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05/11/2008 - 11:53

Marca própria tem aumento de 31% em novos produtos

O número de produtos de marca própria no varejo brasileiro cresceu 31% entre agosto de 2007 e julho de 2008, revela estudo inédito da Nielsen.O levantamento mostra também que eles estão presentes em quase metade dos domicílios brasileiros, alcançando 18 milhões de lares.

Segundo a Abmapro, Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, o trabalho conjunto entre indústria e varejo é essencial para o desenvolvimento do setor.

Produtos de marca própria são um ótimo negócio para fabricantes, varejistas e consumidores. Uma prova disso é que, de acordo com dados do 14º Estudo Anual de Marcas Próprias 2008, da Nielsen (www.br.nielsen.com), divulgado recentemente, o número de itens de marca própria cresceu 31% entre agosto de 2007 e julho de 2008, alcançando um total de mais 45 mil produtos disponíveis em 25% das 644 empresas participantes da pesquisa. “O trabalho conjunto entre indústria e varejo será fundamental para entender o comportamento e as necessidades do consumidor e fazer com que a marca própria cresça cada vez mais”, afirma Neide Montesano, presidente da Abmapro, Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização. | www.abmapro.org.br).

De acordo com o estudo da Nielsen, os itens de marca própria estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, alcançando quase metade das residências do País (48,9%), o que equivale a aproximadamente 18 milhões de domicílios. O levantamento aponta que, apesar de 81% do setor estar posicionado como low price (preço baixo), os produtos premium (produtos de posicionamento de preço mais alto) também têm destaque. Além disso, a penetração das marcas próprias é maior nas classes A e B (54,7%), mas também ocupa espaço nas classes C, D e E (47,5%). O perfil dos maiores consumidores de marcas próprias é “maduro bem-sucedido”, uma das seis classificações por estilo de vida utilizadas pela Nielsen, nível sócio-econômico alto e médio-alto, e lares com quatro ou cinco pessoas.

Das empresas que participaram do estudo, 25% delas oferecem produtos de marca própria ao consumidor. Do total de itens disponíveis no mercado, 83% estão nos supermercados, 15% no atacado e 2% nas farmácias. No período da pesquisa, 45% das 187 categorias auditadas pela Nielsen registraram crescimento em marcas próprias.

14º Estudo Anual de Marcas Próprias, da nielsen – resumo.: No mundo: - A Europa continua sendo a região onde as marcas próprias têm o maior nível de desenvolvimento. Suíça (46%) e Reino Unido (43%) são os países onde a marca própria tem maior participação.

- Com exceção da Bélgica, Alemanha e Finlândia, que tiveram leve retração, todos os mercados apresentam crescimento na participação em valor das marcas próprias.

- Nos EUA, as marcas próprias ganham importância, com participação de 16% nas vendas, em valor, realizadas nos supermercados, drogarias e varejo em geral.

- Na América Latina, a Argentina é o país com maior penetração das marcas próprias, com 7,7% de participação em valor.

No Brasil: - O número de produtos de marcas próprias cresceu 31% no período de agosto de 2007 a julho de 2008. Destaque para o crescimento do número de itens da cesta alimentar, bebidas e limpeza para atacadistas e de têxtil e bazar para os supermercados.

- No primeiro semestre desse ano, 48,9% dos domicílios brasileiros compraram marca própria ao menos uma vez, representando aproximadamente 18 milhões de lares.

- O número de organizações que trabalham com marca própria e participaram do estudo permanece estável.

- Os supermercados concentram grande parte de seus itens de marca própria na cesta alimentar, as farmácias na de higiene e saúde e os atacados em todas as cestas, com destaque para têxtil e bazar.

- Entre os seis “clusters” de estilos de vida do painel da Nielsen, destaque para os “maduros bem-sucedidos”.

A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (www.abmapro.org.br), fundada em 2006, reúne dezenas de empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.

A missão da associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores brasileiros e a comunidade acadêmica, sobre as vantagens do fenômeno “private label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista.

Perfil: The Nielsen Company (www.br.nielsen.com) - The Nielsen Company é uma empresa global de informação e mídia, líder de mercado com marcas reconhecidas no setor de marketing e informação de consumidor, televisão e medição de meios e telefonia móvel, inteligência online, feiras comerciais e publicações de negócios (Billboard, The Hollywood Repórter, Adweek). Companhia privada, está presente em mais de 100 países e sua sede está em Nova Iorque (Estados Unidos). | www.nielsen.com ou www.br.nielsen.com

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