Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 11:51

Sistema de permutas deve crescer 30% com crise econômica

Pequenas e médias empresas, com capacidade ociosa, podem preservar fluxo de caixa e tornar-se menos dependentes do crédito.

A escassez do crédito, provocada pela crise econômica mundial, poderá se tornar um problema para as pequenas e médias empresas. Muitos empresários estão repensando o planejamento para os próximos meses, já que, provavelmente, os bancos serão mais seletivos ao conceder empréstimos.

O atual cenário econômico aumenta a necessidade de manter dinheiro em caixa. Sendo assim, os empresários estão buscando novos caminhos, uma das alternativas encontradas é o sistema de permuta. Muitos países exploraram o sistema de permutas em momentos de crise. Um exemplo é a Argentina, que durante a crise econômica da década de 1990 investiu no desenvolvimento do mercado de permutas. Atualmente, existem mais de 500 empresas gerenciadoras de permutas no país vizinho. Outro exemplo são os Estados Unidos, maior mercado de trocas do mundo. Por ano, mais de 350 milhões de negócios são realizados em permutas.

A Permute, empresa com cinco anos no mercado, acredita que, em 2009, essa será uma forma de negociação muito explorada pelos empresários. Segundo Nádia Nunes, diretora da Permute, a empresa espera crescer 30% no próximo ano:

“As permutas são um canal adicional de vendas e uma forma de reduzir custos variáveis. Queremos tornar o sistema conhecido e mostrar aos empresários que a troca multilateral é muito vantajosa. Pretendemos para o próximo ano crescer cerca de 30% em número de empresas afiliadas e em quantidade de negócios dentro da rede”, afirma Nádia.

Diversos empresários estão aderindo ao sistema de permutas multilaterais de produtos e serviços por perceberem as vantagens da operação. Atualmente, a Permute tem cerca de 600 empresas afiliadas ao sistema e 28 milhões de unidades de permuta (UPs) – créditos recebidos em troca de serviços e produtos -, equivalentes a R$ 28 milhões movimentados. Além de proporcionar economia, a troca possibilita a ampliação de suas redes de relacionamento, gerando novas oportunidades de negócios.

Perfil Permute - Intercâmbio sem o uso de dinheiro propriamente dito. Esse é o ambiente de negócios criado pela Permute, empresa brasileira, associada da chilena Barterhouse.

O sistema, diferentemente da tradicional permuta bilateral, é um intercâmbio organizado e dinâmico. Possibilita a conversão de produtos e serviços, em novas e rentáveis oportunidades de negócios.

As vendas são baseadas em Unidades de Permuta (UPs) – cada UP corresponde a um real -, ou seja, créditos recebidos em troca de produtos ou serviços. Os créditos acumulados são usados para substituir despesas da empresa e reter mais dinheiro em caixa. Dessa forma, a empresa gera economia nos custos variáveis, aumentando as margens operacionais e o lucro líquido.

Benefícios - O sistema de intercâmbio Permute proporciona vantagens financeiras e comerciais. Um dos principais benefícios é vender com risco zero de inadimplência, porque, por intermédio do sistema, as transações são 100% garantidas.

Realizar compras sem desembolsar dinheiro, preservando o fluxo de caixa; oferecer produtos e serviços para um novo mercado, onde todos têm objetivos semelhantes; aumentar a participação da empresa no mercado; fidelizar clientes; e, utilizar a capacidade ociosa a seu valor real para substituir gastos, são outros benefícios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira