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05/11/2008 - 11:59

Quanto custa uma viagem de incentivo?

Mercado em ascensão no Brasil, o setor apresenta números impressionantes.

Segundo a ABGEV – Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas, o segmento movimentou R$30,9 bilhões em 2007, apresentando um crescimento de 2% com relação ao ano anterior... mas, porque este setor mobiliza valores tão impressionantes?

Atualmente, empresas de todos os segmentos e portes se preocupam com a satisfação, fidelização e motivação de seus principais públicos, ou seja: funcionários, clientes e fornecedores. Por isso, investir em ações motivacionais, como uma viagem de incentivo, por exemplo, é uma das maneiras mais inteligentes para alcançar esse objetivo e trazer melhorias na produtividade e aumento nos lucros.

Em média, o investimento em uma viagem de premiação varia de R$400.000,00 a R$1.000.000,00, dependendo do destino, número de passageiros e detalhes do roteiro.

A Duo Turismo, uma das empresas mais conceituadas desse setor (que viu suas operações aumentarem em 10% em 2007, o que a deixou cinco vezes acima da média do mercado) cita alguns eventos que exemplificam bem estes números:

Uma empresa nacional do setor alimentício investiu cerca de R$600.000,00 para levar 25 casais de distribuidores de seus produtos à África do Sul. O roteiro teve início em Sun City e todos ficaram hospedados no Hotel The Palace (seis estrelas). A viagem seguiu para a reserva de Kapama, onde tiveram a oportunidade de realizar safári fotográfico, passeio de balão e de elefante pela savana. A última parada foi a Cidade do Cabo, (uma das seis mais belas do mundo) onde desfrutaram dos melhores restaurantes e degustaram os mais saborosos vinhos sul-africanos. Por fim, para a festa de despedida no famoso Pigalle, os premiados tiveram o privilégio de passear em carros antigos com chofer.

Um outro case também interessante foi a viagem para a Cidade de New York, solicitada por uma grande empresa do ramo de seguros, na qual 40 participantes tiveram direito a vôo em classe executiva, recepção com limusine, hospedagem em um hotel conceito da Rede W, passeio de helicóptero por Manhattan (direito que estava suspenso desde o 11 de setembro de 2001) e um jantar inesquecível em um iate de luxo até a Estátua da Liberdade.

Além disso, eles desfrutaram de um café da manhã no restaurante Le Train Blue, na loja de departamentos Bloomingdale’s, com direito a um crédito de US$500,00 para realizarem compras nessa mesma loja. Almoçaram e jantaram em restaurantes como o Nobu, The River Café, Barollo e Bull and Bear, foram presenteados com gravatas e lenços da Ralph Lauren, chaveiros e pulseiras da Tiffany, chocolates da Martines e Champagne Veuve Clicquot. Tudo isso gerou um investimento em torno de R$800.000,00.

“Exclusividades como estas, que não compõem os roteiros das operadoras tradicionais, fazem toda a diferença no encantamento dos convidados, que ficam com um gostinho de ‘quero mais’ e voltam ávidos por vender mais e colaborar mais com a empresa que os presenteou”, afirma Silvio Sallowicz, Diretor da Duo.

Segundo pesquisas, uma viagem de incentivo é uma experiência que pode ficar na memória do participante por até 12 anos. Com isso, o investimento passa a ser pequeno, perto do retorno gerado pelo prêmio. “Quem viajou quer voltar, quem não viajou, dedica-se ainda mais para ser um dos contemplados em uma próxima vez”, diz Sallowicz. “As metas das empresas aumentam a cada ano, ou seja, para serem premiadas, as pessoas têm que fazer cada vez mais e melhor, o que só aumenta a produtividade das mesmas”, conclui.

O segredo do sucesso está nesta personalização, em oferecer muito mais do que se espera e, sem dúvida, em tornar a viagem um dos maiores estímulos que alguém pode ter. Por isso, a importância em contratar uma empresa especializada, que pense nos detalhes, que tenha profissionais com conhecimento em turismo e marketing, para que o planejamento e execução do evento sejam exemplares e saiam do óbvio.

Este modelo já funciona muito bem nos Estados Unidos há bastante tempo. No Brasil, vem crescendo gradativamente, conquistando um número cada vez maior de adeptos. Sinal de que o conceito de premiação que ficava restrito a churrascos e eletrodomésticos é parte de um passado muito distante...

Sobre a Duo Turismo - empresa com mais de 15 anos de experiência na promoção, organização e realização de viagens e eventos corporativos. Para isso, conta com profissionais de diferentes segmentos que formam um time experiente para o planejamento estratégico e execução dos mais diversos tipos de eventos e viagens, apresentando aos clientes soluções inovadoras e mecanismos de sustentação de incentivo que tornam cada case uma história de sucesso. Por estes e outros motivos, é uma das cinco melhores agências do segmento de eventos corporativos e viagens de incentivo do Brasil. | Site: www.duoturismo.com.br

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