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05/11/2008 - 11:49

Conflitos entre profissionais

Conflitos interpessoais são comuns em qualquer empresa. Mas nem todos sabem que eles podem ser grandes geradores de avanço e aprendizado para a equipe .

Brasília – Idéias, percepções e comportamentos divergentes podem gerar conflitos interpessoais em qualquer ambiente, inclusive, no ambiente de trabalho. Entretanto, se forem observados e resolvidos de maneira adequada, os conflitos não serão sinônimos de perda e prejuízo.

De acordo com Veruska Olivieri, Psicóloga e Coach Executiva, a forma adequada para lidar com conflitos no ambiente profissional e saber como resolvê-los sem prejudicar a produtividade da equipe é a principal dúvida entre líderes e funcionários de empresas de todos os portes. “Os conflitos surgem, principalmente, das diferenças entre os funcionários, mas em alguns casos, o estresse e a grande demanda de trabalho podem causar a desordem nas empresas”, explica.

A Psicóloga explica que os conflitos geram tensão entre os funcionários, além da improdutividade, perda de status da empresa, perda de cargo ou função e, ainda, podem distorcer o relacionamento entre os colaboradores. Porém, conflitos bem administrados por meio de uma gestão responsável proporcionam ganhos para os empreendimentos. “A união de diferentes idéias e comportamentos pode promover a criatividade da equipe e enriquecer as estratégias utilizadas, aspectos que influenciam positivamente nos resultados da empresa”, explica.

“Os desentendimentos precisam ser resolvidos de forma coerente sem expor as pessoas envolvidas, por isso, em alguns casos, o intermédio do gestor é fundamental para que a situação seja analisada e resolvida de maneira construtiva”, afirma.

Muitas vezes, os conflitos acontecem apenas entre dois ou três profissionais de uma empresa, mas podem prejudicar o trabalho de toda a equipe. E, para que isso não aconteça, aspectos como foco em resultado, metas bem estabelecidas e otimismo são peças-chave que devem estar presentes na cultura das organizações.

Além dessas, outras características também são importantes para estabelecer boas relações no ambiente profissional, entre elas, espírito de equipe, comprometimento, sinceridade, dedicação e transparência.

Segundo Veruska, para a melhor resolução de conflitos entre funcionários de diferentes cargos, a negociação por meio do diálogo pode ser a principal estratégia para alcançar resultados harmônicos. “As diferenças podem ser facilmente resolvidas por meio do diálogo. Dessa forma, nenhuma medida negativa precisará ser adotada”, comenta.

Vale ressaltar que o modelo de gestão em que os colaboradores se sentem confortáveis para expressar o que pensam tem mais chances de obter a leveza e a harmonia no clima organizacional. “Empresas que se preocupam em manter o diálogo com os funcionários e permitem que os profissionais expressem seus sentimentos e idéias sem perder a ética e a seriedade são diferenciadas no mercado”, finaliza.

Sobre a Quarks – A Quarks é uma empresa focada no desenvolvimento de pessoas. Ela conta com profissionais formados em psicologia e especializados em Administração com foco em Marketing, Gestão e Recursos Humanos. O objetivo é fazer com que as pessoas consigam ter a sua melhor performance no ambiente de trabalho. Para isso, são desenvolvidas competências comportamentais de liderança, sempre direcionadas para a atividade específica de cada empresa. Entre os procedimentos utilizados pela Quarks está o Coaching, que busca oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas adquiram a competência necessária para desempenhar bem o seu papel dentro de uma organização.

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