.congressocacb.org.br

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