Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 12:15

Empresas brasileiras planejam investir em 3G

Nova pesquisa mostra que Smartphones e conexões 3G para laptops são a grande aposta para os próximos anos.

São Paulo – De acordo com uma nova pesquisa realizada durante o Futurecom, o principal evento do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina, profissionais da indústria de telecomunicações acreditam que as empresas brasileiras vão investir em Smartphones 3G e conexões 3G para laptops em 2009 para ampliar a eficácia na comunicação.

56% disseram que ao menos uma dessas tecnologias já está disponível nas suas empresas e 23% afirmaram que estarão disponíveis nos próximos anos. Apenas 20% disseram que não têm planos de implementar essas tecnologias.

Apesar dos investimentos em 3G, os entrevistados acreditam que o impacto causado pelo Iphone e por outros Smartphones 3G será significativo na infra-estrutura brasileira de telecomunicações. 92% disseram que isso vai criar um aumento no tráfego de dados. Entre esses, 55% acreditam que as operadoras não estão preparadas para lidar com o tráfego de dados.

Provedoras devem melhorar a infra-estrutura - A Tellabs e o IDC (International Data Corporation), empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, realizaram uma pesquisa com 471 profissionais da indústria de Telecom, que perguntou sobre os desafios e tendências dessa indústria. Os participantes responderam questões sobre a implementação de novas tecnologias e o aumento pela demanda de banda na Internet móvel.

“Essa pesquisa mostra que o Brasil tem um grande mercado potencial em 3G que precisa ser bem-servido. Apesar da aposta nessa tecnologia, os profissionais de Telecom estão preocupados com a sua capacidade”, afirma Tarcisio Ribeiro, vice-presidente da Tellabs para a América Latina e Caribe. “As operadoras devem investir em soluções altamente eficientes e escalonáveis para estarem preparadas para esse inevitável aumento da demanda”.

Apesar de 41% dos entrevistados afirmarem que as redes estão preparadas para o tráfego do Smartphone 3G, 81% acreditam que a Internet móvel, incluindo o tráfego dos Smartphones e computadores 3G, vai enfrentar sérios problemas nos próximos cinco anos com o aumento da demanda por banda.

“Os resultados dessa pesquisa mostram que apesar de o consumidor final apostar nas tecnologias 3G no Brasil, ele acredita que as operadoras têm sérios problemas de infra-estrutura que precisam ser resolvidos rapidamente”, disse Vinicius Caetano, Analista de Telecom do IDC. “87% disseram que já têm laptop equipado com WiFi. Essas empresas estão prontas para darem o próximo passo em direção à mobilidade 3G, mas não vão decidir por uma solução que não atenda as suas necessidades”.

Além da capacidade das redes das provedoras de serviço, as pessoas estão preocupadas com os preços para serviços de Vídeo e Dados, considerando os altos custos envolvidos em prover a infra-estrutura para suportar a capacidade de banda. 84% disseram que as provedoras deveriam diminuir os custos de backhaul por meio da expansão das redes de transporte existentes, utilizar tecnologias low cost packet-based e otimizar as redes existentes.

Todos os resultados.: A pesquisa revela que os profissionais do setor de telecom: Apostam em Smartphones 3G para os próximos anos - 80% acreditam que os Smartphones 3G são a grande aposta das empresas para os próximos anos.

Acreditam que o impacto do lançamento do Iphone e outros Smartphones 3G no Brasil é significante para a atual infra-estrutura 51% disseram que o tráfego de dados vai levar à escassez do serviço devido à falta de capacidade das provedoras de serviços; apenas 41% disseram que as operadoras de serviços estão preparadas para lidar com o aumento do tráfego de dados.

Acreditam que Vídeo pelo Celular e TV serão os grandes consumidores de banda móvel nos próximos cinco anos 57% disseram que esses serão os grandes responsáveis pelo aumento da demanda por banda.

Acreditam que serviços de voz serão substituídos por outros: 66% disseram que o tráfego de dados é o que mais consome banda nas redes móveis atualmente e apenas 34% acreditam que serviços de voz consomem mais banda móvel hoje. 92% disseram que os dados serão os maiores consumidores de banda em cinco anos e apenas 8% acredita que serviços de voz serão os que mais irão consumir banda móvel.

A Tellabs entrevistou profissionais da indústria de telecom na Futurecom, o principal evento do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina.

Perfil da Tellabs - A Tellabs desenvolve redes de telecomunicações para atender às crescentes necessidades dos usuários. As soluções Tellabs permitem que as operadoras ofereçam serviços de voz, vídeo e dados em redes com e sem fio ao redor do mundo. A Tellabs (Nasdaq: TLAB) está listada no Nasdaq Global Select Market, Ocean Tomo 300™ Patent Index, o S&P 500 e outros índices de responsabilidade corporativa incluindo FTSE4Good e oito índices KLD. | www.tellabs.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira