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05/11/2008 - 11:48

Realidade Virtual ainda é pouco utilizada pelo comércio brasileiro

Shopping Taboão, em São Paulo, é o primeiro centro comercial do Brasil a usar tecnologia em site

A realidade virtual está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Ainda assim, no Brasil, em algumas áreas, como o varejo, essa integração é limitada, restringindo-se ao uso de textos e imagens estáticas. No mundo, segundo estudo publicado pelo instituto de pesquisas norte-americano Pew Internet & American Life Projects, entre 2004 e 2006, a média diária de acessos a Tours Virtuais em sites dos EUA saltou de 2 para 5 milhões (alta de 33%) e, em 2008, estima-se que este número alcance 10 milhões de usuários por dia.

Em busca de mudar essa percepção e explorar o enorme potencial das ferramentas tecnológicas existentes, o Shopping Taboão inova ao criar um Tour Virtual totalmente realista e tridimensional em sua página na internet. Nele, é possível “andar” pelo shopping e até mesmo entrar em lojas para ver os produtos da vitrine.

“Nos EUA, é muito comum uma família escolher a escola do filho ou o apartamento que irá comprar apenas por meio daquilo que foi visto no Tour. Com a melhoria na qualidade dos serviços de acesso à internet e com a popularização da banda larga, o acesso a tours virtuais vai crescer naturalmente no Brasil como já acontece em outros locais do mundo”, afirma Ricardo Araújo, diretor de tecnologia da USVP Brasil, empresa responsável pela implementação da realidade virtual no site do centro de compras.

Carlos Santos, gerente de marketing do Shopping Taboão, explica que o projeto é inédito no país. “Somos o primeiro shopping do Brasil a proporcionar essa experiência a seus clientes e essa iniciativa faz parte da necessidade constante de oferecer melhores opções aos visitantes, sejam eles da Classe C ou A. Somos um shopping popular com visão de futuro, de olho no potencial comprador dessa classe social, que tem anseio por consumir, mas que sabe discernir o que é bom do que não é”, garante Santos, que espera atrair 20% mais visitantes à página do empreendimento.

Para um melhor aproveitamento da tecnologia, o site foi reformulado pela empresa carioca Click Soft, que tornou o portal muito mais interativo e adicionou um sistema de busca inteligente, em que se pode localizar informações por meio de palavras-chaves. “O usuário poderá criar sua conta na Home Page e entrar em áreas de acesso personalizado, que permitem o agendamento dos serviços oferecidos pelo shopping, como o Fraldário e informativos, ou o acompanhamento de promoções”, explica Carlos Rebelo Jr., diretor da Click Soft.

“Quando chegamos a Taboão da Serra, o espaço que ocupamos hoje era um terreno abandonado, usado eventualmente pela prefeitura. Apostamos na região e ela se desenvolveu junto com o shopping. Hoje, somos considerados um caso de sucesso no segmento de shopping centers e nosso crescimento comprova isso. Esperamos dar um passo à frente de nossos concorrentes, sendo pioneiros no uso dessa tecnologia no segmento de shopping centers no país”, completa o gerente de Marketing do Shopping Taboão, Carlos Santos.

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